Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leituras outonais

O outono já chegou! Para celebrar o primeiro dia desta estação, decidi publicar uma lista de sugestões literárias outonais.


Em primeiro lugar, sugiro City of Ghosts, de Victoria Schwab (também conhecida como V. E. Schwab). Este é o primeiro livro de uma trilogia infantojuvenil sobrenatural sobre Cassidy Blake, uma rapariga que quase morreu por afogamento, mas foi salva por um fantasma, Jacob, que agora é amigo dela. Cassidy consegue ver fantasmas desde o dia em que foi salva. Isso acaba por ser uma complicação quando os pais aceitam fazer um programa sobre cidades fantasmagóricas. A primeira paragem é Edimburgo, a cidade escocesa conhecida como a Cidade dos Fantasmas. Que aventuras e problemas irão Cassidy e Jacob ter lá?


Sinopse original.


A seguir, temos a última recomendação em inglês. Li Ghost Squad, de Claribel A. Ortega, há uns dias e gostei muito da experiência. É um livro infantojuvenil sobrenatural inspirado numa crença da cultura dominicana, a de que os pirilampos são as almas dos entes queridos falecidos. Lucely e Syd são as grandes traquinas do livro. Uns dias antes do Halloween, Lucely descobre que o pai e ela podem perder a casa. Além disso, parece que os pirilampos dela, ou seja, as almas dos familiares dela, estão a enfraquecer e podem desaparecer de vez. Por isso, as duas meninas usam um feitiço que, pensavam elas, poderia salvar os pirilampos. No entanto, o feitiço despertou espíritos malignos. Como irão as duas resolver esse problema? Será que Lucely irá conseguir salvar a sua casa e os seus pirilampos?




Relativamente a livros em português, temos Coraline e a Porta Secreta, de Neil Gaiman. Muitas pessoas preferem o filme, mas o livro também é muito bom. Neste livro infantojuvenil, Coraline, ao ir para a sua nova casa, decide explorar o novo lugar. A casa tem muitas portas e janelas, mas uma das portas está sempre fechada. Um dia, ela consegue abri-la e, assim, descobre uma passagem secreta para uma outra casa que é exatamente igual à sua, apesar de também ser muito diferente... Uma das coisas mais estranhas da passagem é o facto de essa outra casa também ter outros pais iguais aos dela! No início, eles eram muito simpáticos, mas, aos poucos, Coraline vê que esse mundo estranho não é um espaço bom... Será Coraline capaz de sair desse lugar?


Sinopse original.


De seguida, temos O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares, o primeiro volume de uma coleção de Fantasia YA de Ransom Riggs. Após a morte do avô, Jacob vai a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde encontra as ruínas do lar para crianças peculiares da senhora Peregrine. Ao ver uma estranha coleção de fotografias antigas e explorar o lugar, Jacob pensa que as crianças poderiam ser perigosas e que, mesmo após tantos anos, podem ainda estar vivas.

Podem ler a minha opinião sobre este livro aqui. Para mim, é a leitura ideal para o outono devido, por exemplo, às descrições feitas quanto ao clima do País de Gales.


Sinopse original.


Por fim, temos Jane Eyre, de Charlotte Brontë. A protagonista é, claro, Jane Eyre, uma rapariga órfã que viveu com a mulher do tio até ir para uma escola rígida, mas que lhe deu uma boa educação. Aos 18 anos, é contratada para ser preceptora de uma menina francesa que vive em Thornfield Hall. Lá, ela conhece o proprietário, Mr. Rochester, e vê coisas estranhas...

Li este livro há quase duas semanas. As descrições dos locais e as situações misteriosas que nos fazem lembrar o sobrenatural fizeram-me pensar que este clássico é uma boa leitura outonal.


Sinopse original.


Por agora, é tudo! Conhecem outros livros que poderiam fazer parte desta lista?



2 comentários

Comentar post