Este mês, participarei, também, no Verão Indígena, uma maratona de leituras organizada por A. Sofia e Érica.
Deixo, abaixo, o que escreveram sobre esta maratona muito interessante!
"Bem-vindes ao primeiro ciclo do Verão Indígena, um readathon focada em autores Indígenas. 9 de Agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo e nós queremos marcar esta data com um desafio literário. Embora não sejamos Indígenas e nosso país não tenha nenhuma populações indígena, não nos falta a capacidade de conhecer e perceber a presença significativa destes povos na luta para garantir um futuro sustentável, que infelizmente não corresponde à realidade atual tendo em conta o capitalismo e os governos autoritários que têm sido os grandes responsáveis pela destruição do planeta terra. Este readathon é uma ode e uma promessa para conhecer, aprender e respeitar estes povos, que se extende para as duas “primeiras” semanas de Agosto, de dia 5 a dia 18 mas também além deste tempo.
Antecedendo as duas semanas do readathon, e além do documento com uma compilação de livros que podem encontrar nos nossos Linktree, iremos partilhar recomendações de livros para que cada um de vocês que queira participar encontre livros que vão de encontro ao que vos interessar. Durante os dias 5 a 18, teremos imenso conteúdo para partilhar com vocês, desde stories informativas a dois giveaways!"
Como vou participar em duas maratonas (esta e a dos filmes da Barbie), decidi juntar as duas e, na maratona da Barbie, já tinha incluído as leituras de Verão Indígena, que são as seguintes:
Elatsoe, de Darcie Little Badger.
Sinopse: Elatsoe – Ellie para abreviar – vive numa América contemporânea alternativa moldada pelas magias ancestrais e pelo conhecimento dos seus grupos indígenas e imigrantes. Ela pode fazer levantar os espíritos de animais mortos - principalmente o seu cachorro fantasma Kirby. Quando o seu querido primo morre, todos os sinais apontam para um acidente de carro, mas o seu fantasma diz-lhe o contrário: ele foi assassinado.
Quem o matou e como ele morreu? Com a ajuda da sua família, do seu melhor amigo Jay e da grande, tetra, tetra, tetra, tetra, tetravó, Elatsoe, ela deve encontrar o assassino e desvendar o mistério desta cidade assustadora e o seu passado sombrio. Mas será que os nefastos habitantes da cidade e um misterioso médico a impedirão antes que ela comece?
Um Toque de Escuridão, de Scarlett St. Clair.
Sinopse: "Perséfone é a Deusa da Primavera, embora só de nome, porque, desde que se lembra, as flores murcham ao seu toque. Perante a incapacidade de usar os seus poderes de deusa, decide mudar-se para Nova Atenas, onde espera levar uma vida sem complicações disfarçada de jornalista mortal.
Hades, Deus dos Mortos, construiu um império de jogo no mundo mortal, e dizem que as suas apostas favoritas são as impossíveis de ganhar.
Um encontro fortuito entre Perséfone e Hades prende a deusa num contrato de termos impossíveis: deve criar vida no Mundo Inferior ou perderá a sua liberdade para sempre. No entanto, a aposta fará mais do que expor o fracasso de Perséfone como deusa. Enquanto as sementes da sua liberdade se esforçam por germinar, os sentimentos por Hades crescem, apesar de saber que são… proibidos."
Black Sun - Between Earth and Sky, de Rebecca Roanhorse.
Sinopse: Um deus retornará
Quando a terra e o céu convergirem
Sob o sol negro.
Na cidade sagrada de Tova, o solstício de inverno é normalmente um momento de celebração e renovação, mas este ano coincide com um eclipse solar, um evento celestial raro prescrito pelo Sacerdote do Sol como um desequilíbrio do mundo.
Entretanto, um navio sai de uma cidade distante com destino a Tova e deve chegar no solstício. A capitã do navio, Xiala, é uma Teek desgraçada, cuja canção pode acalmar as águas ao seu redor com a mesma facilidade com que pode distorcer a mente de um homem. O seu navio transporta um passageiro. Descrito como “inofensivo”, o passageiro Serapio é um jovem cego, cheio de cicatrizes e envolto no destino. Como Xiala bem sabe, quando um homem é descrito como inofensivo, geralmente acaba sendo um vilão.
Quem mais vai participar nesta maratona? Para saberem mais, basta clicarem nos links que deixei em A. Sofia e Érica.