Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

A Mid Year Freakout Book Tag serve para os leitores olharem para a primeira metade do ano e pensar nos livros que já leram e nos que ainda querem ler. A minha publicação vai ser baseada na publicação desta blogger, uma vez que não conheço as verdadeiras origens desta book tag.

 

1. A melhor leitura, até agora, de 2024

Tenho mesmo de mencionar A Teoria do Amor, de Ali Hazelwood. Adorei como as personagens deste livro, em relação aos anteriores da autora, são ainda mais realistas e complexas. Além disso, a relação amorosa foi bonita de se acompanhar, pois são duas pessoas que não só aprendem a viver como casal, como também aprendem mais sobre si mesmas e melhoram e crescem como indivíduos. Também continuo a gostar imenso do sentido de humor da escritora!

Sinopse: "A física teórica Elsie Hannaway está na iminência de ser apanhada na curva pelas muitas vidas que leva. Durante a maior parte dos dias, é professora adjunta, ocupada pelas árduas tarefas de laboratório e pelas aulas de termodinâmica, sonhando com um estatuto profissional que, enfim, lhe dê estabilidade. Noutros dias... bem, noutros dias, como forma de compensar o inexistente salário, exerce o papel de falsa namorada, socorrendo-se das suas habilidades inatas para se tornar em qualquer versão dela própria que o seu cliente aprecie.

Bem vistas as coisas, até é uma tarefa que desempenha com interesse, isto até que o seu próprio universo desaba. A culpa é de Jack Smith, o irmão mais velho e irritantemente atraente do seu cliente favorito; e também o físico experimental que arruinou a carreira do mentor dela e prejudicou a reputação de uma série de outros físicos teóricos por todo o lado. E, como se tal não bastasse, é o mesmo Jack Smith que integra o comité de contratação do MIT, mesmo entre Elsie e o emprego que ela ambiciona.

Elsie até se sente preparada para uma desenfreada guerra de sabotagens académicas... mas o que fazer àqueles olhares demorados e penetrantes? O que fazer à sensação de não ter de ser mais ninguém, a não ser ela própria, sempre que está perto de Jack?"

 

6.png

 

2. A melhor continuação, até agora, de 2024

Ainda só li um livro que dá continuidade a outros, que é o quinto volume de Heartstopper, de Alice Oseman. Novamente, Alice encanta-nos com as suas ilustrações amorosas e faz-nos querer torcer ainda mais por estas personagens queridas. Também explora, de forma delicada e com muito respeito, temas como a saúde mental e a sexualidade.

Sinopse: "Rapaz conhece rapaz. Tornam-se melhores amigos. Apaixonam-se. Este é o quinto volume da muito apreciada série «Heartstopper», a banda desenhada LGBTQ+ mais vendida do mundo que explora a vida, o amor e tudo o que acontece pelo meio.

Nick e Charlie estão muito apaixonados. Finalmente disseram aquela palavra e Charlie está prestes a convencer a sua mãe a deixá-lo dormir em casa do Nick... mas com o Nick a ir para a universidade no próximo ano, será que está tudo prestes a mudar?

Escrito e ilustrado por Alice Oseman, vencedora do YA Book Prize, «Heartstopper» engloba todos os pequenos momentos da vida de Nick e de Charlie que, juntos, formam algo maior — algo que emociona todos nós.

Contém discussões sobre saúde mental e distúrbios alimentares, e referências sexuais."

 

2.png

 

 

3. Novos lançamentos que ainda não leste, mas queres ler

Para não deixar esta publicação tão pesada e cheia de textos, não colocarei as sinopses. Apenas deixarei as capas. Vou incluir livros em português (nacionais e traduzidos) e outros em inglês.

 

2b.png

3b.png

4c.png

 

4. O lançamento mais antecipado da segunda metade do ano

Quanto a novidades do mundo editorial português, não há muito a dizer, pois não sabemos de (quase) nada com antecedência. Há alguns livros estrangeiros que vão ser lançados cá e que foram confirmados pelas editoras, como o Hate Mail, de Donna Marchetti, pelo grupo Penguin. Também vai ser publicado por este grupo Por Fim em Silêncio, um livro de um novo autor português, Bruno Leão.

Lá fora, temos, por exemplo, Intermezzo, de Sally Rooney, Servant of Earth, de Sarah Hawley, Lady Macbeth, de Ava Reid, The Girl With No Reflection, de Keshe Chow, An Academy for Liars, de Alexis Henderson, Immortal Dark, de Tigest Girma, Phantasma, de Kaylie Smith, e My Kind of Trouble, de L. A. Schwartz. Também decidi incluir Rewitched, Lucy Jane Wood, The Dark Becomes Her, de Judy I. Lin, Rani Choudhury Must Die, de Adiba Jaigirdar, When Haru Was Here, de Dustin Thao, A Bánh Mì for Two, de Trinity Nguyen, e This Fatal Kiss, de Alicia Jasinska.

