Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

Leituras para as últimas semanas de verão.png

 

Para muitas pessoas, as férias de verão estão a terminar. O próprio verão também está quase a chegar ao fim. Até lá, fiquem com estas recomendações e sugestões de leitura para afastar a melancolia e animar estes últimos tempos de calor!

 

Comecemos pelas leituras para os mais pequenos.

 

Indicado para crianças a partir dos 4 anos, temos Aventureira Marielle e o dia da fotografia, de Nuna e Lala Berekai. Ainda não li este, mas tem sido muito recomendado nas redes sociais!

"«Até àquele momento, sempre pensara que os seus pompons lhe ficavam muito bem. a mãe e o pai queixavam-se dos buracos que a Marielle fazia na roupa quando jogava à bola, mas diziam que ela tinha o cabelo mais lindo da família.»

Marielle é uma menina orgulhosa do seu afro, até ao dia em que alguém lhe diz que, para o dia da fotografia na escola, tem de pôr o cabelo lindo e arranjado."

 

 

Recomendado para crianças até aos 6 anos, temos Ema e as Luzes da Noite, de Lucy Flemming. Ainda não li este livro infantil, mas sigo a ilustradora nas redes sociais e adoro a sua arte linda e mágica.

"Aninhada num pequeno recanto de um velho carvalho, vivia uma pequena rapariga com asas de mariposa chamada Ema. Ema adorava a luz, mas tinha de ter cuidado para não apanhar sol nas suas asas delicadas. Todas as noites saía a esvoaçar e recolhia luzes de tudo o que brilhava na escuridão, partilhando-as sempre depois com quem delas mais necessitava. Até que um dia os amigos animais decidem retribuir toda a sua generosidade e arranjam um plano engenhoso para que Ema possa concretizar o seu sonho de ver um dia o Sol…"

 

 

E que tal ler um clássico da literatura portuguesa? Em A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, "tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar.
Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar."

Para os leitores entre os 6 e os 10 anos.

 

 

Para os que são um pouco mais crescidos, temos Matilde e a Cidade das Portas Mágicas, de Patrícia Furtado.

"Matilde tem 10 anos e vive numa terra distante com os pais e com Fred, o seu melhor amigo, um furaleão curioso e muito inteligente que a segue por todo o lado. Ela podia ser uma menina completamente normal, não fosse o facto de ser uma bruxa (das boas) e ótima condutora de vassouras.
Um dia, vai para a cidade viver com a tia, uma bruxa das grandes, para estudar numa escola supostamente normal… mas que esconde muitos segredos. Matilde é esperta, rápida, tem bom coração e uma enorme incapacidade de ficar calada perante as injustiças. Com ela, vais viver muitas aventuras e descobrir feitiços incríveis. E vais querer um furaleão só para ti."

 

 

De seguida, temos O Génio Espertalhão, de Thom Pico e Karensac. 

"Vem conhecer a Olívia, heroína de aventuras repletas de ação, mistério, personagens caricatas e muito respeito pela natureza.

A Olívia adora viver na cidade, mas, por causa do trabalho da mãe, ela e a família tiveram de se mudar para o campo… Sim, o campo, onde nada acontece! Há pedras, plantas, e mais pedras e mais relva… mas ninguém com quem brincar.

E quando ela está prestes a morrer de tédio, aparece uma pastora de cães lãzudos, um par de monstros e ainda um génio que concede desejos matreiros.
Bom... talvez a vida no campo não seja, afinal, um tremendo aborrecimento, mas o princípio de uma grande aventura!" 

Para os leitores a partir dos 12 anos.

 

 

E como não poderia mencionar Amari e os Irmãos da Noite, de B. B. Alston? 

"Amari Peters nunca deixou de acreditar que Quinton, o seu irmão desaparecido está vivo. Nem mesmo quando a polícia lhe disse o contrário, ou quando teve de enfrentar todos os que lhe diziam que ele tinha partido para sempre.

