Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wishlist: Maio de 2022 (Portugal)

Hoje é o último dia de maio, ou seja, é o dia perfeito para falar sobre os imensos livros que as editoras portuguesas lançaram este mês.

 

Primeiro, temos Renascer do Fogo - Doze e a Floresta Gelada, de Aisling Fowler. "Repleto de personagens inesquecíveis e de um enredo convincente, a estreia arrebatadora de Fowler decorre num mundo pré-histórico fruto de uma imaginação assombrosa, onde uma jovem e corajosa caçadora enfrenta com valentia as florestas proibidas do norte à procura de uma rapariga desaparecida.

Situado nas florestas nevadas do norte de um mundo pré-histórico imaginário, Renascer do Fogo é a estreia da década no âmbito da literatura infantil. Simultaneamente empolgante e engraçado, também tem pinceladas de uma tristeza desoladora, assinalando o início de uma nova e imparável narrativa em termos de histórias infantis.

Doze proferiu o Juramento e agora é Caçadora. Renunciou ao seu nome para se treinar na arte de combater monstros e manter a paz, e só poderá escolher um nome novo quando for plenamente merecido.

Mas quando as paredes do Pavilhão são atacadas pela primeira vez, e uma menina é raptada, Doze é a única interessada em ir atrás da criança…
Acompanhada por Cão e pelo guardião de pedra do pavilhão, Doze embrenha-se numa aventura épica que lhe vai mudar a vida, o nome - e o seu mundo todo".

 

Foi lançado pela HarperCollins Portugal a 3 de maio.

 

renascer do fogo.png
Bertrand;
Wook.

 

A seguir, temos Viúva de Ferro, um romance de Ficção Científica YA de Xiran Jay Zhao. "As fronteiras de Huaxia são defendidas por máquinas de guerra gigantescas movidas pela energia vital de um piloto e da sua concubina. Os combates são violentos e, se os homens sobrevivem, as mulheres são quase sempre sacrificadas. Apesar de saber o futuro trágico que a espera, Zetian alista-se no exército com apenas um objetivo: a vingança.

Graças à sua força psíquica excecional, Zetian sai vitoriosa do confronto e torna-se na Viúva de Ferro, juntando-se à elite de pilotos e fazendo par com Li Shimin, o piloto mais perigoso e controverso de Huaxia.
Agora que sabe do que é capaz, Zetian vai utilizar todas as armas para permanecer viva e lutar contra o sistema patriarcal que governa a sociedade e que despreza a vida das mulheres..."

 

A Saída de Emergência publicou este livro a 5 de maio.

 

viúva de ferro.png
Bertrand;
Wook.

 

Esses Prazeres Violentos, de Chloe Gong, é um romance de Fantasia YA que tem uma forte presença nas redes sociais e já conquistou os corações de muitos leitores portugueses. "Em Xangai, um monstro desperta...

Corre o ano de 1926 e Juliette Cai regressa à cidade onde havia deixado o coração. Voltou para se assumir como herdeira do Gangue Escarlate, um dos dois gangues que controlam Xangai.

Os seus rivais são os implacáveis Flores Brancas, que lutam contra os Escarlate há gerações. Por detrás de cada movimento está o seu herdeiro, Roma Montagov, o primeiro amor de Juliette... e a primeira traição.

Mas a cidade que Juliette encontra não é a mesma que deixou. Xangai está rendida à devassidão, aos interesses ilícitos e à violência. Nunca antes o poder dos gangues foi tão ameaçado.

E quando gângsteres dos dois lados começam a exibir comportamentos inexplicáveis, não há como parar os rumores - de um contágio, de uma loucura. Um monstro nas sombras. À medida que as mortes se acumulam, Juliette e Roma têm de colocar as suas armas - e ressentimentos - de lado e trabalhar em conjunto, pois se não conseguirem deter o caos, não restará cidade para qualquer um deles governar.

Os amantes condenados terão de enfrentar a explosiva rivalidade entre as suas famílias e a fatal ameaça que espreita nas sombras, nesta versão irresistível do clássico Romeu e Julieta".

 

 A Quinta Essência lançou este livro a 10 de maio.

 

esses prazeres violentos.png
Bertrand;
Wook.

