Setembro é o mês que marca a rentrée literária. Por isso, as editoras portuguesas irão lançar imensos livros novos este mês. Tendo em conta que já juntei um bom número de novidades, decidi dividir os títulos e fazer mais do que uma publicação sobre os lançamentos deste mês!
Em primeiro lugar, temos uma novidade infantil. Em A Caveira, de Jon Klassen, "correu sem parar, por entre as árvores e pelos montes, durante muito tempo. De repente, à sua frente, avistou uma casa muito grande e muito velha. A casa tinha um único habitante: uma caveira solitária, que todas as noites recebia uma visita assustadora...
Um conto tirolês macabro e delicado, no estilo inconfundível de Jon Klassen, sobre medo, amizade e coragem."
Foi lançado pela Orfeu Negro a 1 de setembro.
De seguida, temos Guia de uma Rapariga Cubana para o Chá e o Amanhã, de Laura Taylor Namey. "Do sol de Miami até ao aconhego do verão numa pequenina cidade inglesa, este é um romance sobre luto, superação, descoberta do amor e autoconhecimento.
A última coisa que Lila esperava era passar o verão em Inglaterra. Porquê? Ora, porque ela tinha planos muito bem definidos. Vejamos: 1) ficar no lugar que era antes da sua avó, no negócio da família; 2) ir morar com a melhor amiga, depois de se formar; 3) viver feliz para sempre, claro, com o namorado. Mas isso foi antes de tudo desmoronar. Isso foi antes de lhe acontecerem aquelas três péssimas coisas, de seguida. Antes de lhe acontecer o que designa a sua trifeta.
Agora, os pais decidem que ela deve passar três meses com amigos da família em Winchester, para se restabelecer. Mas ali não há sol como em Miami. Ali, só há coisas sensaboronas - da comida ao resto. É um pesadelo. Quer dizer, era, até ela conhecer um certo Orion, que trabalha na loja de chás Maxwell. Orion também tem os seus problemas, mas quer fazer tudo para ajudar Lila a superar os dela: está decidido, ele será o guia de Lila naquele verão. E é então que, rapidamente, a tristonha Inglaterra ganha nova cor. Quando a paixão espreita e o amor começa a invadir-lhe o coração, Lila pondera largar tudo - Miami, o futuro que planeou, as suas raízes - para viver aquele sonho. Porém, a vida dá voltas e voltas até sabermos onde vai desaguar."
A Editorial Presença lançou este livro a 6 de setembro.
No mesmo dia, a Clube do Autor publicou Sr. Foi Engano, de Lynn Painter. "A má sorte sempre perseguiu Olivia Marshall. Ou talvez ela seja apenas a confusão ambulante que a sua família pensa que é. Mas quando recebe uma mensagem sensual enviada por engano, Olivia acredita que as coisas podem estar realmente a mudar... As mensagens anónimas trocadas com o Sr. Foi Engano transformam-se no relacionamento mais excitante e divertido da sua vida.
Colin Beck sempre considerou Olivia como a irritante e desastrada irmã mais nova do seu amigo e companheiro de casa. Mas quando Olivia vai morar com eles, depois de um contratempo inacreditável, repara que se transformou numa mulher diferente e encantadora. Tem a certeza de que consegue manter a devida distância, até ao momento em que descobre que ela é a irresistível Miss Enganei-me no Número, com quem tem trocado mensagens picantes. Agora Colin tem de decidir se continua com a excitante brincadeira ou se se afasta antes que as coisas fiquem demasiado confusas."
