Setembro é sinónimo de rentrée literária e, de facto, traz muitas novidades interessantes!
Primeiro, temos, da Casa das Letras, O Outro Vale, de Scott Alexander Howard. "Odile, de dezasseis anos, é uma rapariga tímida e tranquila que concorre a um lugar cobiçado no Conselho. Se ganhar o lugar, será ela a decidir quem pode atravessar as fronteiras fortemente vigiadas da sua cidade. Do outro lado, é o mesmo vale, a mesma cidade — exceto que, a leste, a cidade está vinte anos à frente no tempo. A oeste, está vinte anos atrasada. As cidades repetem-se numa sequência interminável através do deserto.
Quando Odile reconhece dois visitantes, os quais não era suposto ver, apercebe-se de que os pais do seu amigo Edme foram escoltados através da fronteira do futuro, numa visita de luto, para verem o seu fi lho enquanto ele continua vivo no presente de Odile.
Edme — que é brilhante, divertido e a única pessoa que conhece verdadeiramente Odile — está prestes a morrer. Jurando guardar segredo para preservar a linha do tempo, Odile torna-se na principal candidata ao Conselho, mas dá por si a aproximar-se do rapaz condenado, pondo em perigo todo o seu futuro.
O Outro Vale é uma exploração poética, distópica e emocional das complexidades do tempo, do amor e das escolhas que definem as nossas vidas. Scott Alexander Howard cria uma história inesquecível sobre perda, livre-arbítrio e esperança."
Foi lançado no dia 3.
No dia 4, a Clube do Autor publicou As Cinzas e a Coroa Maldita, a continuação d'A Serpente e as Asas da Noite, de Carissa Broadbent. A sinopse pode conter spoilers:
"A sangrenta conquista do poder, um amor intenso e perigoso.
Segundo livro da série Crowns of Nyaxia, repleto de tensão, intrigas e amor, confirma Carissa Broadbent como um dos grandes nomes da fantasia romântica da atualidade.
Tudo aquilo em que Oraya acreditava foi destruído. Prisioneira no seu próprio reino, em luto pela única família que alguma vez teve e a recuperar de uma traição atroz, Oraya já nem sabe a verdade sobre o seu próprio sangue. Resta-lhe uma única certeza: não pode confiar em ninguém, muito menos em Raihn.
Os nobres de Raihn, por seu turno, não estão entusiasmados com o novo poder do rei Transformado, que em tempos fora escravo. Enquanto isso, a Casa do Sangue aguça as garras, ameaçando desfazer o reino a partir do seu âmago.
Quando Raihn sugere a Oraya uma aliança secreta, ela encara o acordo como a única forma de recuperar o seu reino - e vingar-se contra quem a traiu. Para tal, precisa de recorrer a um poder antigo e devastador, entrelaçado com os maiores segredos do pai.
Cercada de inimigos, Oraya percebe que nada é aquilo que parece. Enquanto desvenda o seu passado e enfrenta o futuro, Oraya é forçada a fazer uma escolha que pode ser a sua ruína."
No mesmo dia, a Marcador lançou Um Outono para te Perdoar, de Morgane Moncomble. "Depois de passar momentos difíceis no secundário, Camelia está a adorar estudar Direito na universidade, em Edimburgo. Mas tudo muda quando Lou regressa à sua vida. Este é parcialmente culpado por a escola ter sido um inferno para Camelia. E, por isso, ela tem todos os motivos para se manter afastada dele.
No entanto, sempre existiu uma atração inexplicável entre ambos… e quando Lou está em apuros e precisa desesperadamente de apoio jurídico, ela concorda, com alguma dificuldade, em ajudá-lo.
Será que pode confiar nele desta vez? Ou irá traí-la novamente e partir-lhe o coração?"
Ainda nesse dia, a Editorial Presença publicou o quarto livro da coleção Os Jogos da Herança, Os Irmãos Hawthorne, de Jennifer Lynn Barnes. "Quatro irmãos. Duas missões.
O novo livro da série bestseller mundial e sensação do Tiktok.
Grayson Hawthorne foi educado para ser o sucessor do seu avô, um multimilionário que sempre quis que o herdeiro continuasse a pôr a família em primeiro lugar. Tobias Hawthorne morreu e os descendentes foram deserdados, mas, se o dinheiro não seguiu a linhagem, já outras lições permaneceram: as meias-irmãs de Grayson estão em perigo, e ele quer resolver tudo de forma rápida e impiedosa - e sem sentimentos à mistura, claro.
Jameson Hawthorne adora viver num carrossel de emoções e é um grande jogador. De repente, o seu misterioso pai aparece e precisa de ajuda. Ele aceita o desafio, que implica infiltrar-se num clube de apostas secreto e entrar num jogo de alto risco, entre ricos e poderosos - onde ele quer muito estar, claro.