 

O dia 30 de maio ficou marcado pelos lançamentos do Grupo Penguin. Primeiro, temos um infantojuvenil que pode ser perfeito para os fãs de Percy Jackson. Em Skandar e o Roubo do Unicórnio, de A. F. Steadman, "Skandar Smith sempre quis ser um cavaleiro de unicórnios. Ao completar treze anos, submete-se ao Exame de Incubação e acaba por ser emparelhado com um animal extraordinário, que é tão poderoso quanto mortal. Porém, quando o seu sonho está prestes a realizar-se, os acontecimentos tomam um rumo muito mais perigoso do que ele poderia imaginar.

Um sombrio e perverso inimigo rouba o unicórnio mais poderoso da Ilha. Cabe agora a Skandar e aos seus novos amigos encontrar o ladrão e repor a ordem. Só que, à medida que a ameaça se aproxima, Skandar descobre um segredo que pode destruir o seu mundo para sempre…"

 

Foi publicado pela chancela Nuvem de Tinta.

skandar.png
Bertrand;
Wook.

 

A próxima novidade desta lista é Tita e Trevo - O Mistério dos Cãezinhos Desaparecidos, de Megan Rix. "Uma menina que sonha ter um cãozinho. Um cãozinho que só quer voltar para casa. Um mistério patudo para resolver!

Num dos seus passeios, a Tita vê um homem muito suspeito com uma carrinha cheia de cães. com a pulga atrás da orelha, a Tita decide investigar. É então que um dos cãezinhos consegue escapar da carrinha e se esconde junto dela. Tão fofinho! e está tão assustado!

A Tita leva-o para casa e partilha com os pais o que descobriu. Mas será que vai conseguir desmascarar aquele ladrão? E o cãozinho terá dono? É que não vai ser fácil deixá-lo ir embora...

Uma aventura divertida e inclusiva, com uma dupla que nos vai dar uma grande lição de amizade, bondade e persistência".

 

Foi publicado pela chancela Booksmile.

 

tita e trevo.png
Bertrand;
Wook.

 

Alguém é fã de Stranger Things? A quarta temporada estreou na passada sexta-feira e, ontem, a chancela Nuvem de Tinta publicou Stranger Things - Max, A Fugitiva, de Brenna Yovanoff. "Max Mayfield simplesmente não se consegue encaixar. Não é delicada ou cheia de folhinhos, como a sua mãe gostaria. Nunca parece dizer a coisa certa. E prefere passar os seus dias no salão de jogos mais do que em qualquer outro lugar. Quando vivia na Califórnia, tinha amigos e o seu pai estava a apenas uma viagem de autocarro de distância. Mas foi então que a mãe de Max se casou com Neil, e o seu meio-irmão, Billy, entrou em cena.

Agora, Max e a sua nova família vivem em Hawkins, Indiana. O seu padrasto trata-a por Maxine, Billy está fora de controlo e a sua mãe não é capaz de intervir. Max continua a pensar que encontrou amigos para substituir os que deixou na Califórnia, mas todos eles erguem barreiras assim que se começam a sentir vulneráveis. Isto é, até que Max descobre o quão sérias — e estranhas — as coisas realmente são em Hawkins.

Max não tarda a perceber que é a mais nova personagem numa história bizarra com democães, um perigoso Devorador de Mentes e uma Maga de verdade. Terá de fazer algumas escolhas sérias se pretende salvar Hawkins das partes mais sombrias do Mundo Invertido — presumindo que o violento, louco e descontrolado Billy não se atravesse primeiro no seu caminho".

 

 

max, a fugitiva.png
Bertrand;
Wook.

 

Quem já viu os livros de Adam Silvera por todo o lado no Tik Tok? A Topseller publicou mais um livro deste autor, Tudo O que Restou de Nós. Neste romance contemporâneo YA, "Griffin acaba de perder o seu primeiro amor num trágico acidente. O Theo era o seu melhor amigo, o seu ex-namorado e a pessoa com quem se via a passar o resto da vida. Apesar de terem terminado o namoro uns meses antes, e de o Theo ter uma nova relação com o Jackson, o Griffin continuava a acreditar que iriam acabar por ficar juntos.

Agora, arrasados com a perda, o Griffin e o Jackson aproximam-se, numa tentativa de reavivarem as memórias que partilham da pessoa que ambos amaram. Mas à medida que as conversas correm, verdades vêm à tona e o efeito é devastador.

