Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

Ontem, comprei um livro de contos. Hoje, recebi uma encomenda. Como nunca mais escrevi publicações sobre as minhas aquisições literárias, porque não fazer uma hoje?

Em primeiro lugar, temos Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Adoro a poesia de Sophia e já tinha lido um livro de contos dela, Contos Exemplares, para uma das minhas cadeiras da minha licenciatura. Claro que fiquei com vontade de conhecer mais a Sophia como escritora de narrativas e, por isso, comprei este livrinho ontem.


Sinopse retirada do site da Bertrand:

«Uma opacidade especial parece formar-se em torno dos escritores que fizeram da clareza um imperativo. Talvez em nenhum outro livro, como neste, esse destino que também coube a Sophia de Mello Breyner Andresen se mostre com tanta evidência. Livro trágico de princípio a fim, transporta todos os sinais do confronto com o sentido enquanto experiência do caos, que a muitos se afigura incompatível com a luminosidade apolínea que a prosa apuradíssima destas Histórias parece ter o segredo de produzir. E como acontece a todos os textos a que o adjectivo "trágico" se pode aplicar sem distorção, também a arte de contar está aqui bem longe de ser deixada no sossego clássico, quase infantil, que o título enganadoramente sugere.»




Quanto a encomendas, na realidade, escolhi dois livros há uns dias atrás, mas só um chegou hoje. O outro saiu mais tarde da Book Depository. Recebi, então, To Kill a Kingdom, de Alexandra Christo. É um livro de temáticas marítimas e, como raramente leio livros desses, decidi arriscar e comprar este.



Sinopse traduzida e adaptada por mim (sinopse original disponível na contracapa do livro):

A princesa Lira é uma sereia temida pelo mar inteiro até ser transformada em humana pela Rainha do Mar. Agora, Lira deve entregar o coração do infame assassino de sereias ou será humana para sempre.
O príncipe Elian é o herdeiro do reino mais poderoso do mundo e o capitão de uma equipa mortífera de assassinos de sereias. Quando ele resgata do oceano uma mulher afogada, ela promete que irá ajudá-lo a destruir as sereias para sempre. Contudo, ele não tem maneira de saber se deve confiar nela....



O mês de setembro começou bem, não acham?