Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wishlist: Março de 2021 (Portugal)

As livrarias açorianas estiveram sempre abertas (não tivemos as medidas que o continente teve nestes primeiros meses de 2021), mas as livrarias do continente abriram esta segunda-feira e isso significa que as editoras já sentem mais segurança em colocar novidades à venda.


Em primeiro lugar, temos o segundo capítulo de uma trilogia de Fantasia. O Rei Perverso, de Holly Black, é a continuação de O Príncipe Cruel. Deste modo, e para evitar spoilers, não deixarei a sinopse nesta publicação. Podem, claro, clicar no link que está na legenda da imagem e, assim, ler o resumo oficial do segundo livro.

Foi lançado pela Topseller no dia 8 de março.


Bertrand.pt - O Rei Perverso
Sinopse oficial.


Depois, temos um dos grandes lançamentos do ano. Kazuo Ishiguro, após ter recebido o Prémio Nobel da Literatura em 2017, volta a publicar um livro, Klara e o Sol. Desta vez, o autor usa a inteligência artificial como forma de analisar a humanidade. A protagonista é Klara, uma Amiga Artifical com uma grande capacidade de observação e que vê o comportamento de quem entra na loja onde está e dos transeuntes. Klara espera, um dia, ser escolhida por um cliente, mas, quando surge a oportunidade de as suas circunstâncias mudarem para sempre, ela é aconselhada a não confiar muito nas promessas dos humanos. O romance acaba, assim, por ter uma grande questão: o que significa amar?

A Gradiva publicou este livro no dia 9 de março.

 

Wook.pt - Klara e o Sol
Sinopse oficial.


Depois, a Porto Editora, no dia 11 de março, lançou A Dança das Estrelas, de Emma Donoghue. Este romance tem a Irlanda de 1918 como cenário. É um país devastado pela guerra e pelas doenças e é neste contexto que conhecemos a enfermeira Julia Power, que trabalha num hospital sobrelotado e com falta de pessoal. Neste espaço, há grávidas que contraíram uma gripe desconhecida e que, por isso, são colocadas em quarentena. É assim que Julia conhece duas mulheres enigmáticas: a Dr.ª Kathleen Lynn, procurada pela polícia por ser uma líder revolucionária do Sinn Féin, e Bridie Sweeney, uma voluntária jovem, mas sem experiência de enfermagem.
Numa enfermaria minúscula, escura e sem condições, estas três mulheres irão lutar contra uma pandemia desconhecida, perder pacientes, mas também dar as boas-vindas a novas vidas. É uma história sobre a devastação, o amor e a humanidade onde mães e cuidadoras fazem os possíveis e os impossíveis para cumprir com as suas missões.


Bertrand.pt - A dança das estrelas
Sinopse oficial.


Heartstopper: Volume 1, de Alice Oseman, também chegou às livrarias no dia 11 de março. É o primeiro de uma coleção de romances gráficos sobre Charlie e Nick. Eles estão na mesma escola, mas nunca se conheceram... até que, um dia, são obrigados a sentar-se lado a lado. Tornam-se amigos rapidamente e Charlie começa apaixonar-se por Nick. Charlie acha que o sentimento não é recíproco, mas o amor é algo surpreendente e, por vezes, as coisas boas estão mesmo ao nosso lado.

Foi traduzido pela Cultura Editora.


Bertrand.pt - Heartstopper: Volume 1
Sinopse oficial.


Amanhã, dia 19 de março, Portugal irá, finalmente, ter A Polícia da Memória, de Yoko Ogawa. A ação deste finalista do International Booker Prize ocorre numa ilha sem nome, situada numa costa anónima, onde objetos começam a desaparecer. No início, desaparecem chapéus, fitas, pássaros e rosas. No entanto, a situação agrava-se. A maioria dos habitantes não repara nestas mudanças e os poucos que conseguem recuperar os objetos perdidos vivem receosos da Polícia da Memória, pessoas que asseguram que o que desaparece permanece no esquecimento.

Quando uma jovem romancista descobre que o seu editor corre perigo, ela elabora um plano para o ocultar debaixo da sua casa. À medida que o medo e o sentimento de perda se aproximam, agarram-se à escrita como forma de preservar o passado.

É uma edição da Relógio d'Água.



Wook.pt - A Polícia da Memória
Sinopse oficial.



O que acham deste regresso das novidades literárias em Portugal?