Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clube Literário Read with Daniela: Leituras de novembro

O tempo está a voar ou é impressão minha? Como já estamos nos meados de outubro, está na hora de divulgar as leituras do Read with Daniela para novembro.

 

A leitura em português é.... Olha Para os Dois Lados, de Jason Reynolds. Neste conjunto de dez histórias, "dez caminhos percorridos no mesmo dia. Dez adolescentes que saem da mesma escola. Um livro inesquecível de um autor multipremiado que nos prende e questiona: «Como vais mudar o mundo?» Em 10 breves histórias, que se entrecruzam de forma perfeita e quase impercetível nos mais pequenos detalhes, acompanhamos vários adolescentes desde o toque de saída da escola até à chegada a casa. Cada conto é apresentado sob vários ângulos. Tal como quando se atravessa a rua, somos levados a olhar para os dois lados da vida de cada um deles, e só então percebemos o porquê das suas ações e dos caminhos que tomam. Cada adolescente tem personalidade e circunstâncias distintas, as suas alegrias, os seus medos e os seus desafios diários. Uma galeria de personagens que nos inspiram com a sua coragem e a sua resiliência. Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho."

 

Gatilhos: Menções de acidentes de carro e de ataques de cães; PTSD por causa de um ataque de um cão; bullying, homofobia.

 

Novembro pode ser um pouco mais chato. Por isso, um livro com dez histórias diferentes pode trazer alguma dinâmica para este mês mais frio.

 

Bertrand;
Wook;
Almedina;
RELI;
Livrarias independentes e locais.

 

 

Em inglês, e como ainda é outono, o livro selecionado é.... The Nature of Witches, de Rachel Griffin. Neste romance de Fantasia YA, durante séculos, as bruxas preservaram o clima, mas agora o seu controlo está a falhar à medida que a atmosfera torna-se mais errática e as tempestades mais destrutivas. A esperança está na Clara, uma Everwitch cuja magia está ligada a cada estação.

No outono, Clara não quer saber do seu poder. É feroz e volátil e o preço da sua magia - perder os que ela ama - é demasiado alto apesar de ser necessário controlar o tempo cada vez mais perigoso.

No inverno, o mundo está à beira do desastre, enfrentando incêndios e tempestades. Clara aceita que ela é a única que poderá fazer a diferença.

Na primavera, ela apaixona-se por Sang, o bruxo que a treina. À medida que a sua magia cresce, os seus sentimentos também, até ela ficar apavorada ao pensar que Sang poderá ser a próxima pessoa que ela irá perder.

No verão, Clara deve escolher entre o seu poder e a sua felicidade, o seu dever e as pessoas que ela ama... antes que ela perca Sang e a sua magia e deixe o mundo num caos.

 

Gatilhos: Mortes de parentes; luto; fogo; depressão.

Aviso: Conteúdo sexual.

 

Outubro é visto como o grande mês do outono, mas novembro também consegue ser muito outonal. É o mês das castanhas e é quando realmente começamos a sentir o frio. Já muitas pessoas leram este livro e acham que é uma boa leitura de outono.

 

 

The Nature of WitchesBertrand;
Wook;
Book Depository (capa dura);
Book Depository (capa mole).

 

 

 

Relembro que podem ler estes livros em qualquer formato e adquiri-los através de outros lugares.

 

O que acham das escolhas de novembro?

 

Até breve!