Wishlist: Dezembro de 2022 (Portugal)
Dezembro é um mês de poucas novidades editoriais devido à azáfama do Natal. De qualquer forma, deu para reunir este pequeno conjunto de novos lançamentos!
A 5 de dezembro, a Nuvem de Tinta lançou Stranger Things - Os Horrores de Hawkins, de Matthew J. Gilbert. "Uma coleção de contos aterrorizantes passados no mundo emocionante da série de culto Stranger Things, da Netflix.
Prepara-te para visitar os cantos mais sombrios e arrepiantes de Hawkins. Dustin, Lucas, Max e os seus amigos decidem ver um filme e vão ao videoclube alugar um vídeo. Mas é então que um apagão muda os seus planos - e que o medo se instala… Todos começam a partilhar rumores e histórias aterrorizantes que assombram Hawkins.
Que segredos se escondem num antigo asilo? Vive mesmo uma criatura mutante no fundo do Lago dos Amantes? Um ursinho de peluche inofensivo é realmente controlado por uma força sobrenatural?
Estes são apenas alguns dos mistérios monstruosos desta coleção assustadora de histórias de mistério, suspense e sobrenaturais passadas em Hawkins nos anos 80. Mais um livro oficial Stranger Things, muito aguardado pelos fãs da série de culto da Netflix."
No mesmo dia, a Alfaguara publicou Matadouro Cinco, de Kurt Vonnegut. "Um dos mais importantes romances de sempre sobre o absurdo da guerra.
Dresden, 1945: escassos meses antes do fim da guerra, a cidade é bombardeada até à destruição total, dezenas de milhares de pessoas mortas numa só noite. Escondido na cave de um matadouro, conhecemos Billy Pilgrim, jovem protagonista desta narrativa, que, como Kurt Vonnegut, foi feito prisioneiro de guerra pelo exército alemão e sobreviveu ao bombardeamento.
Com ele embarcamos numa odisseia que atravessa vários tempos - passado, presente e futuro -, como se Pilgrim imitasse o caminho percorrido por qualquer vida destroçada, procurando sentido na inevitável falibilidade humana.
Kurt Vonnegut escreveu sobre um dos episódios mais atrozes da Segunda Guerra Mundial, fazendo uso de um olhar e de uma técnica inesperados: ao lado do horror, o riso; ao lado do medo, a ternura; ao lado da indiferença, a esperança. Demorou vinte anos a transformar a sua experiência num romance sobre a guerra que fosse diferente de todos os outros. O resultado é uma obra-prima.
Clássico absoluto da literatura do século XX e um dos mais importantes romances antibélicos de sempre, Matadouro Cinco consagra Kurt Vonnegut como uma das grandes vozes da ficção americana."
A Desrotina lançou, a 7 de dezembro, Ceifador, de Neal Shusterman. "Primeiro mandamento: matarás.
A Humanidade conquistou todas as barreiras... até mesmo a morte. Agora, os Ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, e é-lhes ordenado que o façam, a fim de manter o crescimento da população sob controlo.
Citra e Rowan são escolhidos como aprendizes de Ceifador — um cargo que nenhum deles quer, mas que terão de desempenhar para não perderem a sua própria vida. Porém, algo corre terrivelmente mal, e Citra e Rowan veem-se um contra o outro, num jogo perigoso em que só um pode ganhar.
Ceifador é o primeiro livro de uma emocionante série do autor vencedor do National Book Award, Neal Shusterman, na qual Citra e Rowan aprendem que um mundo perfeito só existe quando se paga um preço muito elevado."
E, por fim, temos Coleção de Contos Best of Best, de Junji Ito. "Coletânea de histórias do grande mestre de horror.
O melhor de Junji Ito reúne dez histórias com argumento e desenho do autor, editadas em várias publicações no Japão, entre 1997 e 2019.
Os temas são variados e inusitados, sempre com o humor negro e macabro, muito característico de Junji Ito.
Entre as histórias mais conhecidas, agora reunidas nesta coletânea, contam-se Vénus Invísivel, Mestre Kazuo Umezz e Eu, O mistério da falha de Amigara."
Esta coletânea foi publicada pela Devir a 15 de dezembro.
Por agora, é tudo. O que acham destas novidades de dezembro?