O P.E.N Clube Português faz parte do P.E.N. Club Internacional, a maior e a mais antiga organização de escritores no mundo, tendo sido criada em 1921. O grupo português foi formado, legalmente, em 1979, e é composto por (P)oetas, (E)nsaístas e (N)ovelistas.
Anualmente, um grupo de escritores portugueses é distinguido por prémios atribuídos pelo P.E.N. Clube Português, que se encontram separados nas seguintes categorias: Narrativa, Ensaio e Poesia. Cada categoria tem o valor pecuniário de 5000 euros, enquanto a Primeira Obra (outra categoria) recebe 2500 euros.
As obras nomeadas são sempre as que foram publicadas no ano anterior.
![]() |
Logótipo da organização portuguesa. |
O Prémio P.E.N. de Ensaio de 2015 foi para Mário de Carvalho, que já tinha sido galardoado, em 2013, com o Prémio P.E.N. de Narrativa, com o romance Fantasia para dois coronéis e uma piscina. Desta vez, ganhou graças à ao ensaio Quem disser o contrário é porque tem razão.
Este é o livro vencedor do prémio P.E.N Ensaio de 2015. |
Em relação à Poesia, foram reconhecidos dois autores: Isabel Mendes Ferreira , pela obra O Tempo É Renda, e Luís Quintais, por O Vidro.
Uma das obras vencedoras do Prémio P.E.N Poesia de 2015. |
Luís Quintais, graças ao livro O Vidro, também recebeu o Prémio P.E.N Poesia de 2015. Já em 2014, tinha recebido o Prémio da Fundação Inês de Castro. |
Quanto à Narrativa, a obra vencedora foi Hotel, de Paulo Varela Gomes.
Paulo Varela Gomes recebeu o Prémio P.E.N Narrativa de 2015. |
Ainda não há uma data definitiva para a entrega dos prémios.