Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wishlist: Fevereiro de 2022 (Portugal)

Que livros foram lançados este mês e fazem parte da minha wishlist?

 

Em primeiro lugar, temos um livro do autor que recebeu o Prémio Nobel de Literatura no ano passado. Em Vidas Seguintes, de Abdulrazak Gurnah, "após fugir da aldeia onde nasceu, numa região fustigada pela pobreza, pela fome e pela doença, o jovem Ilyas chega a uma pequena cidade costeira onde assiste a um desfile da Schutztruppe, a feroz tropa de protecção da África Oriental Alemã. Anos mais tarde, perante a iminência de uma grande guerra entre Britânicos e Alemães, que estalaria em Tanga, em 1914, Ilyas decide juntar-se a esse mesmo exército de mercenários africanos, prometendo à sua irmã mais nova voltar muito em breve. A promessa fica por cumprir, e o paradeiro desconhecido do irmão ensombra a vida de Afiya até que ela conhece Hamza, um desertor generoso e sonhador que conseguiu escapar aos horrores da guerra. Entre ambos nascerá uma história de amor improvável que ligará as duas famílias, e os continentes africano e europeu.

Entrelaçando história e ficção, Vidas Seguintes é um romance lúcido e trágico sobre África, o legado colonial e as atrocidades da guerra, bem como as infinitas contradições da natureza humana".

 

Foi publicado pela Cavalo de Ferro a 7 de fevereiro.

 

Bertrand.pt - Vidas SeguintesBertrand;
Wook.

 

A seguir, temos Os Monstros que nos Habitam, uma antologia paranormal organizada pela Editorial Divergência. "Mortos erguem-se das campas. Espíritos rondam a calçada. Demónios caçam almas que pretendem torturar. Cientistas tentam encontrar uma fórmula para ressuscitar os mortos. Esta antologia paranormal reúne seis contos de grandes vozes da ficção especulativa em Portugal. Preparem-se para serem transportados para um mundo onde o paranormal se tornou normal.

- Na Essência do Mal, de Alexandra Torres, após escapar das garras do marido, Clara encontra refúgio num casarão. Contudo, por detrás da aparência débil, Amadeu guarda um segredo do qual se quer ver livre. E Clara parece ser a pessoa idónea para o conseguir.


- Em Vento Parado, de Ângelo Teodoro, César compra uma casa longe de tudo para escrever o seu novo romance. Mas um homem insiste que aquela casa lhe pertence e que César tem três dias para sair de lá. E o tempo já começou a contar: 3...

- Páginas Assassinas, de Carina Rosa, descreve uma série de mortes que estão a acontecer numa faculdade enquanto Liliana e Sandra tentam descobrir quem é o autor dos homicídios.

- A Maldição de Odette Laurie, de Nuno Ferreira, conta como Odette foi expulsa da sua aldeia após ter sido acusada de bruxaria. Anos mais tarde regressa para concluir a sua maldição.

- No Canto da Sereia, de Soraia Matos, Amanda parte em busca de respostas em relação ao seu passado e aos seus pais, tentando fugir daqueles que a querem ver presa.

- Em Génesis, de Patrícia Morais, Fiona descobre que o Doutor Darwin está a fazer experiência ilegais com humanos e só ela o poderá deter a tempo de evitar o caos".

 

Foi lançada a 15 de fevereiro.

 

Bertrand.pt - Os Monstros que nos HabitamBertrand;
Wook.

 

A próxima novidade é uma das mais aguardadas do mês, se não mesmo do ano. Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston, tem sido um grande sucesso internacional desde que foi publicado. Pelos vistos, também está a ter ótimos resultados em Portugal, estando já a ocupar os tops das grandes livrarias online. "O que pode acontecer quando o filho da presidente dos Estados Unidos da América se apaixona pelo príncipe de Inglaterra?

Quando a sua mãe é eleita presidente dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz torna-se o novo menino bonito dos media. Lindo, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos dos pais e ter uma carreira política extraordinária, como tanto quer. Mas quando a sua família é convidada para o casamento real de Philip, príncipe de Inglaterra, Alex confronta-se com o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, o irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem é constantemente comparado - e que ele não suporta.

Mas o encontro entre Alex e Henry corre pior do que se poderia prever, e, no dia seguinte, todos os jornais do mundo têm imagens dos dois caídos em cima do bolo real, passando a ideia de uma briga entre eles. Para evitar um desastre diplomático, Alex e Henry passam um fim de semana juntos e fingem ser os melhores amigos. Mas o que parecia ser apenas mais uma obrigação rapidamente evolui para algo que nenhum dos dois poderia imaginar - e que não tem nenhuma hipótese de dar certo. Ou tem?

Estarão Alex e Henry preparados para enfrentar o impacto que a sua relação pode ter no cenário mundial? Poderá o verdadeiro amor mudar as regras do jogo?"

 

A Editorial Presença lançou este livro a 16 de fevereiro.

 

Bertrand.pt - Vermelho, Branco e Sangue AzulBertrand;
Wook.