Para conseguir reconstruir a sua vida, o Griffin terá de confrontar o passado e todas as histórias que viveu com o Theo. de contrário, poderá colocar em risco a sua felicidade e o seu próprio futuro!"

 

tudo o que restou de nós.png
Bertrand;
Wook.

 

A Topseller também publicou um outro livro muito adorado nos EUA. Sete Dias em Junho, de Tia Williams, já estava há algum tempo na minha lista e fiquei contente ao descobrir que iria ser publicado este mês cá. "Sete dias para se apaixonarem, quinze anos para esquecerem e sete dias para recuperarem tudo de novo...

Quando Eva Mercy e Shane Hall se cruzam num evento literário em Nova Iorque, a faísca entre os dois é inegável, deixando toda a comunidade de autores negros em polvorosa. À primeira vista, Eva e Shane nada têm em comum. Ela é uma famosa autora de fantasia erótica que vive com a filha de 12 anos. Ele é um enigmático autor de ficção literária que se esquiva às luzes da ribalta.

O que ninguém sabe é que, quinze anos antes, quando eram adolescentes, Eva e Shane passaram uma intensa semana juntos, sete dias que lhes mudaram a vida para sempre. Agora, além de não conseguirem negar a química que ainda os une, começam a ter dificuldade em continuar a esconder um passado partilhado que influenciou a escrita de ambos.

Durante uma quente semana de Junho, Eva e Shane reaproximam-se, mas ela não tem a certeza de poder confiar no homem que lhe partiu o coração e só quer que ele se vá embora rapidamente, para conseguir recuperar o equilíbrio da sua vida. Mas antes que Shane volte a desaparecer, Eva precisa que ele lhe responda a algumas das perguntas que ficaram tantos anos sem resposta".

 

sete dias.png
Bertrand;
Wook.

 

A última novidade do grupo Penguin é um livro nacional. Em O Elevador, de Filipa Fonseca Silva, "Numa noite quente de Verão, um casal prepara-se para ir jantar fora. Sara, contrariada, perde tempo deliberadamente. Alex, paciente, tenta não começar uma discussão. Só que, de repente, o elevador fica encravado, prendendo-os a noite inteira no seu interior.

Sem forma de saírem, Sara e Alex são obrigados a confrontar-se com o estado da sua relação, empurrados para uma conversa que de outro modo não teriam. Sairá dali o seu amor mais forte? Ou erguer-se-á um muro impossível de derrubar?"

 

A chancela Suma de Letras publicou este livro também a 30 de maio.

 

elevador.png
Bertrand;
Wook.

 

E, finalmente, temos dois livros de uma nova coleção infantojuvenil portuguesa. Em A Primeira Aventura de Pepino, de M. S. d'Oliveira Martins, "Pepino é um rapaz de oito anos que se vê a caminho do campo, para passar as férias de verão longe dos pais, pela primeira vez, com tios-avós e primos que nunca conheceu. Mas nem tudo está perdido!

Na companhia de Samanta e Nico, Pepino parece descobrir que há uma verdadeira aventura à espreita no antigo casarão onde a velhíssima Sra. Marjorie vive sozinha com o seu gato Cícero!

Vozes estranhas, vultos na noite… serão fantasmas? Ou ladrões à procura de velhos tesouros? Isso é o que Pepino e os amigos vão descobrir!"

 

pepino 1.png
Bertrand;
Wook.

 

No segundo livro, Pepino e o Jogo das Estátuas, "Pepino não acredita na sua sorte! Na semana de férias intercalares, em novembro, os pais tiveram a ideia de ir acampar. Que felicidade!

No entanto, o que prometia ser apenas uns dias tranquilos em família torna-se num mistério em torno das antigas ruínas, onde as estátuas parecem ganhar vida durante a noite. Pepino e Guida são os únicos que parecem aperceber-se disso. Pepino, Guida e Tito, o seu cão, estão determinados a descobrir a causa do mistério.

Lendas de tesouros, estátuas que se mexem, subterrâneos escondidos… O que se passará afinal?"

 

Ambos são lançados hoje, 31 de maio, pela Livros Horizonte.

 

pepino 2.png
Bertrand;
Wook.

 

 

Por agora, é tudo. O que acham destas novidades de maio?