Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

Wishlist: Outubro de 2021 (Portugal)

11.10.21, Daniela S.

A primeira metade de outubro ainda não terminou, mas o mercado editorial português já está cheio de novidades para todos os gostos!

 

Primeiro, temos Farol de Esperança. "Quando tudo parece perdido, aparece o Hopepunk. Farol de Esperança, a nova antologia da Editorial Divergência, conta com sete contos de autores portugueses que trazem votos de esperança e coragem em tempos difíceis, quando, por vezes, o desespero é a opção mais fácil.

Guiados por uma luz divina que nasce de pura escuridão, os nossos heróis enfrentam os mais diversos obstáculos e lutam em prol de um mundo melhor para todos."

 

Foi publicado a 9 de outubro.

 

Bertrand.pt - Farol de EsperançaBertrand;
Wook.

 

 

A seguir, temos Um Mundo às Escuras, de Maria Roque Martins. "E se, de repente, deixasse de haver electricidade?

No Apagão, quando a electricidade misteriosamente desaparece, cabe a cada um lutar pela sua sobrevivência.

Deixando tudo para trás, Teresa e a sua avó partem numa viagem por uma Península Ibérica desolada por fome, fogos e violência.

Vinte anos depois, Rita, a filha de Teresa, encontra o diário que a mãe escreveu na viagem entre Lisboa e Grenoble. Decide fazer o caminho inverso e parte em busca das suas raízes, num mundo sem luz e à sombra de uma guerra.

Esta é a história de uma viagem de ida e volta, vivida por duas gerações e contada a dois tempos."

 

A Editorial Divergência lançou o livro a 10 de outubro.

 

Bertrand.pt - Um Mundo às EscurasBertrand;
Wook.

 

 

O próximo lançamento é um romance contemporâneo. "Nina Hill tem uma vida confortável: trabalha numa livraria, participa em concursos de cultura geral com uma equipa fantástica, tem uma agenda muito organizada onde anota tudo o que é importante e partilha a casa com o seu gato Phil.

Filha única de uma conceituada fotógrafa que se tornou uma mãe ausente devido às constantes viagens, é nos livros que devora a toda a hora que Nina encontra o seu refúgio e os seus momentos de verdadeira felicidade.

Quando recebe a notícia da morte do pai, de quem nunca soube nada, Nina fica em choque. De um momento para o outro, o seu núcleo familiar passa a incluir um irmão, três irmãs e vários sobrinhos e sobrinhas, todos a viverem perto! E pior… Esta horda de desconhecidos parece estar cheia de vontade de conviver com ela, o que vai totalmente contra as suas tendências antissociais.

Como se essa não fosse já uma mudança suficiente na sua rotina, Nina vê-se também perante a presença cada vez mais constante de Tom, o seu maior adversário nas noites de quiz, que afinal até é um homem querido, divertido e profundamente interessado em conhecê-la melhor.

Será ela capaz de sair da sua zona de conforto e trocar a ficção pela vida real?"

 

A Topseller (20|20 Editora) lança hoje, 11 de outubro, A vida livresca de Nina Hill, de Abbi Waxman.

 

Bertrand;
Wook.

 

 

Também há muitos livros para os mais novos este mês. Por exemplo, temos Unlock! - Tenta Escapar das Catacumbas, de Fabien Clavel. "Tu és o Afonso e adoras a adrenalina de um bom enigma! Com um grupo de amigos, tomaste conhecimento de uma série de rumores que vos fizeram querer descer às catacumbas da vossa escola para os investigar. Mas agora, para escapar, todos contam com a tua perspicácia, espírito de aventura e resiliência.

Resolve os enigmas para escapar das catacumbas!"

 

 

Será publicado amanhã, a 12 de outubro, pela Edições Asa.

 

Bertrand;
Wook.

