Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O que é o NaNoWriMo?

O National Novel Writing Month (NaNoWriMo) é um desafio anual literário que foi criado em 1999 por Chris Baty. Começa sempre no dia 1 de novembro e termina no dia 30 desse mês. Entre essas balizas temporais, o participante deverá, pelo menos, tentar conseguir escrever uma história com 50.000 palavras, que são reguladas no site da organização (o que significa que é necessário criar uma conta nessa plataforma). Isso corresponde a 1.667 palavras por dia. A história não é para ser escrita na plataforma, mas sim num documento Word ou à mão, por exemplo. Concluído o dia, a pessoa deverá, então, colocar no site o número de palavras escritas nesse mesmo dia.


Este processo não inclui obrigatoriamente os passos da edição, ou seja, o melhor é continuar a escrever mesmo que o escritor sinta inseguranças e ache que deveria apagar tudo. Este projeto praticamente pretende ser o primeiro passo de um escritor que, no futuro, poderá publicar a história que escreveu durante o evento.



NaNoWriMo
Logótipo do NaNoWriMo.



Disponibilizam, também, discussões, workshops e testemunhos de escritores famosos. Os participantes podem falar entre si e partilhar ideias. NaNoWriMo é, no fundo, uma organização que pretende incentivar escritores (ainda) não publicados e até mesmo autores já publicados. Aliás, muitos escritores adorados começaram a escrever a(s) sua(s) história(s) neste desafio. É o caso de Erin Morgenstern (que começou a escrever O Circo dos Sonhos no NaNoWriMo de 2005), Rainbow Rowell (que já tinha publicado livros antes de escrever Fangirl durante o NaNoWriMo, mas decidiu experimentar participar no desafio) e Marissa Meyer (que escreveu Cinder, Scarlet e Cress num único NaNoWriMo).



Resultado de imagem para nanowrimo 2019"
Poster da edição de 2019.


É um "jogo" marcado pelo espírito de encorajamento e de amor pela escrita e pela leitura. Não interessa se a pessoa não conseguiu escreveu as 50.000 palavras. O aspeto mais importante é começar escrever aquela história que está sempre na cabeça, mas que ainda não foi colocada no papel. Ou num documento Word. 


Pode ter começado no dia 1, mas acho que ainda não é demasiado tarde para criar uma conta e começar a escrever uma história no NaNoWrimo.


Quem irá participar no NaNoWriMo?



1 comentário

Comentar post