Vamos a mais uma publicação sobre as novidades literárias de outubro?
Primeiro, temos O Clube Sad Ghost, de Lize Meddings. "Esta é a história de um desses dias - daqueles tão maus que mal consegues sair da cama, quando é uma luta para saíres de casa, ou dos que gostarias de nunca ter vivido.
Mas mesmo os piores dias podem surpreender-te.
Numa festa lotada, um fantasma triste, perdido e sozinho vê outro fantasma triste na outra ponta da sala, e ambos decidem sair juntos.
O que acontece a seguir muda tudo. Porque naquela noite eles iniciam o Clube Sad Ghost - uma sociedade secreta para os ansiosos e sozinhos, um clube para todos aqueles que pensam que não têm onde pertencer."
Foi lançado ontem, dia 17, pela Edições Asa.
Ainda ontem, foi publicado, pela Casa das Letras, uma reedição de Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami. "Kafka à Beira-Mar narra as aventuras (e desventuras) de duas estranhas personagens, cujas vidas, correndo lado a lado ao longo do romance, acabarão por revelar-se repletas de enigmas e carregadas de mistério. São elas Kafka Tamura, que foge de casa aos 15 anos, e Nakata, um homem já idoso que nunca recupera de um acidente de que foi vítima quando jovem, que tem dedicado boa parte da sua vida a uma causa - procurar gatos desaparecidos.
Neste romance os gatos conversam com pessoas, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial.
Trata-se de uma clássica e extravagante história de demanda e, simultaneamente, de uma arrojada exploração de tabus, só possível graças ao enorme talento de um dos maiores contadores de histórias do nosso tempo."
Depois, temos o segundo volume de A Menina que Veio do Outro Lado, de Nagabe. "Não devia ser tocada por eles.
Quem tocou em Shiva foi um forasteiro - aquela mão não era a do Doutor. A possibilidade de a maldição transformar Shiva numa forasteira deixa a menina confusa e o Doutor petrificado… Mas qual o significado da palavra sussurrada pelo forasteiro nesse clima de caos pacífico: mãe?
Continua a história sobre dois seres - um, humano; o outro, não humano - e sobre as manhãs, as noites, a luz e as sombras em que se encontram."
É lançado hoje, dia 18, pela Editorial Presença.
No dia 19, a Singular, nova chancela da Porto Editora, irá publicar Não Deslize para a Direita, de L. M. Chilton. "A recuperar do desastroso final de um longo namoro, Gwen Turner está decidida a seguir em frente o mais depressa possível. O único problema? Cada homem que conhece na aplicação Connector é mais tóxico do que o anterior. Felizmente, pode sempre bloqueá-los e nunca mais pensar neles.
Até ao dia em que, numa visita à aplicação, faz deslizar para a direita o perfil de um serial killer, cuja verdadeira intenção é matar todos os homens com quem ela se encontrou. Desesperada por apanhar o assassino, Gwen vê-se em situações muito comprometedoras e não demora a perceber que qualquer pessoa pode ser o homicida..."
Também neste dia, a Porto Editora irá publicar A Lanterna das Memórias Perdidas, de Sanaka Hiragi. "Esta é a história de Hirasaka e do peculiar estúdio fotográfico onde trabalha, um local que é um ponto de transição entre a vida e a morte.
Os «visitantes» de Hirasaka acordam no estúdio, onde são recebidos com uma chávena de chá, a par de uma inesperada novidade: acabaram de falecer. Antes de partirem para o Céu, terão de cumprir uma última tarefa: selecionar, de entre uma pilha de fotografias – testemunhos de toda a sua existência –, uma por cada ano de vida. Para além disso, têm a possibilidade de viajar no tempo, na companhia de Hirasaka, para capturar uma nova fotografia da memória mais especial, aquela que mais os marcou.
No fim, o visitante assiste ao filme da sua vida, projetado por uma lanterna rotativa, cuidadosamente montada por Hirasaka.
Completa-se assim o ciclo, antes da passagem em definitivo para a eternidade."
A seguir, temos O Indispensável de Mafalda, de Quino. "Mafalda, a irreverente e contestatária criança com angústias existenciais e defensora dos direitos humanos, é uma das personagens de banda desenhada mais acarinhadas de sempre.
Através da Mafalda e dos seus amigos, o inigualável cartoonista argentino Quino reflete com um humor crítico sobre política, economia e sociedade em geral.
Este livro reúne uma seleção das melhores tiras da Mafalda publicadas ao longo de dez anos agrupadas por temas.
No fim, encontra-se uma comovente e reveladora entrevista concedida por Quino ao jornalista italiano Rodolfo Braceli."
Será publicado pela Iguana a 23 de outubro.
Também a 23 de outubro, a TopSeller irá lançar A Sociedade Muito Secreta de Feiticeiras Invulgares, de Sangu Mandanna. "Mika encontrou a magia no lugar mais inesperado.
Mika Moon aprendeu desde cedo a esconder a sua magia, tentando passar despercebida e mantendo-se afastada das outras feiticeiras, para que os seus poderes não atraíssem atenções indesejadas. Depois de perder os pais quando era muito pequena, foi criada por uma série de amas e precetores, pelo que se habituou a cumprir regras e a passar a maior parte do tempo sozinha, a não ser nas reuniões esporádicas da Sociedade de Feiticeiras.