Quando Amari encontra uma pasta no armário do quarto do irmão, contendo uma nomeação para o programa de verão na Agência dos Assuntos Sobrenaturais, ela tem a certeza de que aquela organização secreta é a chave para localizar Quinton.

Amari está determinada a competir por um lugar, mesmo que tenha de enfrentar outras crianças que, ao contrário dela, sabem tudo sobre magia, fadas, alienígenas e criaturas sobrenaturais desde que nasceram. Enfrentando as suas próprias dúvidas, os seus colegas que a olham como uma inimiga e um mágico que a persegue, Amari nunca se sentiu tão sozinha. Mas ela sabe que se não resistir e passar nas provas de seleção nunca descobrirá o que realmente aconteceu com Quinton.

Best-seller do New York TimesAmari e os Irmãos da Noite é uma aventura empolgante cheia de magia e imaginação. Embarca nesta aventura com Amari, a heroína que todos desejamos conhecer."

 

 

Como teremos uma adaptação televisiva em breve desta coleção, relembro-vos a existência de Percy Jackson e Os Ladrões do Olimpo, de Rick Riordan. "Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno… novamente. E esse é o menor dos seus problemas. Ultimamente, criaturas fantásticas e os deuses do Olimpo parecem estar a sair das páginas do seu livro de mitologia para entrarem na sua vida. E o pior de tudo é que ele parece ter enfurecido alguns deles. O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito.

Agora, Percy e os seus amigos têm apenas dez dias para encontrar e devolver o símbolo do poder de Zeus e restabelecer a paz no Olimpo. Para o conseguir terá de fazer bem mais do que descobrir o ladrão: terá de encarar o pai que o abandonou, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora e poderosa do que os próprios deuses."

 

 

Quanto a livros YA, para os românticos com interesse pela ciência e tecnologia, recomendo A Mecânica do Romance, de Alexene Farol Follmuth.

"Os nerds são do mais sexy que há. Especialmente nerds que constroem robôs.

Bel prefere não pensar sobre o futuro. Aplicações partilhadas com alunos da faculdade? Deve ser, deve… Atividades extracurriculares? Nem pensar… Integrar um clube de robótica cheio de rapazes que a ignoram e que — pior ainda — passam a vida a perguntar-lhe se ela precisa de ajuda? A sério, tudo menos isso… Mas Bel deixa de ter escolha quando, acidentalmente, revela numa aula um especial talento para a engenharia. E é aí que entra em cena Mateo Luna, o capitão do clube de robótica…

Teo reconhece imediatamente o talento de Bel e quere-a na sua equipa. E não apenas porque não consegue deixar de pensar nas sardas que ela tem ao redor dos olhos, ou em como lhe deu a conhecer Taylor Swift… é apenas porque Bel o vê de uma forma que mais ninguém vê. Ninguém o desafia como ela. E com o Campeonato Nacional à porta, é importante rodear-se de quem o ajuda a ser melhor.

Mas, quando os dois começam a chocar de frente, em ternurentos e hesitantes primeiros passos, Bel dá por si a pensar: haverá realmente espaço para uma rapariga como ela nas STEM?

Nesta sua estreia no género YA, Alexene Farol Follmuth — autora de The Atlas Six, sob pseudónimo Olivie Blake — explora os desafios que as raparigas de cor enfrentam nas STEM e a vulnerabilidade de um primeiro amor com uma sagacidade e honestidade infalíveis."

 

 

Para os que adoram Fantasia e mitologia, mais especificamente a mitologia coreana, temos A Rapariga que Caiu no Mar, de Axie Oh.

"Quando uma das mais extraordinárias lendas coreanas é recontada sob uma perspetiva feminina... sigam o fio do destino.

Há muitas gerações que a terra onde Mina nasceu é palco de terríveis tempestades. O Deus do Mar, antigo protetor do lugar, amaldiçoou todos os que nela habitam. Para tentar que a sua ira não seja tão devastadora, todos os anos sacri­ficam uma rapariga, lançando-a para as profundezas da água salgada - chamam-lhes as noivas do Deus do Mar.

