Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Opinião: The Titan's Curse (#3 Percy Jackson and the Olympians), de Rick Riordan


Percy Jackson and the Titan's Curse (na edição portuguesa da Casa das Letras, Percy Jackson e a Maldição do Titã) é o terceiro capítulo da coleção Percy Jackson and the Olympians, de Rick Riordan. Seguimos Percy e os seus amigos em aventuras cada vez mais desafiantes e perigosas. Desta vez, o trio maravilha descobre um par de gémeos filhos de um dos três grandes deuses. Além disso, vão cair nas armadilhas do titã Cronos. Com estas novas descobertas e ameaças, os três jovens juntam-se às Caçadoras de Artemis para encontrarem a deusa da caça e descobrirem mais acerca de um novo monstro. Como irá Percy arranjar soluções desta vez?


Como foi bom voltar a este mundo de Riordan! Para quem não sabe, o autor era professor de História e de Inglês. Foi por causa do seu filho disléxico apaixonado pela mitologia grega que Riordan começou a inventar a história de um menino que tinha dislexia e era um semi-deus. Entretanto, escreveu vários livros sobre diversas mitologias para crianças e jovens. A coleção Percy Jackson é a mais conhecida e a mais acarinhada pelo seu público, o que não é surpresa nenhuma!


A escrita de Riordan é simples, viciante e hilariante. Sempre atencioso em relação ao público-alvo, o autor investe muito no humor e nas experiências de adolescentes. Os capítulos têm títulos engraçados e, entre as personagens, há muitos momentos cómicos. No meio de tantas piadas, o leitor consegue aprender imenso sobre a mitologia grega. Há interferências de vários deuses, como Afrodite e Artemis, e presença de outros elementos mitológicos, como poderes e monstros. É um livro rico em conhecimentos históricos e culturais escrito de forma leve e divertida, mas também tocante nos momentos mais tristes.


John Rocco Art; Cover of "The Titan's Curse" by Rick Riordan
Ilustração da primeira capa de The Titan's Curse.
Artista: John Rocco.

Estamos, portanto, perante um livro com um enredo incrível e repleto de momentos de grande nervosismo e dor, mas também de grande animação. É uma história que apresenta precalços logo no início e, por isso, não é uma leitura aborrecida. Há muitas aventuras pelo meio e desafios a ultrapassar. Ou talvez não. Será que há sempre finais felizes perante adversidades tão assustadoras?
São muito bem explorados os problemas típicos dos adolescentes. Aspetos como o amor, a amizade, a confiança (ou a falta dela), o questionamento da identidade são muito bem explorados e, por isso, é um livro muito bom para os mais jovens. As personagens rapidamente tornam-se em amigos e, tal como na vida real, o leitor irá importar-se com eles como se fossem feitos de carne e osso. E, sim, e repito, esta leitura também é ótima para um adulto, principalmente se quer aprender mais sobre a mitologia grega ou reviver, de certa forma, os tempos de jovem.
As passagens mitólogicas estão também bem integradas neste livro. Histórias como a do Atlas e a do Cronos são readaptadas de uma forma original, até porque, aqui, são vistos de acordo com a visão de adolescentes. Estamos a falar de passagens onde não temos apenas deuses e figuras divinas adultos. Estamos a falar de grandes momentos de luta que envolvem adolescentes com poderes. Fantástico, não acham?


The Titans Curse
Imagem retirada do Pinterest.
Identificação do artista na imagem.

Concluindo, The Titan's Curse é a prova de quão boa e divertida é esta coleção sobre adolescentes confusos e deuses perigosos. É um livro que mantém o leitor entretido enquanto aprende imenso sobre mitologia.
Se quiser ler este livro, não se esqueça de ler os dois anteriores, Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo (primeiro livro) e Percy Jackson e o Mar dos Monstros (segundo livro).


Classificação: 4.5/5 estrelas.



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.