Grayson e Jameson estão prestes a viver perigos inimagináveis. Em lugares diferentes do mundo, e com a ajuda dos irmãos e de Avery, que arrecadou a fortuna do avô deles, ambos terão de perceber quem são e quem querem realmente ser - e o que estão dispostos a sacrificar para saírem vencedores."
Também no dia 4, foi lançado Outono, a Minha Estação Preferida, de Fiona Barker. "O outono é a época do ano preferida da Raposa.
Há muitas coisas para fazer, como amassar as folhas secas (CRANCH!) e apanhar maçãs (NHAM!).
Mas o outono está a ir-se embora… Será que a Raposa vai fazer com que fique ou irá aprender que o mais importante é partilhar as estações?
Junta-te à Raposa e aos seus amigos nesta história ternurenta e verás que a mudança nem sempre é uma coisa má."
O último lançamento deste dia que destaco é Uma Amizade Verdadeira, de Kate Rolfe, publicado pela Jacarandá Editora. "O Urso passa todos os seus dias nas profundezas da sombra da montanha.
A Loba passa os dela a tentar fazer o Urso sair e ir brincar!
Até que um dia, a Loba vai um pouco longe de mais...
Uma história comovente de dois amigos muito diferentes, e a importância de encontrarem um ponto de união."
Hoje, dia 5, são publicados dois livros da Singular Editora, sendo A Viagem de Billie, de Elena Fischer, um deles. "Billie, de 14 anos, mora com a mãe, Marika, no 17.º andar de um arranha-céus, num bairro social, do qual raramente sai. Apesar das dificuldades financeiras que se agravam no final de cada mês, Marika esforça-se por adoçar e animar o dia a dia da filha com a sua imaginação fértil e um coração de ouro.
Um dia, porém, recebem a visita inesperada e indesejada da avó da Hungria, trazendo consigo dias cinzentos e segredos do passado que fazem desmoronar o mundo de Billie. À procura de respostas, a adolescente parte sozinha no velho carro da família, numa viagem pelo desconhecido, decidida a encontrar o pai que nunca conheceu e o mar que a persegue em sonhos."
O outro livro é O Ouriço no Outono, de Elena Ulyeva. "Descobre mais sobre o outono com o Ouriço!
É outono, e o Ouriço percebe que o ar está mais fresco e que as folhas estão a mudar de verde para vermelho, cor de laranja e amarelo. Ele vê alguns dos seus amigos, mas onde estarão os outros? Estarão a brincar às escondidas?
Depois de leres a história, descobre mais sobre o outono e faz uma atividade muito divertida."
A 9 de setembro, a Secret Society irá lançar Por Fim em Silêncio, o primeiro livro do autor português Bruno Leão. "Quando o Samu conhece o Martim, ele parece ser o rapaz perfeito: lindo de morrer e com um sorriso que apaga todas as dúvidas.
A atração entre os dois é inevitável, e nada, nem ninguém, poderá separá-los.
Só que o Martim não é quem parece ser... e o Samu vai descobrir isso da pior forma possível.
Até conhecer o Filipe e entrar por um caminho que parece não ter retorno...
Uma história sobre relações tóxicas queer, a dificuldade de nos encontrarmos a nós mesmos e descobrirmos como brilhar na nossa verdadeira forma."
No mesmo dia, será publicado Tratado de Vigaristas, de Colson Whitehead, pela Alfaguara Portugal. "Nova Iorque, década de 1970: a criminalidade está em alta, numa metrópole à beira da falência, imersa na brutalidade e tentando salvar-se de um colapso nervoso coletivo. No centro do furacão, Ray Carney procura manter o seu negócio — e a sua família — à tona, tentando ficar longe dos meandros criminosos do passado.
Por todo o lado, sente-se a vibração da contracultura, que alimenta uma nova geração e derruba velhos hábitos. Nas vésperas do bicentenário da independência, um dos inquilinos de Carney fica gravemente ferido num incêndio, e Carney recruta o amigo Pepper para descobrir a verdade. Nas ruas de uma cidade em frangalhos, radiografia de um país fraturado, a dupla terá de enfrentar toda uma sorte de vigaristas corruptos e violentos.
Tratado de Vigaristas revela Colson Whitehead no domínio pleno da arte do romance: uma narrativa dura, mas cheia de humor, uma história de famílias desfeitas e de afinidades improváveis, e uma extraordinária evocação de um lugar e de uma época já desaparecidos. Tal como em ao ritmo do Harlem, deparamos aqui com toda a glória e decadência da cidade que nunca dorme, numa trama frenética e inesperadamente divertida."
Ainda no dia 9, a Booksmile vai lançar Amanda Black N.º 1 - Uma Herança Perigosa, de Juan Gómez-Jurado e Bárbara Montes. "«O fim é o teu princípio»
No dia em que a Amanda Black faz treze anos, recebe uma carta misteriosa que muda a sua vida. e de que maneira!