 

 

Os próximos dois livros infantojuvenis são das mesmas autoras e não têm uma ordem de leitura. Tanto podem ler um primeiro, como o outro. Ambos são da autoria de Ledicia Costas, com ilustrações de Susa Monteiro. Apresento-vos, primeiro, Esmeraldina, a Pequena Fantasma. "O Hotel Fantastique situa-se no Oeste Selvagem e nas suas cozinhas a pequena Esmeraldina é feliz, aprendendo os truques culinários com a sua avó, a Tremenda, uma 'chef' de reputação mundial. Porém, um acesso de escarlatina põe fim à vida da protagonista e o anúncio da sua morte corre que nem pólvora entre os habitantes do além. Ao hotel começam a chegar defuntos vindos de todos os lados para aí se instalarem. Esmeraldina tem de aprender a tornar-se uma fantasma de verdade e, para isso, contará com a ajuda de Lady Horreur, uma peculiar aranha francesa… Para ler antes ou depois de "Escarlatina, a cozinheira-cadáver", esta obra, que desmistifica habilmente e com humor o tema da morte, contribuindo para a sua superação, vê-se reforçada pelas ilustrações de Susa Monteiro e pela força da sua figuração interpretativa, sábio uso de cores e cenários fortes e impressivos."

O segundo livro é Escarlatina, a Cozinheira-Cadáver. "Se fazes anos no dia dos mortos, prepara-te para uma surpresa mortal! É precisamente isso o que acontece a Román, o protagonista, que sonha tornar-se num grande chef e pede um curso de cozinha pelo seu décimo aniversário. Porém, em vez desse presente, recebe um caixão com as instruções para ativar Escarlatina, uma cozinheira do século XIX, e a sua inseparável aranha Lady Horreur… Para ler antes ou depois de "Esmeraldina, a pequena fantasma", esta obra, que valeu à autora, entre outros galardões, o Prémio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil, outorgado pelo Ministério da Cultura de Espanha em 2015, desmistifica habilmente e com humor o tema da morte, contribuindo também para a sua superação."

 

Kalandrala irá lançar os dois livros a 21 de outubro.

 

Bertrand.pt - Esmeraldina, a Pequena Fantasma  Bertrand.pt - Escarlatina, a Cozinheira-CadáverBertrand;
Wook.

 

 

A próxima novidade é um livro de poesia de Yara Nakahanda Monteiro. Em Memórias, Aparições, Arritmias, "os seus poemas transportam-nos para outros tempos e espaços: o da infância e adolescência na periferia de Lisboa; o das histórias da vida em Angola, contadas pela avó. Neles brotam desassossegos rabiscados em cadernos, esboçam-se trilhos imaginados a partir das grandes questões que definem quem somos.

A meio caminho, corre a vida de todos os dias e surge uma voz literária envolvente, encantatória, impossível de ignorar. Qualquer ressonância com a realidade é poesia."

 

A Companhia das Letras irá publicar o livro a 21 de outubro.

 

Bertrand.pt - Memórias, Aparições, ArritmiasBertrand;
Wook.

 

 

Por fim, temos um livro infantil com ilustrações lindíssimas: Ema e as Luzes da Noite, de Lucy Fleming. "Aninhada num pequeno recanto de um velho carvalho, vivia uma pequena rapariga com asas de mariposa chamada Ema.

Ema adorava a luz, mas tinha de ter cuidado para não apanhar sol nas suas asas delicadas. Todas as noites saía a esvoaçar e recolhia luzes de tudo o que brilhava na escuridão, partilhando-as sempre depois com quem delas mais necessitava.

Até que um dia os amigos animais decidem retribuir toda a sua generosidade e arranjam um plano engenhoso para que Ema possa concretizar o seu sonho de ver um dia o Sol…"

Sigo a artista no Instagram e fico muito contente por ver um livro seu em Portugal. As suas ilustrações são mesmo muito bonitas. Podem vê-las aqui.

 

O livro será lançado a 28 de outubro pela Minutos de Leitura.

 

imagemBertrand;
Wook.

 

 

E, por agora, é tudo. O que acham destas novidades?

 

Até breve!

 

 

2 comentários

Comentar post