Desta vez, todos acreditam que Shim Cheong, a belíssima amada de Joon, irmão de Mina, pode quebrar a maldição. Porém, na noite do sacrifício, Joon segue a mulher que ama, mesmo sabendo que isso pode pôr a sua vida em risco. Mina, disposta a tudo para salvar o irmão, acaba por mergulhar no lugar de Shim.

Viajando até ao Reino dos Espíritos, conduzida por um dragão, Mina vê que o Deus do Mar está preso num sono encantado e que todos - ali e à superfície - correm perigo. É então que a nossa protagonista decide partir numa missão para acordar o Deus do Mar e quebrar a maldição. Mas um humano não pode viver durante muito tempo no Reino dos Espíritos, e os perigos estão apenas a começar..."

 

 

E que tal uma distopia YA com umas pinceladas poéticas? Em Intocável, de Tahereh Mafi, "o mundo está em colapso. As doenças dizimam a população, a comida escasseia, os pássaros não voam e as nuvens têm a cor errada. E, com apenas 17 anos, a Juliette está presa por homicídio. Na verdade, ela tem um poder incrível que mais se assemelha a uma maldição… O seu toque pode matar.

Perante a eclosão de uma guerra, o Restabelecimento vê nesse poder letal um dom. A Juliette não é apenas uma alma atormentada dentro de um corpo venenoso, mas uma arma imprescindível para a manutenção da ordem.

Só que esta extraordinária rapariga já escolheu o seu próprio caminho. Após uma vida sem liberdade, ela encontra por fim a força necessária para lutar e reagir - e tentar construir um futuro com o amor da sua vida, um rapaz que ela julgara ter perdido para sempre. Conseguirá a Juliette sair vitoriosa?

Um livro imperdível para os fãs das sagas Crepúsculo e Jogos da Fome."

 

 

E, como último YA a ser mencionado, recomendo-vos A Maldição de Rosas, de Diana Pinguicha, uma autora portuguesa!

"Uma futura rainha não se deveria apaixonar por uma mulher.
Mas o verdadeiro amor não conhece regras.

Em 1288, a fome e a peste estão a devastar o reino de Portugal. com apenas 17 anos, a princesa Isabel de Aragão quer salvar o seu povo, mas também ela está à beira da morte: vítima de uma terrível maldição, tudo o que a futura rainha tenta comer transforma-se em flores.

Às escondidas do seu noivo controlador, o rei D. Dinis, Isabel descobre a existência de uma Moura Encantada que concede desejos. Aprisionada há mais de cem anos numa pedra, ela pode ser a salvação de Isabel - e talvez até do próprio reino. em troca, tudo o que Fatyan, a Moura, lhe pede é um beijo que coloque de uma vez fim à sua penitência.

Com apenas um beijo, Fatyan é libertada. e com apenas um beijo, o amor acontece.

Neste romance de estreia arrebatador que apaixonou os norte-americanos, a autora portuguesa Diana Pinguicha oferece-nos um retelling apaixonante da lenda do milagre das rosas, que eternizou Isabel de Aragão como a Rainha Santa Isabel. Uma história única de mistério e magia, e a escolha, quase sempre impossível, entre o amor e o cumprimento do dever."

 

 

Para os adultos com almas românticas incuráveis, aconselho-vos os livros de Talia Hibbert, principalmente o mais recente a ser publicado em Portugal. Em Percebe a Dica, Dani Brown, "Danika Brown sabe muito bem o que quer: sucesso profissional, reconhecimento académico e, vá lá, uma ocasional aventura para... libertar a tensão da carreira. Mas romance? Nem por isso. Já teve o suficiente. Os parceiros, sejam de que género forem, são apenas uma distração, na melhor das hipóteses, ou uma chatice, na pior. Então, Dani pede ao Universo um amigo colorido perfeito: alguém com quem se possa divertir, sem complicações ou sentimentos envolvidos.

