2022 vai ser um ano de novidades e mudanças enquanto leitora e criadora de conteúdos literários. Por exemplo, pela primeira vez na vida, tenho um reading journal!
O que é um reading journal? É um caderno onde são anotadas, normalmente de forma artística, as leituras, as compras, a wishlist e tudo o resto que tenha a ver com a leitura e a literatura na vida da pessoa. Quando digo "de forma artística", estou a falar do uso de ilustrações, fotocópias, autocolantes, washi tapes, entre outros materias de papelaria que embelezam o journal. Nada disto é considerado obrigatório. O que interessa é que o reading journal seja útil e do agrado de quem o tem.
Como não tenho muito talento no que toca a trabalhos manuais, decidi não investir em coisas muito caras. Muitas pessoas compram cadernos que servem mesmo apenas como reading journals, mas não segui esse caminho e comprei um caderno de folhas e argolas removíveis.
Capa do meu caderno/reading journal.
Depois, pedi à minha irmã marcadores, canetas de feltro e coisas do género que ela já não usasse. Entretanto, já comprei mais canetas, mas não muitas, pois os materiais para journals tendem a ser caros.
Não poderiam deixar de faltar os washi tapes e os autocolantes. Encontrei estes na Note. Cada folha de autocolantes custou um euro. Cada caixa de washi tape custou 5 euros (comprei duas). Os autocolantes foram feitos em parceria com @sof.martinss.
Também acabei por encomendar mais washi tapes e autocolantes. Escolhi apoiar uma artista portuguesa e encomendei materiais muito bonitos e adoráveis. Ainda não posso mostrá-los porque ainda não chegaram.
E eu não poderia ter um reading journal sem fotocópias das capas dos livros e de imagens e ilustrações relacionadas com as leituras:
Fotocópias de imagens e ilustrações relacionadas com livros e de capas de livros.
Por agora, é assim que mantenho um reading journal. Apesar da falta de jeito, estou contente com o que tenho feito. Posso mostrar-vos duas das páginas que fiz este mês:
Se não quiserem ter este tipo de reading journal, posso aconselhar-vos outros cadernos que não exigem a parte artística e que já apresentam imensas características fundamentais para quem quer apenas anotar as suas leituras. A escritora Ana C. Reis tem vários tipos de journals literários. Cliquem aqui para terem acesso às imagens e informações sobre as suas criações.
Os vários journals literários de Ana Reis.
E vocês? Também têm reading journals?