Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

Sweater Weather Readathon: A Minha TBR

01.10.21, Daniela S.

Olá, outubro!!!

Há uns dias, falei sobre uma maratona literária dedicada ao outono e ao conforto que esta estação do ano pode trazer. Como hoje é o primeiro dia de outubro (e a maratona será realizada nos últimos dias do mês), decidi partilhar convosco os livros que espero ler durante esta readathon.

 

 

Todas as informações sobre esta maratona estão aqui, mas, abaixo, deixo novamente a lista de desafios de leitura:

 

  • Lê um livro com cor de laranja na capa;
  • Lê um livro cuja ação passe durante o outono;
  • Lê um livro num formato que não é o habitual para ti;
  • Lê um livro com uma palavra relacionada com o outono no título;
  • Lê um livro backlist (publicado antes de 2021).

 

Comecemos pelo livro que tenha algo laranja na capa. Para este desafio, vou ler The Haunting of Aveline Jones, de Phil Hickes. Aveline adora ler histórias fantasmagóricas e as coisas ficam mais entusiasmantes quando ela descobre um velho livro assustador. Não só as histórias são de arrepiar a espinha, como também pertenceram a Primrose Penberthy, uma rapariga que desapareceu misteriosamente e nunca mais foi vista novamente. Intrigada, Aveline decide investigar o desaparecimento dela com a ajuda do seu novo amigo, Harold.

Agora, alguém ou algo está a mover-se e está à procura de Aveline.

Este livro foi lançado no ano passado e, de facto, foi a capa que me fez querer comprá-lo. É muito bonita, não acham? E faz-nos pensar que deve ser uma boa leitura para o Halloween! É o primeiro livro de uma coleção infantojuvenil assustadora.

 

The Haunting of Aveline JonesBertrand (ebook);
Wook (ebook);
Book Depository.

 

 

A ação do próximo livro deve ocorrer durante o outono. Neste caso, escolho Ana dos Cabelos Ruivos - Novela Gráfica, de Mariah Marsden (texto) e Brenna Thummler (ilustração). Li o romance de Lucy Maud Montgomery em janeiro e adorei imenso a experiência. Além disso, adoro Anne with an E, uma série canadense baseada neste clássico. Claro que tinha de ter esta novela gráfica. Há uma parte da ação que ocorre durante o outono e a própria protagonista, nessa altura, diz que gosta muito dessa estação do ano. Portanto, é o livro ideal para este desafio.

Sinopse oficial:

O clássico de Lucy Maud Montgomery encontra uma nova expressão nesta novela gráfica a cores, muito apelativa para as novas gerações de leitores.

Quando Matthew e Marilla Cuthbert decidem adotar um órfão para os ajudar na sua quinta, não fazem ideia das boas surpresas e inesperados problemas que os aguardam. Com cabelos ruivos e uma imaginação imparável, Ana Shirley, de 11 anos, vai agitar a quinta Green Gables.

A vida dos dois irmãos nunca mais será a mesma, nem a dos habitantes da pequena vila de Avonlea. Ninguém esquecerá a magia e a beleza de Green Gables, e muito menos esta personagem alegre, corajosa, inteligente e bondosa.

Uma edição que torna acessível o clássico de Lucy Maud Montgomery, com beleza e um estilo moderno, e ao mesmo tempo fiel à época em que se desenrola a história. Narrativa cheia de pureza e valores universais e que promove a coragem, a bondade, a alegria, a superação e a resiliência.

 

Bertrand;
Wook;
Fábula (chancela).

 

 

O próximo desafio é a leitura de um livro num formato que não é o habitual para mim. Tenho lido mais ebooks (aliás, eARCs) ultimamente, mas, de facto, continua a ser um formato pouco habitual para mim. Para este desafio, gostaria de ler o eARC de The Art of Running Away, de Sabrina Kleckner. Neste infantojuvenil, Maisie tem doze anos e é uma artista. Quando ela está à frente do seu caderno ou a apreciar Glenna's Portraits, a loja de arte da família fundada pela avó, o mundo faz sentido. Ela não pensa em Calum, o seu irmão que misteriosamente deixou a casa e cortou relações com a família há seis anos, nem na insistência dos seus pais em "abrir os seus horizontes" e tentar algo novo, algo que não seja arte.

Mas quando Glenna's Portraits passa por tempos difíceis, os planos de Maisie para ficar com a loja quando for mais velha e tornar-se numa artista começam a desmoronar. Desesperada, Maisie foge para Londres para reencontar o irmão adulto e espera que ele seja a chave para salvar a loja. No entanto, à medida que Maisie descobre o passado da família com Calum, ela começa a repensar sobre tudo o que ela sempre soube. Maisie deve decidir não só se vale a pena salvar a loja da família, como também se ela consegue perdoar os pais pelos erros que cometeram.

Será publicado pela Jolly Fish Press a 16 de novembro!

 

Art of Running AwayBook Depository.

 

 

Agora, preciso de arranjar um livro cujo título tenha uma palavra relacionada com o outono... Bem, quando pensamos nesta estação, pensamos no Halloween. Quando pensamos no Halloween, pensamos em.... fantasmas! Por isso, escolho Ghost Squad, de Claribel Ortega. Este livro é também uma das leituras de outubro do Read with Daniela, o meu clube literário. Podem encontrar mais informações sobre as leituras de outubro do clube aqui.

É um livro infantojuvenil sobrenatural inspirado numa crença da cultura dominicana, a de que os pirilampos são as almas dos entes queridos falecidos. Lucely e Syd são as grandes traquinas do livro. Uns dias antes do Halloween, Lucely descobre que o pai e ela podem perder a casa. Além disso, parece que os pirilampos dela, ou seja, as almas dos seus familiares, estão a enfraquecer e podem desaparecer de vez. Por isso, as duas meninas usam um feitiço que, pensavam elas, poderia salvar os pirilampos. No entanto, o feitiço despertou espíritos malignos. Como irão as duas resolver esse problema? Será que Lucely irá conseguir salvar a sua casa e os seus pirilampos?

 

Ghost SquadBertrand;
Wook;
Book Depository.

 

 

Para o último desafio, o de ler um livro "backlist", ou seja, que foi publicado antes de 2021, seleciono Quem Teme a Morte, de Nnedi Okorafor. A sua versão original foi publicada em 2010, enquanto a edição portuguesa foi publicada em 2018.

Num futuro distante, um holocausto nuclear devasta o continente africano e dá-se um genocídio numa das suas regiões. Os agressores, os Nuru, de pele mais clara, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okoke, de pele mais escura. Mas, depois de ser violada, a única sobrevivente de uma aldeia Okoke consegue escapar e refugiar-se no deserto. Dá à luz uma rapariga com cabelo e pele cor de areia e a mãe percebe, nesse momento, que a sua filha é diferente. Dá-lhe o nome de Onyesonwu, que significa "Quem Teme a Morte?".

Treinada por um misterioso xamã, Onyesonwu sabe que tem um destino mágico a cumprir: pôr fim ao genocídio do seu povo. A jornada para cumprir tal proeza irá pô-la em confronto com a natureza, a tradição, o amor verdadeiro, os mistérios da sua cultura… e, por fim, com a própria morte.

 

Bertrand.pt - Quem Teme a MorteBertrand (PT e ENG);
Wook (PT e ENG);
Book Depository (ENG).

 

 

E são estes livros que espero ler entre 22 e 27 de outubro para a Sweater Weather Readathon! Quem irá participar nesta maratona?

 

Até breve!