Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recomendações literárias: Dia de São Valentim

Feliz Dia dos Namorados!

Organizei esta lista para as almas românticas que não sabem o que ler neste mês do amor. Não costumo ler romances românticos, mas espero mudar isso em breve. Posto isto, esta lista tem livros que não são apenas sobre o amor, mas os casais são muito fofos e amorosos.

Em primeiro lugar, temos The Upside of Unrequited, de Becky Albertalli. Este YA tem como protagonista Molly, uma rapariga gorda que já teve muitas paixonetas, mas nunca esteve numa relação, nem passou por experiências amorosas, como beijos. Um dia, conhece Will, um amigo da namorada da irmã. Ele é extrovertido, engraçado e namoradeiro. Mas, mais tarde, no local de trabalho, conhece Reid, um cromo que adora Tolkien. Molly está muito confusa. Como irá ela resolver este dilema?

Já escrevi uma opinião sobre este livro. Cliquem aqui para saberem mais pormenores sobre este livro divertido e cativante.



A seguir, temos a leitura em inglês de fevereiro do Clube Requim, You Should See Me in a Crown, de Leah Johnson. A protagonista, Liz Lighty, vive numa pacata cidade conservadora nos EUA que adora os bailes de finalistas. Ao perder a oportunidade de receber uma bolsa de estudos, Liz decide que a sua única opção para sair da cidade e realizar os seus sonhos é participar no concurso do rei e da rainha do baile da sua escola, pois os vencedores ganham bolsas de estudo. Por ter ansiedade, Liz tem receio em participar, principalmente por causa dos comentários maldosos na rede social da escola e da competição feroz. O que torna as coisas melhores é a aluna nova da escola, Mack, uma rapariga inteligente e engraçada. O problema é que ela também está a participar no concurso. Será que Liz terá problemas ao apaixonar-se pela "inimiga"?

Ainda estou a ler este livro, mas tem sido uma boa e simples leitura. 


Edição portuguesa.


Depois, temos O Coração de Simon Contra o Mundo, também de Becky Albertalli. Este foi o romance YA que fez com que Albertalli passasse a estar sob os holofotes no mundo literário. Simon é gay, mas mais ninguém sabe isso. Ele tem enviado emails engraçados e com uma pitada de flirt a Blue, um rapaz que ele desconhece. Um dia, ao esquecer-se de fechar a sessão no computador da escola, um colega consegue ler as mensagens e ameaça contar os segredos de Simon à escola toda. Como conseguirá Simon lidar com a ameaça e os seus próprios sentimentos?

Podem ler a minha opinião sobre este livro encantador aqui.


Edição original.


A próxima recomendação é a minha leitura favorita de 2020 e a leitura em inglês de janeiro do Clube Requim: I'll Be the One, de Lyla Lee. A protagonista é Skye Shin, uma rapariga coreano-americana bissexual e gorda que quer fazer parte de um grupo de K-Pop e, por isso, decide participar num concurso de K-Pop. Ao longo do concurso, Skye irá enfrentar muitos preconceitos relativamente ao seu corpo, que em nada corresponde aos padrões de beleza da indústria de música coreana, mas Skye não desiste. Nem tudo é mau no concurso, pois é lá que conhece amigas fantásticas e um rapaz incrível, Henry Cho. Conseguirá ela ganhar o concurso, concretizar os seus sonhos e não ceder à pressão dos padrões de beleza tóxicos da sociedade?

É um livro magnífico que, sim, conta com uma relação amorosa adorável e bonita. No entanto, é, principalmente, uma ode ao amor próprio. A leitura perfeita para quem está em confinamento e precisa de algo alegre e esperançoso.


Edição portuguesa.


Por fim, temos a minha leitura favorita de 2019: A Fórmula do Amor, de Helen Hoang. Stella é uma jovem mulher inteligente e bem-sucedida que trabalha numa empresa como criadora de algoritmos que preveem as compras dos consumidores. Está dentro do espetro de autismo e percebe mais de número do que de homens e de relacionamentos. Como ela sente alguma pressão da mãe em conhecer alguém, Stella decide contratar um acompanhante para que ele lhe ensine a ser a namorada perfeita. É assim que ela conhece Michael Phan, um homem charmoso que, para ajudar a sua família, é acompanhante de luxo. Com muito profissionalismo e respeito, Michael aceita ajudar Stella a saber tudo, desde os preliminares até às situações mais íntimas.

À medida que o tempo passa, ambos percebem que a relação que têm pode ser mais do que uma relação profissional. Irá Stella conseguir sair da sua zona de conforto? Será que Michael irá quebrar as suas próprias regras?

É um romance "quente" e, ao mesmo tempo, amoroso e repleto de mensagens atuais e extremamente fundamentais, como a importância do consentimento. Podem ler a minha opinião sobre este livro incrível aqui.





Por agora, é tudo. Até breve!







Edição brasileira.