Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

A Batalha das Capas I'll Be The One, de Lyla Lee.p

 

 

Já não fazia uma Batalha das Capas há algum tempo e é tão bom voltar a este tipo de publicação tendo um dos meus livros favoritos como o tema da Batalha!

 

I'll Be the One, de Lyla Lee, é um romance contemporâneo YA sobre Skye Shin, uma jovem coreano-americana gorda e bissexual que participa num concurso televisivo de K-Pop, querendo quebrar as regras de que raparigas gordas não podem fazer parte de grupos de K-Pop. Depois de ter sucesso nas primeiras provas, Skye passa por imensos treinos, atuações chocantes e pelo drama típico de um reality show. No entanto, ela não contava com os padrões de beleza extremamente gordofóbicos da indústria musical coreana, a fama, o escrutínio e as borboletas na barriga causadas por Henry Cho, que também é um participante do concurso.

Apesar de tudo, Skye ainda quer ser a primeira cantora plus-size de K-Pop sem perder a competição e a si mesma.
 
 
Foi das minhas leituras favoritas de 2020, ou até mesmo a favorita. Claro que, algum dia, iria fazer uma Batalha de Capas sobre este livro! E aqui está, primeiro, a capa americana:
 
 
 
I'll Be the One
 
 
 
Eu ADORO esta capa, pois as cores são muitos alegres, correspondendo à felicidade estampada na expressão facial e na linguagem corporal da modelo. Além disso, é uma modelo gorda que vemos na capa, algo que, parecendo que não, é muito raro ainda em capas, principalmente no mundo editorial tradicional. É uma capa que me faz sorrir sempre que a vejo!
 
  • Designer: Molly Fehr
  • Art Director: Amy Ryan
  • Fotógrafo: Michael Frost
  • Editora: Katherine Tegen Books

 

Passemos para a capa coreana. Fiquei muito contente pela autora, pois ela nasceu na Coreia do Sul e gosta imenso do seu país natal, mas.... Enfim, vejam a capa:

 

난 그저 미치도록 내가 좋을 뿐 - 예스24

 

Em primeiro lugar, a protagonista simplesmente desapareceu. Nenhum destes desenhos é o de uma rapariga gorda. Em segundo lugar, o estilo funciona muito bem na Coreia do Sul e não é isso que estou a pôr em causa. Apenas acho que deveriam ter optado por outros estilos que são muito usados lá e que são muito mais bonitos. Também não me parece que seja o estilo ideal para uma história como esta. Nem as cores ganham por inteiro aqui, pois o rosa ficou tão esquisito aqui...

  • Ilustrador: Joseph Finger
  • Designers: All Contents Group
  • Editora: Bluemoose Books

 

E, por fim, temos a capa mexicana, que é muito fofa:

 

Tiempo de brillar - Lyla Lee | PlanetadeLibros

 

Dá para ver que é uma protagonista plus size e as cores são lindas e combinam muito bem! Adoro o pormenor do finger heart com outros corações à volta. Para quem não sabe, o finger heart é um gesto muito comum na Coreia do Sul.

A ilustração, no geral, é mesmo muito bonita, desde a roupa até à própria personagem. Um trabalho muito bem conseguido!

 

  • Não encontrei os criadores da capa
  • Editora: Cross Books

 

E, para mim, a capa vencedora é.... A capa da edição mexicana! Continuo a adorar a capa americana, mas capas ilustradas são as minhas favoritas e a capa mexicana é fenomenal!

 

Qual é a vossa capa favorita?

 

Daniela S..png