Quando o segurança Zafir Ansari a salva durante um simulacro de incêndio no local de trabalho, o sinal parece claro: a estudante de doutoramento Dani e o ex-jogador de râguebi Zaf estão destinados a dormir juntos. Mas apenas isso. Porém, antes que Dani tenha sequer tempo de processar o que está a acontecer, o vídeo do salvamento torna-se viral. De repente, metade da Internet está louca com o casal sensação. Zaf, a quem aquela publicidade dá jeito nas ações de caridade para com crianças, pede a Dani que entre no jogo. Afinal, quem poderia recusar mentir para ajudar crianças?

Dani planeia, então, fingir em público o relacionamento com Zaf, seduzindo-o em privado. Ele, por sua vez, um resmungão que secretamente é um romântico, ameaça derrubar o realismo insensível de Dani.
De repente, a simples voltinha que Dani esperava dar com Zaf torna-se bem mais complexa. Será o Universo a dar-lhe uma dica?

Percebe a Dica, Dani Brown é o segundo livro da série As Irmãs Brown. Um equilíbrio perfeito de doçura e tempero em que esta irmã terá de perceber que comprometer-se com alguém não significa desistir dos seus próprios sonhos. Terno, alegre e sexy, este romance irá certamente agarrar os leitores."

 

 

Se quiserem mais uma leitura amorosa e leve, eis A Ciência do Amor, de Ali Hazelwood! "Para a neurocientista Bee, o amor é apenas um incidente neurofisiológico irremediavelmente instável e o verdadeiro inimigo das relações humanas cujos fundamentos neurológicos explora no dia a dia. Enquanto mulher a trabalhar na ciência, Bee é uma espécie em vias de extinção num mundo dominado por homens e, por isso, vive de acordo com um código muito simples: o que faria Marie Curie?

Se lhe fosse oferecido o cargo de liderança num projeto de neuroengenharia, Marie aceitaria sem hesitar. Claro! Mas a mãe da física moderna nunca teve de coliderar com Levi Ward, o arqui-inimigo académico de longa data de Bee que transforma o seu sonho num pesadelo de projeto. Mas quando Bee se vê numa situação romântica completamente irracional e precisa de pôr em risco o seu coração, a única pergunta que realmente importa é: o que fará Bee Königswasser?

Bee vai ter de escolher entre fazer o que deve ser feito, ou o que o seu coração manda."

 

 

E que tal um bom livro de Ficção Científica? Alvorada Vermelha, de Pierce Brown, "passa-se numa altura em que a humanidade começou a colonizar outros planetas, como Marte. Darrow é um jovem de 19 anos que pertence à casta mais baixa da Sociedade, os Vermelhos, uma comunidade que vive e trabalha no subsolo marciano com a missão de preparar a superfície do planeta para que futuras gerações de humanos possam lá viver.

No entanto, em breve Darrow irá descobrir que ele e os seus companheiros foram enganados pelas castas superiores. Inspirado pelo desejo de justiça, Darrow irá sacrificar tudo para se infiltrar na casta dos Dourados… e aniquilá-los!

Vingança, guerra e luta pelo poder num romance de estreia trepidante que nos prende de imediato pelo ritmo e originalidade do trama."

 

 

E, por fim, um clássico que irá preparar-vos para o outono. Em Jane Eyre, de Charlotte Brontë, "Jane Eyre, pobre e órfã, cresceu em casa da sua tia, onde a solidão e a crueldade imperavam, e depois numa escola de caridade com um regime severo. Esta infância fortaleceu, no entanto, o seu carácter independente, que se revela crucial ao ocupar o lugar de preceptora em Thornfield Hall. Mas, quando se apaixona por Mr. Rochester, o seu patrão, um homem de grande ironia e algum cinismo, a descoberta de um dos seus segredos força-a a uma opção. Deverá ficar com ele e viver com as consequências, ou seguir as suas convicções, mesmo que para tal tenha de abandonar o homem que ama? Publicado em 1847, Jane Eyre chocou inúmeros leitores da Inglaterra vitoriana com a apaixonada e intensa busca de uma mulher pela igualdade e a liberdade."

 

 

O que acharam destas recomendações e sugestões?

 

Daniela S..png