Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

ARMYdathon: Uma readathon perfeita para os leitores que adoram os BTS!

22.04.21, Daniela S.

Esta semana, estava a ver as insta stories das contas que sigo no meu bookstagram quando vejo alguém falar sobre uma readathon inspirada no grupo sul-coreano BTS.
Os BTS são os meus artistas musicais favoritos. As suas vozes, as suas coreografias e a sua escrita são absolutamente incríveis, já para não falar da forma como usam livros como inspirações para muitas das suas canções. Portanto, é sempre bom ver fãs a organizar readathons/desafios de leitura.

 

Imagem
ARMYdathon começa no dia 1 de maio e termina no dia 31 do mesmo mês. Foi feito para ARMYs leitores e em nome do amor pelo grupo BTS.


A ARMYdathon irá durar todo o mês de maio e foi criado por Kathryn, uma bookstagrammer e booktuber das Filipinas. Neste vídeo da organizadora, poderão saber todas as informações sobre o desafio. Nesta minha publicação, irei apresentar-vos os vários objetivos literários da readathon em português. Ao todo, há 8 objetivos!


Em primeiro lugar, temos Borahae. Borahae significa "I purple you". A cor roxa é muito importante e tem um grande significado não só para o grupo, mas também para os fãs, os ARMYs. Borahae acaba por ser uma forma de os fãs e o grupo dizerem que se amam. O objetivo é ler um livro que tenha uma capa roxa. Se não for totalmente roxa, não faz mal. O que interessa é que tenha a cor roxa.


De seguida, temos Seoul, que é uma canção de um álbum a solo (mono) de Namjoon (RM), um dos membros dos BTS. Seoul não só é a capital sul-coreana, como também é um lugar especial para o grupo. O objetivo é ler um livro que tenha como cenário o nosso próprio país. Portanto, aproveitem para apoiar um escritor nacional e escolham um livro que tenha como palco um lugar de Portugal. Se possível, leiam um livro cuja ação ocorra na vossa cidade.



Depois, temos Epiphany, a canção a solo de Jin, o membro mais velho do grupo. Esta canção tem muito a ver com o amor próprio e, por isso, o objetivo é ler um livro cujo título inclua palavras como "eu", "meu/minha", "eu próprio", etc. (em inglês: me, myself, I, my).

 

 

A próxima categoria é Shadow, que também é uma canção a solo, mas de Yoongi, conhecido também como Suga. Ele é um dos rappers do grupo. Uma das interpretações desta canção é o medo de realizar os nossos sonhos, pois não sabemos o que irá acontecer quando forem realizados. Assim, para esta categoria, devemos ler um livro "assustador" ou que seja um thriller, de terror, mistério, etc.  

 

Imagem
Categorias originais.

 

 

MAMA é o próximo objetivo literário desta readathon. É, mais uma vez, uma canção a solo. É cantada por Hoseok, também conhecido como J-Hope. É sobre a mãe. Desta forma, devem ler um livro sobre uma mãe ou que tenha uma ou mais personagens que desempenham um papel maternal.


Serendipity é a canção de Jimin. É uma canção apaixonante e a palavra serendipidade significa "descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso". Para esta categoria, é necessário ler um livro romântico.


Sweet Night é cantada por Taehyung e faz parte da banda sonora de uma série coreana, Itaewon Class, que está na Netflix. O livro deve ter uma lua ou uma estrela na capa ou no título.


Por fim, temos a categoria baseada no Jungkook, o membro mais novo. A canção a solo escolhida é Begin. É sobre como ele iniciou toda esta aventura como cantor na companhia do restante grupo, que sempre o apoiou imenso e cuidou dele. Esta categoria baseia-se na leitura do primeiro livro de um autor asiático.

 

Imagem
Categorias originais.


 

A readahton tem páginas oficias: Instagram e Twitter. Acompanhem tudo através destas redes sociais. É também nestas páginas que têm acesso aos emblemas de cada categoria, isto é, sempre que concluírem um desafio, recebem um emblema. Sempre que fizerem uma publicação sobre a readathon nestas duas plataformas, usem a hashtag #ARMYdathon.


Quem vai participar? Acompanhem o meu bookstagram, pois, em princípio, irei publicar fotografias de livros que podem ser lidos no contexto desta readathon.


Até breve!