Até ao dia em que recebe uma mensagem com um pedido de ajuda: viajar até à misteriosa Casa de Nenhures, onde deverá ensinar três pequenas feiticeiras a controlar os seus poderes. Apesar de saber que está a quebrar todas as regras da Sociedade, Mika decide aceitar a proposta e acaba enredada na vivência extraordinária dos residentes, incluindo Jamie, um bibliotecário atraente e rabugento que a vê como uma ameaça à segurança das crianças.
Com o passar do tempo, Mika começa a sentir uma sensação de pertença, mas, quando a tranquilidade da Casa de Nenhures é ameaçada, ela terá de decidir se quer mesmo arriscar tudo para proteger o seu novo lar."
No dia 24, contaremos ainda com mais novidades, como Espero-te em Vénus, de Victoria Vinuesa. "Mia, de 17 anos, nasceu com um problema cardíaco. Não tem medo de morrer, mas sempre sentiu que algo a impedia de enfrentar o seu maior medo: procurar a sua mãe biológica em Espanha... até agora. Antes da sua próxima cirurgia, Mia decide que quer conhecer, de uma vez por todas, a pessoa que a abandonou.
Kyle sempre foi a diversão em pessoa... mas isso mudou drasticamente com o acidente de carro que matou o seu melhor amigo. Desde então, debate-se com a culpa e está disposto a fazer qualquer coisa para escapar da sua realidade. Depois de uma reviravolta do destino, Mia e Kyle acabam por se conhecer e decidem viajar juntos para Espanha em busca das respostas para as questões que os atormentam... mas será que o universo os uniu para mudar em definitivo a forma como se sentem em relação à morte e, sobretudo, ao amor?»"
Será lançado pela IN.
De seguida, temos, da editora Levoir, A Árvore Despida, de Keum Suk Gendry-Kim. "Em 1950, quando rebentou a guerra da Coreia, Kyung tinha vinte anos e vivia em Seul com a mãe. Para sobreviver, trabalhava como vendedora numa loja do exército americano. Um dia, conheceu Ok Heedo, um pintor que tinha fugido do norte do país. Para alimentar a família, ele pinta retratos encomendados pelos soldados. Kyung apaixona-se imediatamente por este homem, tão diferente dos outros, tão talentoso. E acima de tudo este amor ajuda-a a esquecer a terrível tragédia que acaba de atingir a sua família... Infelizmente, Ok é casado e, muitos anos mais tarde, visita uma exposição póstuma dedicada a este pintor. O passado sombrio que ela julgava adormecido ressurge de repente. Assim, ela começa a escrever a sua história para se reconciliar com os fantasmas que a assombram.
Inspirado numa história verídica, The Naked Tree é adaptado de uma obra de culto da literatura coreana. Este romance gráfico de cortar a respiração retrata, com grande delicadeza e modéstia as perturbações profundas e por vezes invisíveis causadas pela guerra."
O último lançamento deste dia que eu destaco é Boy Parts - Partes Masculinas, de Eliza Clark. "O hobby favorito de Irina é encontrar homens não particularmente atraentes na rua, convencê-los a irem para sua casa e tirar-lhes fotografias explícitas em posições comprometedoras. Mas será que se fica por aqui?
Depois de iniciar uma licença sabática do bar onde trabalha - por ter sido agredida por uma cliente -, Irina é convidada a expor o seu trabalho numa galeria da moda em Londres, uma quebra da sua rotina de cinema extremo, drogas e álcool. Mas esta notícia vai fazer com que entre numa espiral autodestrutiva, que envolve a sua obsessiva melhor amiga e um jovem rapaz que chamou a sua atenção…
Uma sucessão de noites repletas de drogas, trocas de mensagens agressivas com a melhor amiga, sessões fotográficas de arrepiar e memórias obscuras, fazem com que Irina, e o leitor, tenha dificuldade em distinguir a realidade da ficção. Não é por acaso que Boy Parts é apelidado de American Psycho feminista.
Boy Parts é um incendiário romance de estreia que é, ao mesmo tempo, grotesco e hilariante e que explora sem medos a sexualidade e as relações dos dias de hoje."
A 26 de outubro, pela Bertrand Editora, teremos Alcateia, de Maria Teresa Maia Gonzalez. "O meu último apelido é Lobo. Sou Francisco Lobo, ando no 7º ano e o meu melhor amigo é o Girafa. Espera aí! Um lobo e uma girafa? Devem pensar que estou a gozar. Só-que-não. Agora a sério, o meu último apelido é mesmo Lobo, e o meu amigo é tão alto que todos lhe chamam Girafa. Mas que história é esta?
É a história de um grupo de lobos, sendo que tanto na escola como na vida há lobos maus e lobos bons. Uns falam e outros uivam. Uns zangam-se e outros protegem-se. Uns vivem isolados e outros em alcateia. Quais são os humanos e quais são os animais? Nem sempre se percebe, mas eu, o Girafa e a Leonor (uma rapariga mesmo fixe!) fizemos um trabalho para a escola sobre lobos e descobrimos a história incrível do lobo que se tornou amigo de Francisco de Assis. Andava o lobo a assustar os habitantes de uma aldeia quando São Francisco, conversando e arranjando-lhe comida, se tornou seu amigo, e o lobo deixou de ser perseguido, o que foi mesmo fixe!
Achas possível sermos amigos de um lobo? Se não tens a certeza, lê a história desta Alcateia e depois decide. Enfim, esta é uma história de lobos, do Lobo e de um grupo fixe de amigos da escola.
E tu? Quem são os teus melhores amigos? Quem forma a tua alcateia?"
E há ainda mais lançamentos neste dia, mas têm de esperar pela próxima publicação!
O que acharam destas novidades?