Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Coleção Top 3: Booktubers portugueses

O último capítulo é dedicado a três booktubers portuguesas, havendo, ainda, uma menção honrosa! 



Cat In The Net é o canal da Catarina, uma jovem que, como ela diz no seu Instagram, é "viciada em livros, séries, filmes e ocasionalmente gomas". Adora autores como Sarah J. Maas, Cassandra Clare e J.K. Rowling. Nas insta stories, podem ver que, quando está muito entusiasmada por uma determinada leitura, termina-a num instante. É uma pessoa muito bem disposta e, para além de falar sobre livros, também fala sobre a sua vida universitária e filmes. Participa em muitas maratonas literárias e responde a muitas tags relacionadas com livros. Criou o canal em 2015 e conta com 960 subscritores. Já fazem parte deste grupo?


Fotografia de perfil no Youtube.



Agora, apresento-vos Mariana. O seu canal, efeito m, tem 604 subscritores e foi criado em 2015. Segundo a pequena biografia disponível no seu blogue, ela não só tem uma grande paixão por livros, mas também adora música, filmes e maquilhagem. Considera-se uma "compradora compulsiva de cadernos e uma romântica incurável". Ela publica imensas opiniões literárias e, por vezes, responde a tags. Tem uns quantos vídeos sobre a Feira do Livro do Porto e livros que gostaria de ler em breve. Deixo aqui, como exemplo, a sua opinião quanto ao livro de Francesca Zappia, Eliza e os seus monstros.


Fotografia de perfil no Youtube.



Para terminar este Top 3, temos o canal da Filipa, filipab0oks. A Filipa criou o seu espaço em 2008 e conta com 927 subscritores. Encontra-se, neste momento, a viver em Londres, o que deve ser fantástico, pois, assim, ela consegue ir a eventos fantásticos, como o YALC (evento literário focado nos livros YA que ocorre no Reino Unido). A Filipa tem muitos vídeos sobre as suas "desgraças" (ou seja, compras literárias), viagens e unboxing de caixas literárias. Ela também tem vlogs onde mistura momentos de leitura com vários temas, mostrando, por vezes, o que come, os sítios que visita, etc.


Fotografia de perfil no Youtube.


O Top 3 chegou ao fim, mas queria acrescentar uma espécie de menção honrosa. É dedicada ao Vasco, um booktuber e blogger português que, no seu canal anterior, Creepy Santos, tinha quase 1000 subscritores e imensos vídeos de grande qualidade sobre livros e outros assuntos. Contudo, tal espaço já não existe, isto é, o Youtube "decidiu" eliminar um canal que simbolizava quatro anos de trabalho. Apesar disso, o Vasco criou um canal novo. Publicou o primeiro vídeo há seis dias e, graças ao apoio no bookstagram, o canal já tem 127 subscritores! E se vocês fizessem esse número aumentar um pouco mais?


Fotografia de perfil no Youtube.


E termina aqui a Coleção Top 3. Espero que, finalmente, percebam que no Youtube, no Instagram, na blogosfera e noutras plataformas online há imensos jovens que criam conteúdos maravilhosos e, até mesmo, educativos. Ou, então, servem para entreter. Entretenimento ou educação, o que interessa é que há muitos bons conteúdos na Internet. Por favor, apreciem mais o que os mais novos fazem!