 

Os Melhores Anos, de Kiley Reid, é um outro grande livro que deixou muitos leitores portugueses curiosos quando a Aurora Editora divulgou que seria o primeiro livro do catálogo da nova chancela do Grupo Infinito Particular. "Quando Emira Tucker, uma jovem mulher negra, é acusada de forma abusiva por um segurança de um supermercado de ser uma potencial raptora de Briar, a criança branca de dois anos que a acompanha e da qual é baby-sitter, o acontecimento precipita uma surpreendente cadeia de eventos.

Alix Chamberlain, a mãe da bebé, uma blogger feminista com boas intenções, decide-se a resolver o problema e a compensar Emira, aproximando-se dela o mais que consegue. Esta, contudo, numa fase atribulada de entrada na idade adulta, entre indecisões profissionais e sentimentais e prementes fragilidades financeiras, hesita perante os interesses de Alix.

Quando uma inesperada ligação entre as mulheres é estrondosamente revelada, tudo o que pensam a respeito uma da outra, tudo o que pensam a respeito delas próprias, dos mundos que habitam e das diferentes dinâmicas dos privilégios sociais, será dolorosamente colocado em causa."

 

Foi publicado a 17 de fevereiro.

 

Bertrand.pt - Os Melhores AnosBertrand;
Wook.

 

A Desrotina Editora, também uma nova chancela do Grupo Infinito Particular, lançou Acorda para a Vida, Chloe Brown, de Talia Hibbert, a 17 de fevereiro. Neste romance, "Chloe Brown, uma web designer com fibromialgia, está farta de se considerar aborrecida. Depois de uma experiência de quase-morte provocada por um carro a alta velocidade, ela percebe que o seu elogio fúnebre seria um tanto quanto entediante e decide definir com urgência uma lista de afazeres para ajudá-la a finalmente «acordar para a vida», um plano simultaneamente bem-disposto e de grande profundidade emocional.

Sair de casa (da sua família rica)
Andar de mota
Acampar
Ter uma noitada de copos a sério (embebedando-se e tudo)
Fazer sexo sem compromisso (mas que seja bom)
Viajar pelo mundo, levando só uma mala
E fazer… qualquer coisa má

Mas não é fácil ser-se mau, mesmo quando escreves orientações passo a passo de como fazê-lo corretamente. O que a Chloe precisa é de um professor e ela conhece o homem certo para o trabalho: o seu misterioso vizinho Red Morgan, um motoqueiro cheio de tatuagens, daqueles que deixam péssimas primeiras impressões (mas demasiado charmoso).
Porém, quando alista Red na sua missão de rebelião, Chloe aprende coisas sobre ele e Red revela-se diferente do que ela alguma vez imaginava.
Acorda Para a Vida, Chloe Brown é o primeiro livro da série As Irmãs Brown."

 

Bertrand.pt - Acorda para a Vida, Chloe BrownBertrand;
Wook.

 

O próximo livro, Doramar ou a Odisseia, é a mais recente obra de Itamar Vieira Junior. "Depois do sucesso conseguido com o romance Torto Arado - que venceu em Portugal o Prémio LeYa e a seguir, no Brasil, os prestigiados prémios Jabuti e Oceanos e está a ser traduzido em mais de uma dúzia de línguas -, Itamar Vieira Junior regressa com uma coletânea de histórias fascinantes que o confirmam como um grande narrador.

Com linguagem rica e poética e estrutura variada e inovadora, as narrativas presentes neste volume são herdeiras da tradição literária brasileira, mas ao mesmo tempo profundamente contemporâneas no tratamento de questões como a destruição da floresta, a exploração dos mais fracos, a construção de muros entre países, as lutas pelos direitos humanos.

Tal como sucedia em Torto Arado, as heroínas destas histórias são maioritariamente mulheres obrigadas a lutar contra a adversidade, como, de resto, a Doramar que dá nome ao conjunto; mas também não são esquecidos aqueles que regra geral não têm voz, como os escravos levados de África ou os índios empurrados para fora das suas terras.

Este é um livro memorável sobre como as raízes sempre ensombram o futuro. Absolutamente imperdível, reúne textos anteriores e posteriores ao romance que celebrizou o autor".

 

Dom Quixote lançou este livro hoje, a 22 de fevereiro.

 

Bertrand.pt - Doramar ou a OdisseiaBertrand;
Wook.

 

A última novidade é o segundo volume da coleção dedicada à maravilhosa Ana Shirley. Em Ana de Avonlea, de Lucy Maud Montgomery, "aos 16 anos, Ana já é uma menina crescida, mas o cabelo ruivo continua tão explosivo quanto o seu temperamento. nos anos que passaram desde que chegou órfã e sardenta a Green Gables, tem conquistado o amor de todas as pessoas de Avonlea. Quando se torna a nova professora na escola, começa o verdadeiro teste ao seu caráter.

Para além de ensinar o ABC, Ana aprende o quão complicada a vida pode ser quando se intromete no romance alheio, encontra dois novos órfãos em Green Gables, e quando pensa sobre o comportamento estranho do atraente Gilbert Blythe.

Conforme Ana se transforma numa mulher, as aventuras revelam-se divertidas e tocantes".

 

A Editora Minotauro irá publicar o clássico a 24 de fevereiro.

 

Bertrand.pt - Ana de AvonleaBertrand;
Wook.

 

 

 

Por agora, é tudo. O que acham das novidades deste mês?