Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clube Literário Requim: Leitura em português de fevereiro

Neste momento, quase todo o país está em confinamento. Agora, não é tão fácil adquirir um livro. É possível fazer encomendas, mas, por vezes, podem demorar algum tempo a chegar a casa. Tendo em conta toda esta situação, decidi que o melhor seria mostrar-vos mais cedo a leitura em português do mês de fevereiro.


Em fevereiro, o livro em português do Requim (que é também a leitura "obrigatória" do clube) é Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida.


Bertrand.pt - Luanda, Lisboa, Paraíso
Site da editora (formato físico e ebook).
Bertrand (formato físico).
Bertrand (ebook).
Wook (formato físico).
Wook (ebook).
Almedina.






 

Em vez de escrever uma sinopse com as minhas próprias palavras, deixo aqui a sinopse que podem encontrar no site da editora:

«De Portugal, a cidadania dos mortos foi o seu único visto de residência.»

Chegados a Lisboa em junta médica, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura, sobrevivendo ao ritmo da doença, do acumular de dívidas e das cartas e telefonemas trocados com a família deixada em Luanda. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo.

Será esta amizade capaz de os salvar? «Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.»

Luanda, Lisboa, Paraíso, o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas simples, em que esperança e pessimismo, desperdício e redenção, surgem lado a lado numa sequência de tableaux sombrios, doces e trágicos.

 

O que acham desta escolha? Não se esqueçam que a leitura pode começar no dia 1 de fevereiro, mas não faz mal se tiverem disponibilidade apenas uns dias depois.

Quanto aos links que deixei na descrição da capa do romance, são apenas opções de compra que deixei à vossa disposição. Podem, também, através da compra deste livro, apoiar livrarias independentes. Vejam, por exemplo, o site da RELI (Rede de Livrarias Independentes).


Até breve!