E aqui estão mais lançamentos interessantes do oitavo mês do ano!
A 21 de agosto, a Editorial Presença lançou A Biblioteca dos Livros Mágicos, de Emma Törzs. "Duas irmãs. Uma biblioteca de livros mágicos. Só elas podem desvendar o segredo mortal que se esconde entre as páginas da coleção mais especial do mundo.
Há várias gerações que a família Kalotay tem como missão proteger uma biblioteca muito especial: nela, encontramos livros mágicos, antigos e preciosos, que permitem aos leitores atravessar paredes ou manipular elementos. Joanna e Esther, a nova geração de guardiãs, foram criadas para proteger a coleção de livros. Mas a magia tem um preço e as irmãs estão separadas há anos.
Para tentar escapar ao feitiço que matou a mãe, Esther fugiu para uma região longínqua; Joanna, por sua vez, viu-se sozinha na casa da família, onde tem dedicado os seus dias ao estudo dos tão preciosos volumes. Porém, quando Esther é avisada de perigo, sente que tem mesmo de se reencontrar com a irmã para salvarem a biblioteca. E quando começam a trabalhar juntas, percebem que o mundo mágico aberto por aqueles livros é muito vasto e bem mais perigoso do que elas podiam imaginar. Na verdade, parece que os pais lhes esconderam segredos que perduram há séculos e podem afetar lugares e bibliotecas em todo o mundo…"
No mesmo dia, a mesma editora também publicou A Nossa Casa é Onde Está o Coração, de Toni Morrison. "Como Ulisses, um rapaz volta a casa, na América dos anos 1950.
Mas o seu país é um campo minado para o homem negro e a palavra «regresso» parece não encontrar lugar.
Quando Frank Money regressa da Coreia, não vem sozinho: dentro dele, crescem e multiplicam-se os fantasmas. Se a guerra foi um destino para tentar escapar à infância difícil e ao passado, Frank é agora um homem perturbado por um profundo sentimento de culpa pelas atrocidades que teve de cometer. Apesar disso, está determinado em voltar a ver Cee, a sua frágil irmã mais nova, que teve de deixar para trás.
Porém, quando este Ulisses encontra Cee e, juntos, rumam a Lotus, a sua pequena cidade natal, rapidamente começa a compreender a dificuldade de chamar casa àquele lugar. Atravessando uma América dividida pela segregação, Frank parece caminhar sobre um campo minado, mas é ali que perceberá o que significa ser um homem, o que é preciso para sarar as feridas do passado e, sobretudo, o que realmente quer dizer a palavra «regresso»."
A editora Singular, ontem, dia 22, lançou Mais Seis Meses de Verão, de Daisy Garrison. "Mina é a croma dos livros, sempre solitária, determinada a guardar-se do mundo, desde que o pai morreu.
Caplan é o atleta popular, secretamente preocupado com o que a vida lhe reserva a seguir ao secundário.
São o oposto um do outro. Mas são também os melhores amigos.
Quando Mina é convidada para o baile de finalistas por um dos amigos de Caplan, tudo muda.
Mina decide parar de se esconder do mundo e parece que, afinal, as pessoas até gostam dela.
Sobretudo Caplan.
Será que este sentimento acabado de descobrir vale o risco de perder uma amizade de tantos anos?"
Ainda ontem, foi lançado, pela Quetzal Editores, A Forasteira, de Olga Merino. "Numa Andaluzia rural e quase desertificada, Angie é o último membro de uma família pobre oriunda de um bairro operário de Barcelona. Vive isolada, numa casa decrépita, apenas acompanhada pelos dois cães, os fantasmas do passado familiar e a memória de um grande amor de juventude.
Uma manhã, descobre o corpo do proprietário das terras da região enforcado numa nogueira - o que vai fazer perigar a permanência de Angie no seu pequeno pedaço de terra. Enquanto luta pelo que lhe pertence, descobrirá segredos bem enterrados, entre eles o que liga a sua família à dos latifundiários - uma estranha dinastia com uma história de suicídio a cada geração.
Considerado um western contemporâneo, género em que o território, a lei, o peso da paisagem e as pessoas divididas têm protagonismo, A Forasteira é também um magnífico romance sobre liberdade e resistência."
A última novidade de ontem que destaco é Collide - Fora do Gelo, de Bal Khabra, que foi publicado pela Desrotina. "Summer está dividida entre realizar o seu sonho de se tornar psicóloga do desporto ou ficar o mais longe possível de um campo de hóquei — um desporto que ela odeia com todas as razões. Mas um ultimato da sua orientadora de mestrado leva-a a um confronto inesperado com o capitão da equipa de hóquei, Aiden Crawford.
E, quando Summer conhece Aiden, ele confirma todas as suas piores suposições sobre jogadores de hóquei.
Aiden sabe que ser capitão da equipa de hóquei tem várias vantagens, mas, quando a equipa comete um erro imprudente, toda a época fica ameaçada. Como consequência, o treinador nomeia Aiden como o sujeito de um projeto de pesquisa. Participar é a última coisa que ele quer fazer, especialmente porque a líder do projeto parece capaz de utilizar os seus patins como arma de arremesso.
Summer não suporta a abordagem indiferente de Aiden em relação à vida, e Aiden não entende o porquê de ela ter 20 anos e um plano de vida para os 25. Mas as suas discussões rapidamente se transformam em algo mais — e quando eles baixam a guarda, não há gelo que segure o calor dos seus sentimentos."
E, por fim, temos Negócios ou Prazer, de Rachel Lynn Solomon, que será lançado pela Quinta Essência a 27 de agosto. "Uma escritora e um ator juntam-se para escrever um livro (e não só…) nesta comédia romântica e picante da autora do bestseller Fala com o Ex.
Chandler Cohen está habituada ao anonimato. Não estava, porém, preparada para ser ignorada na sessão de autógrafos do livro que escreveu. Nem para se deixar envolver por um belo desconhecido e acabar a noite numa situação superconstrangedora. Resignada, Chandler decide que o melhor é respirar fundo, seguir em frente e fingir que nada daquilo aconteceu.
Por azar, não vai ser assim tão fácil. O seu próximo trabalho será escrever o livro de memórias do ator Finn Walsh. A fama de Finn tem vindo a extinguir-se e este livro é uma derradeira tentativa de não cair no esquecimento.
Quem gostaria muito de o esquecer, e para sempre, é Chandler… pois Finn foi o seu par na noite desastrosa. Ela está decidida a manter a relação entre ambos estritamente profissional. Porém, quando admite a Finn que a noite que passaram juntos não foi nada memorável, o ator fica consternado. E acabam por fazer um acordo: quando não estiverem a trabalhar no livro, Chandler ensinará a Finn como dar prazer a uma mulher.
E assim, à medida que se tornam mais íntimos - dentro e fora do quarto -, Chandler e Finn vão pôr em causa os seus motivos e convicções e decidir o que é mais importante nas suas vidas."
E termino, assim, a publicação de hoje. O que acharam destas novidades?