Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wishlist: Agosto de 2021 (Portugal)

A publicação de hoje é sobre três lançamentos de agosto que estão na minha wishlist.

 

Em primeiro lugar, temos um dos grandes livros de não-ficção dos últimos tempos: Porque Deixei de Falar com Brancos sobre Raça, de Reni Eddo-Lodge, com prefácio de Mamadou Ba. "Examinando desde a história negra erradicada até à política dominada por uma agenda branca, passando pelo feminismo branqueado e pela inextricável ligação entre classe e raça, Reni Eddo-Lodge oferece um novo quadro oportuno e essencial para reconhecer e combater o racismo.

Uma exploração candente, esclarecedora e absolutamente necessária do que é ser hoje uma pessoa de cor na Grã-Bretanha e no mundo e um manual essencial para quem procura compreender como funciona o racismo estrutural e o privilégio branco".

Foi lançado pela Edições 70 (Almedina) a 5 de agosto.

 

Bertrand.pt - Porque Deixei de Falar com Brancos sobre RaçaBertrand.
Wook.

 

 

Depois, temos um romance romântico contemporâneo de uma autora cujo primeiro livro, A Fórmula do Amor, já foi publicado cá. Em Noiva à Experiência, de Helen Hoang, "o amor não precisa de palavras… Khai Diep não tem sentimentos. Ou melhor, não consegue experienciar aqueles que são verdadeiramente importantes, como a dor ou o amor. Está convencido de que, de alguma forma, tem algo de errado. Contudo, a sua família sabe o que se passa - o autismo do jovem leva-o a processar as emoções de maneira diferente. Como Khai rejeita sistematicamente os relacionamentos, a sua mãe decide resolver o problema e voltar ao Vietname para lhe encontrar a esposa perfeita.

Esme Tran sente-se deslocada em Ho Chi Minh. A sua vida nem sempre foi fácil, pelo que, quando surge uma proposta de viajar para os Estados Unidos para conhecer um potencial marido, ela aproveita a oportunidade. No entanto, seduzir Khai tem os seus desafios, e as lições de amor de Esme parecem funcionar apenas com ela. A jovem está perdidamente apaixonada por um homem que acredita que nunca será capaz de retribuir o afeto de uma mulher.

Será Khai capaz de superar os limites do seu coração e compreender que existe mais do que uma forma de amar?"

 

Foi editado pela Chá das Cinco (Saída de Emergência) e foi publicado a 12 de agosto.

 

Bertrand.pt - Noiva à ExperiênciaBertrand.
Wook.

 

 

Por fim, temos uma das maiores novidades editoriais portuguesas do ano: Penguin Clássicos. Finalmente, temos as famosas edições baratas de clássicos com estilo da editora internacional Penguin Random House! Nesta primeira fase, lançaram sete títulos, mas pretendo realçar um que já encomendei: O Livro de Cesário Verde e Outros Poemas, de Cesário Verde, com prefácio de Paula Mourão. "É de 1887 a publicação de um dos mais belos e importantes livros de poesia em língua portuguesa. No ano anterior, 1886, morria, aos 31 anos, o seu autor, vítima de tuberculose e da maior incompreensão e desprezo dos seus pares. Cesário Verde, o homem que viu poesia na sujidade das ruas, no corpo doente da engomadeira, na azáfama dos trabalhadores, revolucionou o cânone e impôs uma nova forma de olhar o real, de o descrever e sentir.

Entre a cidade e o campo, o caos e a liberdade, o idílio e a realidade, emerge em Cesário uma nova sensibilidade, transgressora, que privilegia os sentidos e as impressões do quotidiano em detrimento de um sentimentalismo exacerbado que sentia já distante, imposição de uma consciência social preconizadora de um final de século turbulento.

Chegaria tarde demais para Cesário o reconhecimento do seu génio e do seu papel determinante na história da poesia portuguesa. Mas não seria tarde demais para quem, graças ao trabalho e dedicação do seu amigo Sousa Pinto, pôde ler os inigualáveis poemas de um dos maiores poetas de língua portuguesa e compreender o alcance da modernidade e inventividade dos versos daquele a quem Fernando Pessoa chamaria mestre".

 

Os sete títulos foram publicados pela Penguin Random House Grupo Editorial a 24 de agosto.

Para saberem mais sobre esta nova iniciativa da Penguin, cliquem aqui.

 

Bertrand.pt - O Livro de Cesário Verde e Outros PoemasBertrand.
Wook.

 

 

Por agora, é tudo. Até breve!