A 7 de setembro, a chancela 11 x 17 publicou Mrs Dalloway, de Virginia Woolf. "Numa clara manhã de primavera, Clarissa Dalloway resolve sair para comprar flores para a festa que acolherá naquela mesma noite, em sua casa. Enquanto passeia pelas ruas de Londres, são recolhidas imagens, sensações e ideias, entrelaçadas com as personagens que habitam o seu mundo - do marido, Richard Dalloway, à filha, Elizabeth, e a Peter Walsh, amigo de juventude acabado de voltar da Índia - e que com ele se cruzam - como Septimus Warren Smith, veterano da Primeira Guerra Mundial assombrado por uma doença mental. Romance que revelou em pleno o talento de Virginia Woolf, a sua perspicácia, a sensibilidade transparente e, sobretudo, a arte suprema de descrever os segredos das almas - não os atos mas as sensações que eles despertam - fazem de Mrs Dalloway uma obra-prima indiscutível da literatura universal."
No mesmo dia, a Edições Chá das Cinco lançou Astrid Parker Não Falha, de Ashley Herring Blake. "Quando a vida arrasa os teus planos, nada melhor do que uma renovação a partir do zero
Para Astrid Parker, o falhanço é inaceitável. E desde que o seu noivado se revelou o maior falhanço da sua vida, está absolutamente obcecada com o sucesso da sua carreira. Quando subitamente é convidada para renovar um antigo hotel - e logo com direito a transmissão num popular programa de televisão -, a jovem acredita que chegou o seu momento.
Contudo, os planos de Astrid não incluíam Jordan, neta da dona do hotel, que despreza todas as decisões de design moderno propostas por Astrid. Jordan está determinada a preservar a história do hotel familiar, especialmente porque o resto da sua vida está em cacos.
Quando a persistência de Jordan se transforma em sabotagem, e o mundo perfeito de Astrid é abalado, os produtores veem uma oportunidade para explorar a tensão entre ambas. Contudo, o convívio leva a antipatia a evoluir para algo inesperado, e Astrid tem de decidir o que significa realmente o sucesso. É conseguir o que todos esperam dela, ou descobrir o que quer realmente da vida?"
Também foi publicado, nesse dia, pela Cultura Editora, A Casa de Eva, de Sadeqa Johnson. "Da autora galardoada, um romance ousado, belo e redentor que explora o que significa ser-se mulher e mãe e o quanto se está disposto a sacrificar para se alcançar um objetivo maior.
UMA MULHER PRESA AO QUE FOI NO PASSADO.
Filadélfia, EUA, anos 1950: Ruby Pearsall, uma jovem de quinze anos, está no bom caminho para ser a primeira da família a frequentar uma universidade, ainda que tenha uma mãe que preferia, apenas, vê-la bem casada.
Um amor proibido, porém, ameaça arrastar Ruby de volta à pobreza e ao desespero que lhe foram transmitidos à nascença como uma inevitável herança.
UMA OUTRA MULHER, PRESA AO QUE QUER SER NO FUTURO.
Eleanor Quarles chega à cidade de Washington, D. C. cheia de ambições e segredos. Quando conhece o muito atraente William Pride na universidade, apaixona-se perdidamente. William, porém, é de uma família negra muito rica, da elite da cidade, e os seus pais não facilitam qualquer entrada no círculo íntimo. Eleanor não será exceção, mas acha que ter um filho com William poderá dar-lhe, por fim, a vida com que sempre sonhou.
As histórias destas mulheres irão colidir de forma absolutamente inesperada.
VIVER APENAS O PRESENTE NÃO É ALGO A QUE TENHAM DIREITO.
Um mergulho profundo no que significava ser-se mulher negra nas grandes cidades americanas dos anos 1950. A autora Sadeqa Johnson leva-nos numa viagem pelo racismo, pelo classismo, pelo sexismo e por quase tudo o que, dramaticamente, acaba em ismo.
Um livro triunfal."
De seguida, a 11 de setembro, muitos livros foram publicados pelo grupo Penguin, como Yerba Buena, de Nina Lacour, pela chancela Topseller. "Quando Sara conhece Emilie no restaurante Yerba Buena, a ligação entre as duas é imediata. Mas a bagagem emocional que ambas carregam, bem como o peso das escolhas feitas no passado acabarão por afastá-las. Ao serem confrontadas com tudo aquilo que tentaram deixar para trás, terão de decidir se o amor que as une é ou não mais forte do que os seus passados.
