Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

2021 está quase a terminar. Foi um ano interessante em termos de lançamentos e, sem dúvida alguma, também desafiante para a indústria editorial nacional devido à pandemia. Houve muitas novidades fascinantes, mas há muito mais por fazer. Muitas editoras ainda não perceberam que é necessário inovar, ouvir os leitores, que são seus clientes, e fazer com que a literatura que chega até nós seja mais inclusiva e diversificada.

 

Por acaso, as novidades de 2022 que eu já conheço provam que alguns profissionais desta área estão mesmo a acompanhar os mercados literários internacionais e a prestar atenção ao que os leitores dizem. Penso que este novo ano será surpreendente no campo da ligação entre a editora e o leitor e relativamente às mudanças que são mais do que necessárias quer no setor editorial, quer na literatura em geral.

 

Começo por uma novidade que já tem dia de lançamento, capa e sinopse. Ás de Espadas, de Faridah Àbíké-Íyímídé, é um thriller YA que mencionei na "wishlist" de junho de 2021. Portanto, estou muito contente por ver que este livro será publicado cá, apesar de eu já ter a edição britânica. Ainda assim, já comprei, em pré-venda, a edição portuguesa. Neste livro contemporâneo, "quando dois alunos da elitista escola privada Niveus, Devon Richards e Chiamaka Adebayo, são selecionados para fazer parte dos delegados de turma, parece que o seu ano está a começar da melhor maneira. Afinal, não só fica ótimo no currículo para a faculdade, como os coloca oficialmente na corrida para orador de final de ano.

Porém, logo após o anúncio ser feito, alguém intitulado Ases começa a enviar mensagens de texto anónimas para revelar segredos sobre os dois que viram as suas vidas de cabeça para baixo e ameaçam os seus futuros cuidadosamente planeados.

O Ases não dá sinais de querer parar, e o que parecia uma brincadeira doentia, rapidamente se transforma num jogo perigoso, com todas as cartas contra eles. Serão Devon e Chiamaka capazes de pará-lo antes que as coisas se tornem incrivelmente mortais?

O primeiro livro de Faridah Àbíké-Íyímídé é da mais pura atualidade: está repleto de camadas, de sexualidade, de homofobia, de racismo institucionalizado, de ódio, de supremacias, porém também de coragem, de amor pelas pessoas, pelas causas. Ás de Espadas é um trunfo no jogo das nossas mentalidades".

 

Será publicado a 13 de janeiro de 2022 pela Desrotina Editora, a nova chancela da Cultura Editora que irá focar-se nos livros Young Adult e New Adult e na diversidade. O livro já se encontra em pré-venda no site da editora.

 

 

Acrescento que a Desrotina Editora tem feito um trabalho fantástico quanto à campanha publicitária deste livro. Na realidade, fui uma das pessoas sortudas a receber emails "misteriosos" sobre este livro, nomeadamente a revelação da capa e da sinopse e o acesso às primeiras páginas antes de as mesmas estarem disponíveis para todos no site da editora. O marketing deste livro tem feito furor nas redes sociais, principalmente no Instagram. É disto que falo quando digo que o mercado editorial português precisa de inovar e estar atento ao que se passa lá fora e cá dentro.

 

Ainda sobre esta chancela, já foi anunciado o livro que irão publicar em fevereiro. Get a Life, Chloe Brown, de Talia Hibbert, será lançado a 17 de fevereiro de 2022. Neste romance contemporâneo adulto, Chloe Brown tem uma doença crónica e é uma geek de computadores com um objetivo, um plano e uma lista. Depois de quase ter morrido, ela criou uma lista como guia para "ter uma vida":

- Divertir-se numa saída noturna com bebidas;
- Andar numa mota;
- Acampar;
- Ter sexo sem significado, mas que seja totalmente agradável;
- Viajar pelo mundo apenas com bagagem de mão;
- E... fazer algo mau.

Mas não é fácil ser mau, mesmo quando se escreveu diretrizes com todos os passos. Ela precisa de um professor e ela conhece o homem ideal para o trabalho: Redford "Red" Morgan.

Com tatuagens e uma mota, Red é o ajudante perfeito para a sua missão rebelde, mas, à medida que passam mais tempo juntos, Chloe percebe que há mais nele para além do seu exterior duro. Depressa, ela quer mais dele do que ela estava à espera... Talvez haja algo mais na vida para além do que ela imaginou na sua lista?


Get A Life, Chloe Brown

 

A próxima novidade é também da Cultura Editora. É o quarto volume da coleção Heartstopper, de Alice Oseman. Ainda não há uma data de lançamento, mas deve acontecer nos primeiros meses de 2022. Deixo aqui a capa original e a minha tradução da sinopse: Charlie nunca pensou que Nick poderia gostar dele também, mas agora são oficialmente namorados. Charlie começa a sentir-se preparado para dizer estas três pequenas palavras: eu amo-te.

Nick sente o mesmo, mas tem muitas coisas na sua cabeça: ainda não disse ao pai que é bissexual e Nick acha que Charlie pode ter um distúrbio alimentar.

À medida que o verão dá lugar ao outono e um novo ano escolar começa, Charlie e Nick estão prestes a aprender muito sobre o que o amor significa.

