Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wishlist: Maio de 2022 (infantojuvenis em inglês)

Muitos livros em inglês foram publicados no mês passado. Por isso, fiz três listas diferentes, sendo esta focada somente nas novidades infantojuvenis.

 

Em primeiro lugar, temos The Marvellers, de Dhonielle Clayton. Ella Durand, de 11 anos, é a primeira Conjuror a frequentar o Arcanum Training Institute, uma escola de magia que fica nas nuvens e onde Marvellers de todo o mundo praticam as suas artes culturais, como preparar elixires de especiarias indianas e negociar com duendes irlandeses irritantes.

Apesar do seu entusiasmo, Ella descobre que ser a primeira não é uma coisa fácil. Alguns Marvellers desconfiam da magia dela e consideram-na "má e antinatural". Mas, eventualmente, ela cria amizades com o professor de elixires, Masterji Thakur, e outros colegas desajustados, como Brigit, uma rapariga que odeia magia, e Jason, um rapaz com uma predileção por criaturas mágicas.

Quando um criminoso perigoso conhecido como Ace of Anarchy escapa da prisão, supostamente com a ajuda de um Conjuror, as tensões crescem no mundo Marvelliano e Ella torna-se no alvo de suspeitas. Pior do que isso, Masterji Thakur desaparece misteriosamente durante uma viagem de pesquisa. Com a ajuda de amigos e dos seus poderes crescentes, Ella deve encontrar uma forma de limpar o nome da sua família e encontrar o seu mentor antes que seja tarde demais.

 

Este livro de Fantasia foi lançado a 3 de maio pela Macmillan.

 

the marvellers.png

 

 

O próximo livro também foi publicado a 3 de maio, pela Clarion Books. Em Freddie vs. The Family Curse, de Tracy Badua, um romance de Fantasia, Freddie Ruiz está amaldiçoado. 

Enquanto outras pessoas podem ter dias maus, Freddie e a sua família têm tido gerações más: Desde cocó de pássaro a cair nele no dia da fotografia até muitas quedas que lhe renderam o apelido de Faceplant Freddie. Ele aprendeu a ficar quieto e manter-se longe dos problemas, ou seja, sem diversão, amigos e, definitivamente, riscos.

Mas, quando ele descobre uma herança de família, um amuleto centenário das Filipinas que supostamente traz boa sorte, Freddie pensa que a sua sorte irá finalmente mudar.

Ele não poderia estar mais errado. O espírito do tio-bisavô mal-humorado de Freddie está preso no amuleto e os espíritos malignos responsáveis pela morte dele regressaram vingativos. Agora, Freddie e o seu primo, Sharkey, têm treze dias para quebrar a maldição, ou Freddie irá juntar-se a Ramon e ter uma vida após a morte prematura no amuleto.

 

freddie vs. the family curse.png

 

 

Zachary Ying and the Dragon Emperor, de Xiran Jay Zhao, é um romance de Fantasia Contemporânea. Zachary Ying nunca teve muitas oportunidades para aprender sobre a sua herança chinesa. A mãe solteira dele estava suficientemente ocupada a garantir a sobrevivência de ambos e as escolas dele nunca ensinaram nada exceto História e mitos ocidentais. Portanto, Zack, lamentavelmente, não está preparado quando descobre que nasceu para hospedar o espírito do Primeiro Imperador da China para uma missão vital: selar o portal para o submundo chinês antes que o próximo Mês Fantasma o abra.

A missão toma um rumo errado imediatamente quando o Primeiro Imperador tenta, sem sucesso, possuir o corpo de Zack e liga-se, ao invés, aos auscultadores de gaming de Zack, levando a uma batalha onde a alma da mãe de Zack é tomada por demónios. Agora, com um dos tiranos mais infames da história a latir nos ouvidos dele, Zack deve viajar pela China para roubar artefactos mágicos e derrotar figuras da história e do mito, enquanto aprende a usar os incríveis poderes de dragão de água do imperador.