Um livro poderoso e extremamente comovente sobre duas mulheres com um passado traumático que tiveram de ultrapassar vários obstáculos e aprender a conhecer-se a si próprias para encontrarem o seu lugar no mundo."
Pela chancela Nuvem de Letras, foi lançado No Meu Bairro, escrito por Lúcia Vicente e ilustrado por Tiago M. "As diferenças que unem: um livro sobre inclusão e diversidade
Este livro representa uma forma inspiradora de vida em comunidade. É um livro sobre ti e sobre todos nós. Uma abordagem cheia de poesia à diversidade, ao respeito pela individualidade e à aceitação.
Esta obra tem a missão de mudar os estereótipos que existem na sociedade e assume, com orgulho, a diversidade, tornando-a visível para que se possa, finalmente, normalizar.
Através de uma viagem pelas interrogações e vidas de doze crianças, fala-se de diversidade de género, familiar, racial ou de credo religioso, dando ferramentas a quem educa para abordar estes temas, cada vez mais presentes na vida das nossas crianças.
Os livros são a ferramenta ideal para a normalização de uma linguagem que represente de igual forma todas as pessoas.
Assim, pela primeira vez em Portugal, vamos assumir uma proposta do sistema gramatical neutro ELU."
Seis Beijos Perdidos (E uma história de amor), de Tess Sharpe, foi publicado pela Topseller. "Quando a mãe da Tate precisa de um transplante e a mãe de Penny decide ser a dadora, as duas famílias vão morar juntas e as raparigas declaram tréguas.
Só que Penny e Tate estão sempre quase a beijar-se... Além de ser estranho, confuso e embaraçoso, é algo sobre o qual nunca falaram e que se torna ainda mais perturbador agora que estão na mesma casa.
E no momento em que o «quase» se transforma em «isto está mesmo a acontecer», Penny e Tate vão perceber que há coisas das quais não podemos fugir. E os quase-beijos são uma delas!"
Uma das novidades mais esperadas deste grupo é Ganandrya - A Maldição de Sangue, uma aposta nacional da Topseller. "Um bruxo e um vampiro, juntos, a combater forças do mal, numa nova obra Young Adult que deixará todos os leitores a chorar por mais.
Bruxos e vampiros não convivem. Bruxos e vampiros são a antítese uns dos outros. Uns são aristocratas, os outros são perigosos. Os bruxos são o espelho da sociedade: ricos, brilhantes, cultos; os vampiros estão no fim da cadeia, são vergonhosos, animalescos. Mas será que é mesmo assim?
Quando Andreas ruma a Ganandrya, uma vila vampírica, para iniciar uma investigação científica relacionada com maldições, conhece Bernart, e ele parece tudo menos perigoso. Na verdade, é o oposto: parece vulnerável, triste e misterioso. Além disso, as cicatrizes nos braços, que tenta esconder, contam uma história que Andreas está determinado a conhecer.
Sem o esperar, Andreas dá por si envolvido num mistério maior do que poderia imaginar - e num amor que o deixará completamente rendido."
Let's Play - Volume 2, de Leeanne M. Krecic, foi lançado pela chancela Iguana. "Uma história divertida, sexy e realista sobre videojogos, ser mulher a trabalhar em STEM, saúde mental e o complicado mundo dos encontros (amorosos).
Sam continua a tentar alcançar o sonho de ser criadora de videojogos independentes, enquanto lida com o facto de ter Marshall Law como vizinho do lado. Enquanto se esforça por combater a ansiedade e ganhar coragem para dizer a Marshall exatamente o que pensa, Sam apercebe-se de que o seu amigo Link está a tentar convidá-la para sair. Mais estranho ainda, Charles, o seu chefe, começa a comportar-se de maneira inesperada.
Sam vê-se obrigada a confrontar as suas inseguranças, tanto no trabalho como na vida pessoal, enquanto procura o seu caminho no confuso mundo dos encontros românticos."
