Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Coleção Top 3: O que é?

Numa altura em que o país sentiu repugnância ao ver o que um homem de 36 anos fazia com um grupo de adolescentes ávidos por fama e dinheiro, penso que é importante relembrar às pessoas que nem todos os jovens são "burros", "irresponsáveis", "inúteis". Após a polémica da Team Strada, muitos adultos "perfeitos" começaram a destilar ódio pela geração mais nova nas redes sociais, usando palavras como as que leram anteriormente entre aspas.

Para mostrar que há, de facto, muitos jovens que não usam as redes sociais e a Internet em geral de forma, digamos, "estúpida", decidi criar uma coleção de publicações sobre jovens, quer portugueses, quer estrangeiros, que usam a Internet para expressar o seu amor pela literatura e discutir temas atuais e pertinentes.


Resultado de imagem para youth
Imagem ilustrativa.

Não pretendo, contudo, criticar os jovens da Team Strada, apesar de condenar os conteúdos que eles criam, pois, na minha opinião, estupidificam o seu público-alvo, crianças/jovens dos 10 aos 14 anos. Depois de terem mostrado o que os rapazes e as raparigas desse grupo fazem sob influência de um homem que se acha muito engraçado e que diz ser um manager, acredito que eles fazem tudo isso não só por pura ignorância ou por acharem que são "os maiores", mas também porque foram manipulados por um adulto que quer ganhar dinheiro à custa de jovens com sonhos (quer sejam sonhos bons ou maus).

Não querendo falar mais sobre esse assunto, quero, agora, focar-me nas publicações que planeei nestes últimos dias. Espero que, através delas, possam ver que a minha geração está repleta de pessoas inteligentes, perspicazes, sensatas e de bom fundo. Pessoas que amam livros, que defendem os seus princípios e que usam as redes sociais e a blogosfera para falarem acerca dos seus interesses e das suas opiniões. Também são pessoas que gostam de ver séries e filmes. São pessoas que gostam de jogar. São pessoas que se interessam pela política e pelas questões sociais, como o feminismo, o racismo, as questões LGBTQ+, as questões ambientais, entre outras. São pessoas que gostam de desporto. Gostam de arte. Gostam de maquilhagem e de moda. Gostam de tudo um pouco ou  apenas de uma coisa. Enfim, a minha geração, tal como qualquer outra geração é uma cadeia de caleidoscópios com padrões esquisitos ou com padrões bonitos. Nem todos os youtubers criam os conteúdos que a Team Strada cria. Temos youtubers muito talentosos e que criam conteúdos que, de facto, interessam e não levam à estupidificação. Concluindo, a minha geração é como qualquer outra geração: tem boas pessoas, tem pessoas más, tem pessoas que não sabem o que estão a fazer, tem pessoas que sabem o que querem, etc.


Resultado de imagem para booktubers
Booktubers americanas negras que falaram sobre como os booktubers negros não são muito valorizados. Portanto, mostram como os jovens podem ser poderosos na Internet.

A sociedade tem a mania de criticar e não de apreciar. A Coleção Top 3 servirá, precisamente, para apreciar o que estas mentes jovens, de Portugal ou de outros países, fazem na Internet. A primeira publicação, que poderão ler amanhã, será sobre 3 jovens bloggers portugueses que falam, principalmente, sobre as suas leituras, mas também de outros gostos que têm e de temas da nossa atualidade. A segunda será sobre 3 bloggers que escrevem em inglês e que têm blogues fascinantes! A terceira focar-se-á, finalmente (já que a polémica tem a ver com o mundo dos youtubers), em youtubers portugueses que falam sobre livros, ou seja, booktubers. Por fim, a quarta publicação é sobre booktubers estrangeiros.

Espero que não prevaleça a mania da crítica. Quero ver mais a mania da apreciação. Então, apreciem comigo.