E se Zack não conseguir concluir a missão a tempo, os espíritos do submundo irão inundar o reino mortal e ele poderá perder a sua mãe para sempre.

A Simon & Schuster lançou este livro a 10 de maio.

 

zachary ying.png

 

 

A seguir, temos Fight + Flight, um livro contemporâneo de Jules Machias. Avery Hart vive para a emoção e a velocidade da sua bicicleta suja e o baque surdo da sua bateria. Mas, depois de ser diagnosticada com síndrome de Ehlers-Danlos hipermóvel, uma doença que afeta as suas articulações, Avery divide o seu tempo entre fisioterapia sem fim e a pensar que a diversão e a independência poderão ter acabado para sempre.

A preocupação também é algo familiar para Sarah Bell. Durante meses, ela tem tido ataques de pânico intensos. Não interessa se ela despeja a ansiedade ao fazer arte. Ela parece não conseguir controlá-la e começa a pensar se será assim para sempre.

Enquanto ambas estão a atingir o pico do medo sobre o que os seus futuros reservam, o presente toma um rumo aterrorizante quando a escola delas é aparentemente atacada por homens armados. Embora, mais tarde, saibam que foi um exercício de tiro ativo, a experiência traumática une as meninas numa amizade que mudará a maneira como elas veem as suas situações e irá ajudá-las a encontrar força, e não só, uma na outra.

 

Foi publicado pela Quill Tree Books a 24 de maio.

 

fight + flight.png

 

 

A próxima novidade é um infantojuvenil de Jesse Q. Sutanto. Em Theo Tan and the Fox Spirit, Theo não quer um companheiro espiritual. Ele só quer ser uma criança americana normal, jogar vídeojogos, ir a convenções e usar pingentes de cirth para lançar os seus feitiços como toda a gente. Contudo, quando o seu irmão mais velho morre, Theo acaba por herdar o espírito de raposa de Jamie, Kai.

Kai também não está feliz com a situação. Theo não é nada como Jamie e os dois nunca se deram bem. Mas, quando percebem que o diário misterioso que Jamie deixou para Theo está cheio de pistas e códigos secretos, está claro que algo estranho estava a acontecer no estágio de Jamie na Reapling Corp.

Só podem entrar no campus através do programa de acampamento de verão altamente competitivo Know Your Roots, uma celebração das culturas chinesa e indiana desenhada para ajudar os estudantes a conectar-se à sua herança. Theo e Kai deverão ultrapassar as suas diferenças para honrar os últimos desejos de Jamie, ou o mistério que morreu com ele irá ficar por resolver para sempre...

A Macmillan lançou o livro a 31 de maio.

 

theo tan.png

 

Por fim, temos Small Town Pride, de Phil Stamper. Neste livro contemporâneo, Jake está a começar a aproveitar a vida como a primeira criança abertamente gay da sua escola. Apesar do apoio e da aceitação por parte da família e dos amigos, o mesmo não pode ser dito sobre toda a gente da sua pequena cidade de Barton Springs, Ohio.

Quando o pai de Jake pendura uma bandeira do orgulho divertidamente grande no jardim da frente como uma demonstração de amor exagerada, o presidente da câmara começa a receber queixas. Algumas pessoas estão preocupadas com o facto de a bandeira poder resultar em algo realmente extravagante: uma marcha do orgulho.

Mas Jake não pensa nisso como uma ideia ridícula. Porque não podem ter um festival do orgulho em Barton Springs? O problema é que Jake sabe que ele precisará da aprovação do conselho da cidade e o presidente da câmara não irá apoiá-lo. Quando Jake e os amigos tentam encontrar uma forma de trazer o Orgulho para Barton Springs, parece suspeito que o filho do presidente, Brett, subitamente queira passar tempo com Jake.

 

Foi publicado a 31 de maio pela HarperCollins.

 

small town pride.png

 

E, assim, termino a wishlist de maio sobre novidades infantojuvenis. O que acham destes livros?