Em A Voz das Mulheres, de Miriam Toews, aposta da Alfaguara Portugal, "Inspirado em factos reais, o livro que deu origem ao filme homónimo, vencedor do Óscar de Melhor Argumento.
Certa noite, oito mulheres menonitas reúnem-se num celeiro para um encontro secreto. Nos últimos anos, mais de uma centena de mulheres pertencentes à mesma comunidade foram repetidamente violadas durante a noite por demónios que as castigavam pelos seus pecados. A terrível verdade, contudo, é que os abusos eram perpetrados a partir de dentro, da sua própria colónia. Depois desta descoberta, decidem proteger-se, e às suas filhas, e pôr fim aos abusos.
Quando os homens se ausentam da colónia, estas mulheres, todas iletradas e incapazes sequer de falar a língua do país onde vivem, terão de fazer a escolha mais difícil: permanecer no único mundo que conhecem ou arriscar a fuga para o desconhecido e a liberdade.
Miriam Toews, baseando-se num episódio verídico, conta-nos uma história plena de aspereza e comoção: uma fortíssima experiência de superação e fraternidade, de combate pelo poder de decidir o próprio destino e de afirmação do lugar próprio das mulheres."
Por fim, deste grupo editorial, temos Sempre Vivemos no Castelo, de Shirley Jackson, que foi lançado pela chancela Cavalo de Ferro. "Último romance publicado pela autora, Sempre Vivemos no Castelo é considerado uma obra fundamental da literatura norte-americana.
Considerado pela crítica uma das obras-primas da literatura norte-americana, Sempre Vivemos no Castelo narra a história da extravagante família Blackwood — ou do que dela restou, após a morte por envenenamento de quase todos os seus elementos à mesa de jantar.
Constance, uma das filhas, é ilibada do crime, passando a viver isolada na grande casa da família, longe da hostilidade dos habitantes da cidade. Com ela vivem o seu tio inválido, o gato Jonas e a sua irmã, Merricat, uma adolescente ingénua e invulgar que acredita em lobisomens, no poder dos objectos e em palavras mágicas, e que tudo fará para preservar este pequeno e estranho mundo. Essa frágil harmonia, contudo, é subitamente rompida com a chegada do primo Charles. Na sua presença, os terríveis acontecimentos do passado voltarão para assombrar os Blackwood, revelando a sua verdadeira face."
A última novidade a ser mencionada nesta publicação é da Dom Quixote e será publicada hoje, a 12 de setembro. Glória, de NoViolet Bulawayo, "é uma história contada por um coro de vozes animais, através do qual, nós, humanos, nos vemos com mais clareza.
É a história do mundo e da sua frágil e esmagadora beleza.
Há muito tempo, numa terra abundante, os animais viviam felizes... E então chegaram os colonizadores e, com eles, uma sangrenta guerra. Do caos, porém, surgiu uma nova esperança. Um cavalo carismático tomou as rédeas do poder. Governou durante quarenta anos com a ajuda do seu grupo de Eleitos. Até que um dia, enquanto se sentava para tomar um chá Earl Grey e ouvir o seu programa de rádio favorito, chegou um novo líder, um novo regime. E mais uma vez os animais se encheram de esperança.
Glória conta a história de um país fictício, preso num ciclo tão antigo quanto o tempo. No centro do tumulto está Destino, uma jovem cabra que regressa à sua terra natal para testemunhar a revolução. A chegada de Destino desencadeia uma sucessão de acontecimentos que lembra aos habitantes - e a nós - que a glória da tirania só dura enquanto as suas vítimas o permitem. E que essa história pode ser interrompida a qualquer momento.
Finalista do Booker Prize e do Rathbone Folio Prize, e nomeado para o Women’s Prize for Fiction, Glória é o romance da consagração definitiva de NoViolet Bulawyao como pensadora e contadora de histórias."
O que acharam desta primeira parte da lista de novidades de setembro? A segunda parte está quase aí!