Opinião: A 5ª Vaga, de Rick Yancey

Sinopse retirada do site da Bertrand: 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade. Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? Um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.
Opinião: OH. MEU. DEUS!!!! Este livro é incrível!!! Já não me sentia assim desde que terminei de ler Os Jogos da Fome, e isso já foi há algum tempo! Já tinha saudades deste frenesim, desta ânsia, deste entusiasmo! UAU!
Este livro é ideal para um jovem adulto, e mesmo para os mais adultos, claro! Mesmo com personagens jovens, não pensem que irão encontrar amores de escola e amizades mesquinhas ou isso! Enganam-se! Nesta história, estamos perante adolescentes, e até mesmo crianças, que se preocupam muito com a sua sobrevivência, mas também se os seus amigos sobrevivem. São jovens que se preocupam com o futuro, com o resto da humanidade. São jovens inteligentes. São jovens que pensam: o que foi feito da Humanidade? O que faremos agora?
E sabem qual é a "resposta" destes jovens? Lutar! Manter a esperança de que, um dia, a Humanidade irá recuperar. Mas, para isso, eles relembram a si próprios que continuam a ser humanos. É incrível, magnífico, o que o autor fez ao criar estas personagens complexas, tão únicas, tão reais. Também é fantástico como ele recriou os extraterrestres. Não são seres verdes com antenas e naves espaciais espetaculares que irão partilhar com a Humanidade o seu conhecimento. São criaturas severas, mentirosas, sem escrúpulos, seres perversos e maléficos.
Esta história é única. Como os extraterrestres surgiram, as táticas usadas por eles para erradicarem os humanos, a força de vontade dos humanos sobreviventes. A persistência da esperança. Da amizade. Do amor. Da humanidade que há em nós.
Ainda bem que o autor não insistiu muito na parte romântica. O que quero dizer é que, num mundo apocalíptico, não nos devemos preocupar com sentimentos mesquinhos, ou com as beldades da turma, ou com os modelos do liceu. Nada disso. E o autor foi muio esclarecedor quanto a isso. Esses sentimentos e pensamentos inúteis são totalmente dos sentimentos e pensamentos que Rick Yancey transmitiu em relação às suas personagens. O medo que elas sentiam, a fraqueza, o facto de estarem a perder a esperança, o facto de tudo à sua volta estar a mudar. Mas também fala de eficazmente em relação à redescoberta da força interior e da confiança em nós próprios e nos outros. Também fala do poder do amor, da amizade e dos laços familiares. Portanto, este livro transmite mensagens muito enriquecedoras e muito úteis para as nossas vidas.
Em relação à escrita, esse é um ponto muito forte deste livro. À medida que mudava de capítulos, Rick Yancey também mudava o narrador. Assim, através da sua escrita rica e fascinante, Rick Yancey dá-nos a conhecer, individualmente, as suas personagens cativantes, fortes e corajosas que, apesar de todos os desafios e dos perigos, acabam por encontrar a sua força de vontade e tentam não deixar de serem eles próprios, até porque há muito sarcasmo e pequenas piadas neste livro cativante.
Em suma, LEIAM ESTE LIVRO! Sim, queria mesmo escrever isto em letras maiúsculas.
Se querem algo que provoca um frenesim enorme que um outro livro vos tenha causado e que nunca mais sentiram desde então (no meu caso, Os Jogos da Fome), este livro irá matar-vos as saudades. É um livro recheado de ação, obstáculos e mensagens enriquecedoras que correspondem muito à nossa atualidade. Não se enganam só porque é um Young-Adult inserido num mundo apocalíptico! Prometo que ficarão surpreendidos com esta história. Deste modo, recomendo VIVAMENTE a leitura deste livro magnífico!
Classificação: 10/10 estrelas