 

Heartstopper Volume Four

 

Há uns dias, a Cultura Editora, nas suas redes sociais, decidiu divulgar seis lançamentos internacionais que irão publicar em 2022. Um deles é Open Water, de Caleb Azumah Nelson. "Duas pessoas jovens conhecem-se num pub no sudeste de Londres. Ambos são britânicos negros, ganharam bolsas de estudos para escolas privadas onde eles têm dificuldades em integrar-se, são artistas - ele é um fotógrafo e ela é uma dançarina - a tentar deixar a sua marca numa cidade que, por turnos, celebra e rejeita os dois. Tentativamente, com ternura, apaixonam-se. Mas duas pessoas que parecem destinadas a estar juntas podem, ainda assim, ser separadas pelo medo e pela violênica.

 

Se quiserem conhecer as restantes novidades da editora, cliquem aqui.

 

Open Water

 

Há mais um livro de enorme sucesso internacional que chegará a Portugal em 2022. Estou a falar de Iron Widow, de Xiran Jay Zhao. O lançamento foi confimardo por Zhao, que acrescentou que o seu livro será publicado pela Saída de Emergência. Até agora, a editora ainda não falou sobre o livro, ou seja, não há datas nem outros tipos de informações. Apenas sabe-se que será publicado em 2022.

Este livro de Ficção Científica YA é descrito como uma junção de Pacific Rim com The Handmaid's Tale e História chinesa.

Os rapazes de Huaxia sonham em fazer par com raparigas para pilotar Chrysalises, robots transformadores gigantes que conseguem combater contra os aliens mecha que se escondem além da Grande Muralha. Não interessa se as raparigas, muitas vezes, morrem devido à tensão mental.

Quando Zetian, de 18 anos, oferece-se como uma concubina-piloto, ela pretende assassinar o piloto ace responsável pela morte da irmã dela. Mas ela consegue a sua vingança de forma inesperada: ela mata-o através da ligação psíquica criada entre os pilotos e sai do cockpit incólume. Ela é rotulada de Viúva de Ferro, um tipo de piloto feminina muito temida e silenciada que pode sacrificar rapazes para dar energia aos Chrysalises.

Para controlar a sua força mental enervante, mas inestimável, ela faz par com Li Shimin, o piloto masculino mais forte e controverso de Huaxia. Mas agora que Zetian provou um pouco de poder, ela não irá encolher-se tão facilmente. Ela não perderá uma única oportunidade para usar o seu poder e a sua infâmia para sobreviver a cada atentado contra a sua vida até ela perceber a razão pela qual o sistema de pilotos funciona de uma forma sexista, para impedir que mais raparigas sejam sacrificadas.

A edição original foi lançada a 21 de setembro de 2021 e já esteve na lista de bestsellers do New York Times.

 

Iron Widow

 

Há uns meses, a autora Rachel Lynn Solomon indicou que um dos seus livros, The Ex Talk, iria ser publicado em Portugal pelo Grupo Leya. Neste romance adulto, Shay Goldstein é produtora de uma estação de rádio pública de Seattle há quase uma década e ela não consegue imaginar trabalhar noutro sítio. Mas, ultimamente, há um conflito constante entre ela e um colega mais recente, Dominic Yun, que acabou de sair de um programa de mestrado em Jornalismo e acha que sabe tudo sobre rádios públicas. Quando a estação, que está a lutar para sobreviver, precisa de um conceito noivo, Shay propõe um programa que o chefe aceita com entusiasmo. No Ex Talk, dois ex-namorados devem dar conselhos sobre relacionamentos amorosos ao vivo. O chefe acha que Shay e Dominic são os co-apresentadores perfeitos devido ao ódio mútuo. Nenhum deles adora a ideia de enganar os ouvintes, mas ou fazem parte do programa ou vão para o desemprego. As pessoas ficam imediatamente interessadas no programa e o Ex Talk torna-se rapidamente num sucesso nos gráficos de podcasts. À medida que o programa cresce, Shay e Dominic percebem que estão apaixonados e, por isso, têm de enganar os fãs. Numa indústria que valoriza a verdade, se forem apanhados, as suas carreiras, e não só, podem acabar.

 

The Ex Talk

 

Por fim, temos um novo livro de V. E. Schwab. A edição original de Gallant será publicada a 1 de março de 2022, o que significa que a edição portuguesa poderá ser lançada ao mesmo tempo que a original. Em Gallant, Olivia Prior cresceu na Escola Merilance para Raparigas e o diário da mãe é tudo o que ela tem do seu passado. Entretanto, uma carta convida Olivia a ir a casa, a Gallant. Mas, quando ela chega, ninguém estava à espera dela. Ainda assim, ela não irá deixar o primeiro lugar que a fez sentir como se estivesse em casa. Não interessa se o primo Matthew é hostil, ou se ela vê ghouls pela metade a assombrar os corredores.

Olivia sabe que Gallant esconde segredos e está determinada a descobri-los. Quando ela passa por uma parede arruinada no momento certo, ela encontra-se num sítio que é Gallant, mas não é. O solar está a desmoronar-se, os ghouls são sólidos e uma figura misteriosa manda em tudo. Agora, Olivia vê o que desfez gerações da sua família e de onde o seu pai poderá ter vindo.

Olivia sempre quis pertencer a um sítio, mas irá ela tomar o seu lugar como Prior, proteger o nosso mundo contra o Mestre da Casa? Ou irá ela tomar o lugar ao lado dele?

A Almedina, há uns meses, disse que estava no processo da tradução e deu a entender que a seguinte capa, a americana, será a capa portuguesa, mas isso será confirmado quando estivermos mais próximos do dia do lançamento, que ainda não foi revelado.

 

Gallant

 

 

Por agora, é tudo. O que acham destas novidades de 2022?