Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Contra a COVID-19: Iniciativas e campanhas (parte 2)

Na primeira publicação que fiz sobre livrarias e editoras pequenas e independentes, uma leitora do blogue, Bárbara Ferreira, deixou um comentário sobre como, ultimamente, tem apoiado algumas livrarias e editoras. Como desconhecia as campanhas destas empresas, decidi que seria boa ideia falar sobre elas aqui.


A Planeta Tangerina é uma editora que trabalha com o formato álbum e publica livros para miúdos e graúdos. Já recebeu alguns prémios, como "Editora Revelação" - Prémios LER/Booktailors 2009 e o Prémio BOP - Melhor Editora Infantil Europeia. Já foi, também, nomeada para o prémio internacional ALMA (Astrid Lindgren Award) em 2012 e 2013.
Durante esta semana, a Planeta Tangerina vai adotar uma livraria todos os dias. Irá dar 35% do valor das vendas na loja online da editora a 7 livrarias: Arquivo (Leiria), Centésima Página (Braga), Faz de Conto (Coimbra), Fonte de Letras (Évora), Palavra de Viajante (Lisboa), Salta Folhinhas (Porto) e Tigre de Papel (Lisboa). Para incentivar mais o leitor, a editora oferece os portes de envio, bem como os habituais 10% de desconto.
Esta campanha terminará no dia 3 de maio.



A imagem pode conter: texto
Logótipo da editora na sua página de Facebook.


A Arte de Autor é uma editora de banda desenhada. Na loja online, podem ver que a editora tem portes grátis e 10% de desconto em todos os livros, sendo que alguns têm até 25% de desconto.


Arte de Autor
Logótipo da Arte de Autor.


De seguida, temos a Livros Cotovia, uma editora que ainda aposta regularmente nos textos dramáticos, publicando, também, ensaios, ficção e poesia. Tem mais de 700 livros editados e mais de 350 autores.
Organizaram uma Feira do Livro em Casa entre os dias 10 e 24 de abril. Nesses dias, todo o catálogo (menos os livros abrangidos pela Lei do Preço Fixo) tinha 40% de desconto. Neste momento, não têm campanhas, mas fiquem atentos. Nunca se sabe se terão estes descontos novamente.


Livros Cotovia
Logótipo da Livros Cotovia.


A Livraria Leituria faz parte da RELI (Rede das Livrarias Independentes). É um espaço que foi criado, em 2015, por dois livreiros e uma designer. Focavam-se muito em novas edições, mas, a partir de 2019, também passaram a vender livros usados. Neste momento, têm a campanha Ler o mundo em casa não custa, que consiste em portes gratuitos até ao dia 10 de maio, sendo válido para encomendas de valor mínimo de 5€.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Logótipo da Livraria Leituria na sua página de Facebook.


A Livraria Distopia também faz parte da rede RELI e entra nas duas campanhas da rede, Livraria às Cegas e Fique em casa, mas não fique sem livros!. Não só vendem livros em português, como também têm livros em inglês. Vendem, ainda, revistas sobre arte, cinema, política, etc.


A imagem pode conter: texto que diz "LIVROS DISTOPIA MÚSICA PAPELARIA"
Logótipo da livraria na sua página de Facebook.


Para terminar a lista da Bárbara, temos a G Floy, que é uma das principais editoras de banda desenhada e romances gráficos portuguesas. É esta editora que publica cá grandes histórias que são conhecidas mundialmente, como SAGA e The Wicked + The Divine, bem como títulos selecionados da Marvel.
Durante a quarentena, na encomenda de três ou mais livros, a editora oferece um desconto de 30% em livros com mais de dezoito meses. Também oferece 10% de desconto e portes grátis na compra de dois livros ou mais.


Logótipo da G Floy.


Gostaria de acrescentar os serviços da Livraria SolMar, em São Miguel, Açores. Os clientes podem receber os livros em casa, sem custos, nas segundas e nas quintas. Podem ver sugestões do livreiro na página de Facebook da loja. 



Nenhuma descrição de foto disponível.




Por agora, é tudo. Mais uma vez, obrigada, Bárbara Ferreira, por teres falado sobre estas livrarias e editoras quando deixaste um comentário na publicação de ontem. 
A Bárbara também é blogger. Se quiserem visitar o seu espaço, cliquem aqui.