Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. 
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.


Opinião: Ainda estou sem palavras quanto à leitura deste livro. É o melhor livro que já li, até agora, neste verão ou, até mesmo, em toda a minha vida! É impressionante e fantástico o modo como George descreve os locais, os trajes, as personagens e, até, as comidas. Achei que este autor tem uma escrita simples, para aquilo que eu estava à espera, mas muito fluída e cativante, apta para leitores jovens-adultos e adultos. 

O enredo está muito bem construído, facto que já tinha constatado ao ver a série inspirada por esta obra. Já agora, admito que a série está muito bem adaptada e muito fiel ao livro.

O enredo não podia ser mais cativante, estando repleto de várias emoções, mistérios e perigos, coisas que adoro muito num bom livro do género fantasioso! Como sendo um livro de introdução ao reino fantástico que é Westeros, acho que é um livro muito bem contextualizado e muito bem descrito.

Por falar em descrições, achei estas muito bem feitas e simples, não sendo muito amaçadoras e permitindo ao leitor ter uma excelente visualização quanto às personagens e aos locais, sendo facilmente "transportado" de um local para o outro, e sendo possível ter uma grande perceção quanto às personagens.

Já falando acerca das personagens, estas são sem dúvida um grandessíssimo ponte forte do livro. São personagens extremamente ricas e apelativas, complexas e cheias de personalidade, sendo que esta obra tem um conjunto de personagens muito diversificado.
Senti-me "interligada" com algumas delas, isto é, vi-me um pouco nelas, como é o caso de Arya Stark, Tyrion Lannister e Sansa Stark. Também gostei de outras personagens como toda a respetiva família Stark e Jon Snow, o bastardo de Eddard Stark, e adorei Daenerys Targaryen. Como já disse, o elenco é muito diversificado e penso que o leitor se sentirá interligado com todos.

Por fim, é claro que aconselho bastante a leitura deste fabuloso livro e pretendo ler os restantes. Além disso, apesar da crise e tudo mais, tentarei comprar todos os livros seguintes.

Classificação: 5/5 estrelas (para mim, este livro até rebenta a escala!)