Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

Wishlist: Novembro de 2021 (Portugal) - Parte 2

25.11.21, Daniela S.

Aqui estão os mais recentes lançamentos de novembro do mercado editorial português que estão na minha wishlist!

 

Primeiro, temos o terceiro volume de uma coleção infantojuvenil portuguesa. Estou a falar de Matilde e As Horas Roubadas, de Patrícia Furtado. "Desta vez a Matilde quase se perde no tempo, mas graças à amizade e à sua coragem, consegue salvar-se!

Não é que a Matilde não consiga afastar-se dos sarilhos. Os sarilhos é que a encontram, a pequena bruxa não tem propriamente culpa. A verdade é que há muitos mistérios em Torres Altas, mistérios e segredos que ninguém parece querer desvendar. E Matilde não aceita meias explicações, ela quer ir até ao fundo de todas as questões. Porque é que de repente todos começam a chegar atrasados a todo o lado? E porque é que os relógios estão a andar mais depressa? O tempo está a encurtar? Mas para onde vai? E por que razão algumas pessoas foram esquecidas para sempre? Tantas perguntas, tantas possibilidades. E é por isso que a Matilde não pode descansar até descobrir tudo."

 

Foi publicado a 16 de novembro pela Nuvem de Letras.

 

Bertrand.pt - Matilde e as Horas RoubadasBertrand;
Wook.

 

A seguir, apresento-vos o primeiro livro de Rick Riordan que não tem nada a ver com mitologias, sendo, aliás, um reconto d'As Vinte Mil Léguas Submarinas, de Jules Verne. Em A Filha das Profundezas, "Ana Dakkar é aluna na Academia Harding-Pencroft, uma escola secundária que forma os melhores cientistas marinhos, guerreiros navais, navegadores e exploradores subaquáticos do mundo. Gerações de Dakkars frequentaram a Harding-Pencroft e Ana espera estar à altura do desafio. Todos os receios se dissipam quando, durante uma visita de estudo, os alunos assistem a uma tragédia que mudará para sempre as suas vidas. Ao que parece, a Harding-Pencroft e a sua escola rival, o Land Institute, travam uma guerra fria há cento e cinquenta anos - e, com esta tragédia, a guerra acabou de aquecer.

Perseguida pelos inimigos, Ana descobre que os laços da sua família com Harding-Pencroft vão mais longe do que jamais imaginou - recuam até ao seu antepassado não tão fictício, o lendário Capitão Nemo.
O Land Institute não vai desistir enquanto não puser as mãos nos segredos do génio tecnológico de Nemo. Ana e os colegas de turma terão de lutar sozinhos contra os inimigos mortais. E com eles aparentemente sempre um passo à frente, poderá Ana confiar em mais alguém além de si mesma...?"

 

Foi também lançado a 16 de novembro pela Nuvem de Letras.

 

Bertrand.pt - A Filha das ProfundezasBertrand;
Wook.

 

A próxima novidade é um livro de não-ficção de Michaela Coel, criadora e protagonista da série premiada I May Destroy You. "Um inadaptado é alguém que encara a vida de um modo diferente. Mas há muitas pessoas que se tornam inadaptadas porque a vida olha para elas de forma diferente.


Michaela Coel, criadora e protagonista de Chewing Gum e de I May Destroy You, a melhor série de 2020, traz-nos um testemunho apaixonante sobre o poder de quem está à margem, o poder de dizer «não» e o poder de não nos adaptarmos. A Palestra MacTaggart de Michaela Coel sensibilizou muitas pessoas graças às suas revelações acerca de questões de raça, classe e género. Mas a pessoa mais afetada foi a própria Michaela, a quem a experiência e as reflexões desse dia transformaram enquanto pessoa e enquanto criadora.

Inadaptados expande essa palestra, submergindo os leitores na sua visão através de alegorias poderosas e episódios pessoais impactantes - desde a infância passada no East End, à sua descoberta do teatro e à paixão por contar histórias. Com humor e discernimento inspiradores, Michaela fala-nos de como lidou com o trauma e com as metamorfoses da vida e de como se tornou uma ativista pela transparência total e pela inclusão. Quando lemos a sua história, somos convidados a refletir sobre a nossa. Aceitarmos aquilo em que somos diferentes, diz-nos, tem um poder transformador nas nossas vidas.

Michaela Coel usa o percurso criativo como um emblema da necessidade de nos tratarmos com cuidado, respeito e, sempre, transparência. Inadaptados é um apelo à honestidade, à empatia e à inclusão. Este livro foi escrito para todos os que já se perguntaram se pertenciam e para qualquer pessoa que se preocupa com «encaixar»."

