Wishlist: Lançamentos de julho (Portugal)
Julho está cheio de novidades literárias fantásticas! Gostaria mesmo muito de comprar estes livros publicados pelas editoras portuguesas.
Em primeiro lugar, temos uma nova edição de Anne of Green Gables graças à Minotauro, uma chancela do Grupo Almedina. Ana dos Cabelos Ruivos, de Lucy Maud Montgomery, é o primeiro livro de uma coleção sobre Ana, uma órfã que, devido a um erro, foi parar a Green Gables e foi adotada por dois irmãos, Matthew e Marilla. É com eles e com os novos amigos que Ana, uma menina doce, inteligente e cheia de imaginação, irá aprender o que é uma família, a amizade e o amor.
Vai estar nas livrarias a partir do dia 30 de julho.
Há uns tempos, escrevi uma publicação sobre capas de diferentes edições deste livro. As capas da editora Coerência (editora brasileira) continuam a ser as minhas preferidas, mas a capa da Minotauro também está muito boa, pois dá para ver que foi baseada na série Anne with an E (podem ler a minha opinião sobre a primeira temporada aqui). Além disso, é apelativa quer para um público mais adulto, quer para o público infantil.
Sinopse original. |
De seguida, temos um romance finalista do Booker Prize de 2019. 10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho, de Elif Shafak, é sobre Leila Tequila, cujo cérebro estava a resistir apesar de o seu coração já não estar a bater. Cada minuto após a sua morte permite-lhe visualizar uma recordação, incluindo memórias relacionadas com os seus amigos, que estão agora desesperados para tentar encontrá-la.
A Editorial Presença irá colocar o livro nas lojas a partir do dia 15 de julho.
Sinopse original. |
A Dança da Água, de Ta-Nehisi Coates, vencedor do National Book Award, tem como protagonista Hiram Walker, que nasceu escravo numa plantação na Virgínia. Depois de a sua mãe ter sido vendida, ele perdeu as memórias que tinha dela, mas ganhou um poder misterioso. Anos depois, quando quase se afoga num rio, Hiram é salvo por esse mesmo poder. A partir daí, ele passa a querer fugir da única casa que alguma vez conheceu.
Vai ser publicado pela Cultura Editora, estando à venda nas lojas físicas a partir do dia 24 de julho.
Sinopse original. |
A seguir, temos Os Vivos e os Outros, de José Eduardo Agualusa. Daniel Benchimol, personagem d' A Sociedade dos Sonhadores Involuntários e do Teoria Geral do Esquecimento, regressa ao novo romance de Agualusa. Na Ilha de Moçambique, quando está a decorrer um festival literário que reúne imensos escritores africanos, ocorre uma grande tempestade no continente, deixando os escritores totalmente isolados durante sete dias.
A Quetzal publicou este livro no dia 3 de julho.
Sinopse original. |
Por último, temos a estreia de Matilde Campilho no mundo dos contos. A autora apresenta o seu novo livro desta forma: «Este é um livro de histórias. Narrativas que foram surgindo um dia depois do outro, às vezes durante a tarde, outras logo pela manhã, e a maioria delas quando a noite já havia caído. Talvez o escuro seja mais propício às histórias. Seja como for, de uma maneira ou de outra, todas quiseram chegar-se à luz. Nem que fosse por um segundo. Umas chegaram-se tanto que passaram a ser, elas mesmas, a candeia que iluminou uma noite inteira. Nestas páginas estão retratos imaginários, e dentro desses retratos podem inscrever-se, à vez, coisas como: uma paisagem; um objeto; uma pedra; um bicho; um fogo; um gesto; um instrumento musical; um rosto; um deus. Por vezes, essas coisas vivas e mortas misturam-se num só retrato, como acontece na vida.»
Será lançado pela Tinta-da-china no dia 17 de julho.
Fonte da sinopse. |
Por agora, é tudo. O que acham dos lançamentos nacionais deste mês?