Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maratona literária: Gilmore Girls Readathon

As maratonas literárias (ou read-a-thons) são como as maratonas que fazemos quando vemos uma série ou uns quantos filmes. Para explicar melhor, irei usar o exemplo de séries. Quando uma pessoa escolhe ver uma série e tem muito tempo para tal, pode optar por ver uma temporada inteira num dia. No mundo literário, é mais ou menos isso. Uma pessoa ou um grupo de pessoas decide organizar uma maratona de leituras, convidando praticamente toda a gente a fazer parte dela. Distingue-se dos clubes literários por ser algo temporário e por, normalmente, não ter apenas um livro como ponto de partida. Pode durar apenas 24 horas, 48 horas, uma semana, duas semanas, etc. Costuma ter um tema e, a partir do mesmo, os fundadores dessa maratona elaboram desafios literários focados nesse mesmo tema.


Nunca participei numa read-a-thon/maratona literária, pois, muitas vezes, não tenho tempo ou, então, não tenho livros adequados para os temas. Às vezes, não participo por não serem suficientemente interessantes para mim. Contudo, encontrei uma que me deixou curiosa, pois gosto do tema e de como conseguiram incluir o outono como um desafio literário, já que hoje é o primeiro dia do outono. Por isso, a publicação de hoje é dedicada a essa maratona e irei traduzir os seus desafios e dar a conhecer o tema.



A read-a-thon que eu encontrei chama-se Gilmore Girls Read-A-Thon. Foi criada por três booktubersOlivia, Desi e Mackenzie. Começa no dia 1 de outubro e acaba no dia 15 de outubro. É uma maratona focada em vários aspetos da emblemática série Gilmore Girls, que é sobre Lorelai, uma mãe jovial e divertida e a sua filha estudiosa e caseira, Rory. Tem como desafios:


  1. Ler um livro que tem como cenário uma escola (em honra de Yale e Chilton);
  2. Ler um livro sobre a relação entre uma mãe e uma filha (em honra da dupla Lorelai e Rory);
  3. Ler um livro acolhedor que se passa no outono/inverno (em honra de Stars Hollow e de quando Lorelai cheira a neve);
  4. Ler um livro com interesses amorosos complicados (em honra de Rory, Dean e Jess);
  5. Ler um livro de um escritor asiático ou que tenha representatividade asiática (em honra de Lane, a melhor amiga de Rory);
  6. Ler uma sequela que faz parte de uma coleção que ainda não acabaste de ler (em honra de A Year in the Life);
  7. Ler um livro que tenha comida na capa ou onde a comida é uma parte importante do livro (em honra do Café do Luke).



Image
Lista original da maratona.

Para além dos desafios, também escolheram um livro comum para todos e que foi escrito por uma das protagonistas da série: Talking As Fast As I Can, de Lauren Graham.


Penso que não é obrigatório seguir todos os desafios. Isso depende da forma como a pessoa gere o seu tempo ou até mesmo dos livros que escolhe. Muitos acabam por escolher livros pequenos para poderem realizar todos os desafios. Noutros casos, há quem combine os desafios. Por exemplo, alguém poderia combinar o desafio do livro que tem a escola como cenário com o desafio dos interesses amorosos complicados e, assim, ler um único livro que tenha esses dois aspetos. O objetivo principal destas maratonas acaba por ser o sentido de comunidade e a partilha de livros e de opiniões. Deste modo, não é tão diferente de um clube literário, mas inova por ser um evento que sobrevive e cresce graças aos outros desafios criados somente para as redes sociais (publicações de artigos, fotografias, vídeos, etc.), o que não é o caso desta maratona.

Vou tentar participar nesta maratona e, em princípio, irei juntar desafios. Tenho um grande interesse nesta readathon, pois, apesar de ainda não ter visto a série toda, gosto muito dela. É uma história engraçada e encantadora.

Se participar, irei escrever um artigo sobre os livros que escolhi para cumprir os desafios. Vai ser interessante!