2a.png

3a.png

4a.png

 

5. A leitura que mais desiludiu

Infelizmente, não gostei muito do Grão-Mestre do Demonismo N.º 1, de Mo Xiang Tong Xiu. Estava à espera de algo muito mais interessante e cativante. Percebo que seja um romance gráfico baseado num romance e dividido em imensos livros, mas foi meh.

Sinopse: Chega finalmente a Portugal o maior fenómeno manhua do momento, campeão de vendas em todo o mundo.

Quando dois homens poderosos se encontram na vida e na morte, o resultado é… explosivo.

Temido e odiado pelas suas sinistras capacidades, Wei Wuxian, o grão-mestre do demonismo, foi aniquilado pelos clãs que se uniram para o destruir. Treze anos depois, Wei Wuxian renasce, por via de um jovem que sacri­ficou a sua alma num ritual proíbido. Agora, Wei Wuxian tem de procurar vingar aquele estranho que o trouxe de volta à vida - é isso ou arriscar a destruição da sua própria alma.

Porém, quando uma entidade malé­fica emerge do caos, aparece também um rosto familiar do passado de Wei Wuxian - um poderoso praticante do demonismo, fulcral para apurar a verdade entre as tenebrosas mentiras que os rodeiam.

Com texto de Mo Xiang Tong Xiu, baseado no romance original, e ilustrada pelos Luo Di Cheng Qiu, esta é a série de manhua que já tem milhões de leitores em todo o mundo. Tu és o próximo?"

 

3.png

 

6. A maior surpresa

Tinha algum receio antes de começar a ler Os Jogos da Herança, de Jennifer Lynn Barnes, pois é um livro que é muito adorado entre os que apreciam thrillers e mistérios YA. Eu pensava mesmo que não iria gostar muito, mas, por acaso, gostei, sim! Até já tenho os restantes livros da trilogia. Os primeiros capítulos não estavam a fascinar-me muito, mas, quando a protagonista começou a conviver com as restantes personagens importantes, a experiência de leitura melhorou imenso e, no fim, acabei por gostar muito do livro.

Sinopse: "Avery Grambs tem o seu futuro muito bem planeado: vai conseguir sobreviver ao secundário, ganhar uma bolsa de estudo e fugir dali. Mas o destino troca-lhe as voltas. a vida muda… num segundo. Quando o multimilionário Tobias Hawthorne morre e deixa toda a sua fortuna a Avery, os planos caem por terra e ela pergunta-se: Mas quem é Tobias Hawthorne, de quem nunca ouvi falar, e por que razão me fez sua herdeira?

Estamos tão espantados quanto Avery, quando, a páginas tantas, vem a segunda surpresa: para receber a herança, ela tem de se mudar, de malas e bagagens, para a Casa Hawthorne, local onde Tobias Hawthorne viveu e que espelha a sua personalidade. Em cada canto, há puzzles, códigos secretos, passagens escondidas, enigmas… E, nessa casa, estão quatro rapazes perigosos, magnéticos e inteligentíssimos. Quem são? Os netos de Hawthorne, que esperavam herdar a fortuna do avô…

Fechados na Casa Hawthorne, Avery e os quatro netos deserdados vão travar uma luta desigual por aquela fortuna. Os Jogos da Herança não são uma brincadeira de crianças… a regra é simples: nesta vertigem de vida ou morte, onde é preciso decifrar mistérios a cada passo, quem ganhar fica com… tudo. Quão longe estão dispostos a ir para vencer?"

 

4.png

 

 

7. Novo autor favorito (principiante ou não)

Para além d'A Teoria do Amor, da Ali Hazelwood, também li este ano Odeio Amar-te. Ambos fizeram ver-me que ela é uma autora favorita, sem dúvida alguma!

Sinopse de Odeio Amar-te: "Mara, Sadie e Hannah são, em primeiro lugar, amigas. Mas são também cientistas. Ainda que os seus campos de estudo possam conduzi-las a diferentes lugares, as três concordam com uma verdade universal: quando se trata de amor e ciência, os opostos atraem-se e os rivais deixam-te em chamas...

Debaixo do mesmo teto
Mara, uma engenheira ambiental, vê-se forçada a partilhar uma casa com um colega infernal (um detestável advogado, mas bastante atraente...), e descobre que cientistas nunca deveriam ser obrigados a fazer partilhas que desequilibrem os ecossistemas. Sobretudo se a companhia tem o irritante hábito de mexer na temperatura da casa ou de petiscar comida que não lhe pertence.

