Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube Literário Read with Daniela: Leituras de setembro

Já estamos na segunda metade de agosto, ou seja, está na hora de divulgar as leituras de setembro do Read with Daniela!

 

Irei apresentar-vos primeiro a leitura em inglês, que é um romance histórico misterioso jovem-adulto. Estou a falar de The Forest of Stolen Girls, de June Hur. Este livro tem como cenário Joseon (Coreia), em 1426. A família de Hwani nunca mais foi a mesma desde que ela e a irmã mais nova desapareceram e foram, mais tarde, encontradas inconscientes numa floresta perto de um local de crime macabro. Anos mais tarde, o Detetive Min, pai de Hwani, descobre que 13 raparigas desapareceram recentemente na mesma floresta que quase roubou as suas filhas. Ele viaja até à terra natal deles na ilha de Jeju para investigar... Mas desaparece também.
Determinada a encontrar o seu pai e a resolver o caso que destroçou a sua família, Hwani regressa a casa para seguir o rasto. Ao investigar os segredos da pequena vila, e ao encontrar-se com a sua irmã, Maewol, Hwani percebe que a resposta pode estar nas suas próprias memórias enterradas relacionadas com o que aconteceu na floresta há anos.

Setembro é praticamente o início dos tempos mais assombrosos, apesar de o verão terminar apenas nas últimas semanas desse mês. No entanto, muitas pessoas já têm a vontade de sentir o ar outonal e a sua atmosfera misteriosa e penso que este romance é o ideal como primeiro contacto com essas vibes nebulosas e misteriosas.

 

Gatilhos/Trigger warnings: Abuso infantil; morte; luto; rapto; mutilação; envenenamento; assédio sexual (referenciado); escravatura; suicídio (mencionado); homicídio.

 

The Forest of Stolen GirlsBertrand (capa dura);
Book Depository (capa dura);
Blackwell's (capa dura).

 

 

A seguir, temos a leitura em português, que é... Matilde e a Cidade das Portas Mágicas, de Patrícia Furtado! Neste livro infantojuvenil de Fantasia, Matilde tem 10 anos e vive numa terra distante com os pais e com Fred, o seu melhor amigo, um furaleão curioso e muito inteligente que a segue por todo o lado. Ela podia ser uma menina completamente normal, não fosse o facto de ser uma bruxa (das boas) e ótima condutora de vassouras.
Um dia, vai para a cidade viver com a tia, uma bruxa das grandes, para estudar numa escola supostamente normal… mas que esconde muitos segredos. Matilde é esperta, rápida, tem bom coração e uma enorme incapacidade de ficar calada perante as injustiças. Com ela, vais viver muitas aventuras e descobrir feitiços incríveis. E vais querer um furaleão só para ti!

 

Pois é, mais uma vez, escolhi um infantojuvenil como leitura em português! Desta vez, é de uma autora e ilustradora nacional. Já está há algum tempo na estante e pensei que setembro seria o mês ideal para ler este livro. Tendo em conta que é o mês do regresso às aulas, este livro será uma boa aventura para os miúdos e os graúdos poderão fazer-lhes companhia, claro!

 

Bertrand.pt - Matilde e a Cidade das Portas Mágicas
Bertrand (capa mole);
Wook (capa mole);
Almedina (capa mole);
RELI/livrarias independentes.


 

 

 

Por agora, é tudo. Até breve!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.