 

A Bertrand Editora publicou este livro a 18 de novembro.

 

Bertrand.pt - InadaptadosBertrand;
Wook.

 

De seguida, temos Os Gestos, de Djaimilia Pereira de Almeida. "Os Gestos reúne notas de regresso a casa sob a forma de migalhas deixadas no caminho.
Anotações biográficas, ficções curtas, ensaios mínimos, fixações, sinais, lembretes, bilhetes, notas de leitura, acenos: memorabilia das mãos que nos dão a mão quando caímos."

 

A Relógio d'Água lançou este livro a 18 de novembro.

 

Bertrand.pt - Os GestosBertrand;
Wook.

 

O próximo título é, na realidade, a leitura em dezembro do Read with Daniela, o meu clube literário! Em Princesa em Teoria, de Alyssa Cole, "entre a pós-graduação e os seus vários empregos, Naledi Smith não tem tempo para contos de fadas… ou paciência para os e-mails que anda a receber que dizem que ela é a noiva prometida de um príncipe africano. Tendo sido adotada em pequena, cedo aprendeu que as únicas coisas com que podia contar eram ela própria e a ciência, e uns e-mails disparatados não irão convencê-la do contrário.

O Príncipe Thabiso é o único herdeiro do reino de Thesolo, pelo que o seu casamento está no topo da lista de prioridades dos pais e do seu povo. Sempre obediente e cumpridor, Thabiso consegue localizar em Nova Iorque a sua noiva desaparecida há anos, e está determinado a levá-la de volta para Thesolo. Ao abordá-la, porém, Naledi confunde-o com um simples empregado, e Thabiso não resiste à oportunidade de experimentar a vida, e o amor, sem o peso da sua coroa. A química entre ambos é instantânea e irresistível, e uma amizade com um pequeno flirt à mistura depressa evolui para noites apaixonadas. Mas, quando a verdade é revelada, poderá uma princesa em teoria tornar-se uma princesa real e viver feliz para sempre?"

 

Foi publicado pela Topseller a 22 de novembro.

 

Bertrand.pt - Princesa em TeoriaBertrand;
Wook.

 

A 23 de novembro, foi publicado Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes - 100 Mulheres Negras que Mudaram o Mundo, editado por Lilly Workneh. "Neste novo volume da coleção Raparigas Rebeldes, lêem-se histórias de cem mulheres negras incríveis que tentaram tornar o mundo melhor para si e para as pessoas à sua volta.

Escrito e ilustrado inteiramente por mulheres ou pessoas não binárias negras, este volume inclui nomes atuais, como a poeta Amanda Gorman, mas também figuras históricas, como a jornalista Ida B. Wells ou a cantora Aretha Franklin.

Com prefácio de CaShawn Thompson, criadora do movimento #blackgirlmagic."

 

Nuvem de Tinta é a editora.

 

Bertrand.pt - Histórias de Adormecer para Raparigas RebeldesBertrand;
Wook.

 

Por fim, temos Castas - As Origens do Nosso Descontentamento. "Isabel Wilkerson, jornalista vencedora de Pulitzer, redefine a compreensão das estruturas sociais em que nos inserimos, preferindo o uso do termo castismo ao habitual racismo.
Nesta obra, a autora associa aqueles que considera os três principais sistemas de castas, o do Estados Unidos, o da Índia e o da Alemanha nazi, às respetivas influências culturais, políticas e legais, remontando a pesquisa ao tráfico negreiro e até à diáspora lusitana, da qual, à chegada à Índia, resultou o aparecimento da palavra portuguesa casta, para raça, linhagem.
Com uma impressionante lista de referências a notícias, estudos, documentos, declarações, decisões administrativas e judiciais de vários países e épocas, Wilkerson estabelece um perturbador elo entre os castismos mundiais através de oito pilares estritamente delimitados.

A colonização dos Estados Unidos pelos povos europeus e o que dela resultou para os protocolos de casta e para os contornos políticos atuais em todo o mundo, é revista pela autora num intenso e perturbador desfile de histórias individualizadas de escravatura e insensibilidade, apresentadas com vívido e estonteante detalhe.
Ninguém, onde quer que viva ou que cor tenha na pele, pode dar-se ao luxo de desconhecer uma história do mundo contada assim."

 

Será publicado hoje, 25 de novembro, pela Cultura Editora.

 

Bertrand.pt - CastasBertrand;
Wook.

 

 

Se ainda não leram a primeira parte da Wishlist de novembro de 2021 (Portugal), cliquem aqui.

 

O que acham destas novidades?