Presa a ti
Sadie sabe perfeitamente que as engenheiras civis devem, entre outras coisas, construir pontes. Como uma mulher das STEM, também sabe que as variáveis podem mudar bastante. Quando fica presa durante horas num elevador com um homem que já lhe partiu o coração, talvez se sinta no direito de mandar uma ponte abaixo.

Abaixo de zero
Hannah, uma engenheira aeroespacial da NASA, está ferida e presa numa remota estação científica no Ártico. Mas a única pessoa que parece disponível para ir salvá-la é Ian, o seu rival de sempre, o homem que tentou arruinar-lhe a carreira. Por que razão lhe parece a presença dele tão perigosa quanto a tempestade que se aproxima?"

 

5.png

 

 

8. Nova crush fictícia.

O Jack d'A Teoria do Amor, claro!

6.png

 

9. Nova personagem favorita

Elsie, também d'A Teoria do Amor. Também gostei muito de conhecer a Lila, do Guia de uma Rapariga Cubana para o Chá e o Amanhã, de Laura Taylor Namey. 

Sinopse: "Do sol de Miami até ao aconhego do verão numa pequenina cidade inglesa, este é um romance sobre luto, superação, descoberta do amor e autoconhecimento.

A última coisa que Lila esperava era passar o verão em Inglaterra. Porquê? Ora, porque ela tinha planos muito bem definidos. Vejamos: 1) ficar no lugar que era antes da sua avó, no negócio da família; 2) ir morar com a melhor amiga, depois de se formar; 3) viver feliz para sempre, claro, com o namorado. Mas isso foi antes de tudo desmoronar. Isso foi antes de lhe acontecerem aquelas três péssimas coisas, de seguida. Antes de lhe acontecer o que designa a sua trifeta.

Agora, os pais decidem que ela deve passar três meses com amigos da família em Winchester, para se restabelecer. Mas ali não há sol como em Miami. Ali, só há coisas sensaboronas - da comida ao resto. É um pesadelo. Quer dizer, era, até ela conhecer um certo Orion, que trabalha na loja de chás Maxwell. Orion também tem os seus problemas, mas quer fazer tudo para ajudar Lila a superar os dela: está decidido, ele será o guia de Lila naquele verão. E é então que, rapidamente, a tristonha Inglaterra ganha nova cor. Quando a paixão espreita e o amor começa a invadir-lhe o coração, Lila pondera largar tudo - Miami, o futuro que planeou, as suas raízes - para viver aquele sonho. Porém, a vida dá voltas e voltas até sabermos onde vai desaguar."

 

7.png

 

10. Um livro que te fez chorar.

Nenhum. É algo raro para mim, por acaso.

 

11. Um livro que te fez feliz.

Gostei muito de apoiar a Inês Rodrigues e Melo e o seu Brilho Tóxico. Uma escritora micaelense com muito potencial, sem dúvida alguma, o que me faz feliz!

Sinopse: "Aos sete anos, Iris viu os pais serem mortos, nunca se conformando com a explicação da polícia de que se tratara de um assalto que correra mal. Aos vinte e um anos, leva uma vida perfeitamente normal, até que um simples passeio muda tudo. Iris vê-se subitamente envolta por um mundo louco que jurava não existir: o das deidades, geniis, vampiros, elfos e bruxas. E tudo isso vem acompanhado de segredos e mentiras que a fazem questionar a própria identidade.

Mas o pior está para vir. Algo ameaça esse mundo secreto de seres fantásticos e a jovem é a peça-chave nesse plano de destruição. Mesmo que não se queira envolver numa guerra que não compreende, é tarde de mais para recuar, pois as ameaças já chegam ao mundo real, colocando em perigo a família que a acolheu desde que ficou órfã. Será possível travar o mal que a cerca? Ou tudo terminará apenas com o derradeiro sacrifício… o seu?"

 

8.png

 

 

11. Os livros mais bonitos que compraste este ano

 Muitos livros que comprei até agora têm capas lindíssimas, como estes!

O livro mais bonito que compraste este ano.png

 

12. Livros que preciso de ler até ao final do ano

Ui, não faltam livros para ler, mas selecionei estes.

2.png

3.png

 

13. Adaptação cinematográfica de um livro favorita

Não consigo pensar em nenhum agora. Acho que ainda não vi nada nesse sentido.

 

E termino, assim, a publicação de hoje. Que livros mais gostarem de ler até agora este ano?

 

Daniela S..png