Querida Amanda,
Se estás a ler esta carta, só pode querer dizer uma coisa: hoje fazes treze anos. Nestes últimos dias, deves ter começado a notar algumas mudanças em ti. Essas mudanças fazem parte do teu legado.
E qual é o teu legado?
Ela e a sua tia Paula, que quase viviam na miséria, mudam-se para uma mansão gigantesca e labiríntica, que pertenceu à família Black durante gerações. Como se isso não bastasse, a Amanda começa a manifestar capacidades inesperadas e descobre que tem de assumir um legado familiar empolgante, secreto e perigoso, para o qual tem de começar a treinar imediatamente.
Será que Amanda vai estar à altura do que se espera dela? Do que os seus pais, e todos os Black antes deles, lutaram por perpetuar e proteger?"
Também no dia 9, será publicado Um Coração, Dois Caminhos, de Nora Dasnes, pela Nuvem de Letras. "A Tuva vai entrar no 7.º ano e fez uma lista de objetivos: escrever um diário até ao fim, ter um estilo fixe, construir o melhor forte na floresta com as suas amigas e muito mais.
Tudo parece bem encaminhado, mas o 7.º ano divide os seus amigos em duas frações rivais: de um lado, Team Linnéa e as miúdas que se maquilham e se apaixonam, do outro, Team Bao e as miúdas que apenas querem brincar na floresta e não ligam a roupas e paixonetas.
É então que aparece a Mariam, que não pertence a nenhum dos lados, e a Tuva sente que acaba de conhecer a sua alma gémea. Será isto que é estar apaixonado?
Entre ser criança e ser adolescente, Tuva hesita. Dois caminhos, um coração."
No dia 10, teremos, da Planeta, o último livro da trilogia de Olivie Blake, O Complexo de Atlas. "O tão aguardado último capítulo da trilogia de Olivie Blake que começou com Os Seis de Atlas, fenómeno de vendas do New York Times.
Só os extraordinários são escolhidos. Só os astutos sobrevivem.
Um regresso explosivo à biblioteca deixa os seis Alexandrinos vulneráveis aos termos letais do seu recrutamento. Velhas alianças rapidamente se desfazem à medida que os iniciados adotam estratégias opostas sobre como lidar com o acordo mortal que até agora não conseguiram cumprir. Aqueles que permanecem nos arquivos debatem-se com a ética dos seus poderes astronómicos, enquanto, noutro lado, um par improvável da Sociedade se associa para influenciar a política à escala global.
O mundo exterior mobiliza-se para os destruir, enquanto o próprio Curador, Atlas Blakely, pode ainda alcançar o sucesso que tanto deseja graças a um plano em que os riscos são muito elevados. Os prometidos estão numa corrida pela sobrevivência. O que estarão dispostos a destruir para ganhar poder ilimitado? E quem será aniquilado pelo caminho?"
No dia 12, chegará a Portugal o novo sucesso romântico de Hannah Grace, cujos livros são publicados pela Bertrand Editora. Em Sonhar Acordada, "sendo um procrastinador crónico, Henry Turner sempre soube que o seu terceiro ano na faculdade não ia ser pera doce. E isso foi antes de assumir a responsabilidade de capitão da equipa de hóquei no gelo e de acabar inscrito numa das cadeiras mais difíceis com um professor que é o seu pior pesadelo. Decididamente, o novo semestre na Universidade da Califórnia - Maple Hills não vai ser fácil.
Em boa hora entra em cena Halle Jacobs, de quem ele se torna amigo após aterrar acidentalmente no seu clube de leitura. Halle pode não ter as aspirações românticas das protagonistas dos seus livros favoritos, mas a pressão académica nunca foi um problema para ela.
Apesar de ser introvertida, está sempre disponível para os outros - e com tendência para os colocar em primeiro lugar. É por isso que não pode deixar de se oferecer para dar uma ajuda a Henry. Entre os seus próprios estudos, o trabalho, o clube de leitura e o romance que está a tentar escrever, não lhe sobra muito tempo, mas, em troca, Henry oferece-se para ajudar a tornar a sua vida universitária um pouco mais… inspiradora! E inspiração é exatamente o que ela precisa e deseja.
Falhar não é uma opção para nenhum deles, mas isso não significa que não haja lugar para distrações - e para uma atração incontrolável entre ambos que rapidamente os vai levar a quebrar a regra de ouro do plano maravilhoso: não nos podemos apaixonar!"
Por fim, temos Pequenos Mundos, de Caleb Azumah Nelson, que será lançado também no dia 12 de setembro, mas pela Particular Editora. "SÓ A DANÇA FAZ SENTIDO PARA STEPHEN.
Stephen dança na igreja, com os pais e o irmão, o brilho das mãos negras levantadas em louvor; ele pode ter perdido a fé, mas se há coisa na qual ainda acredita é no ritmo. Dança com os amigos, algures numa cave, à espera da entrada enérgica da batida, do verdadeiro clímax na música eletrónica do DJ. Dança com a sua banda, criando música que fala não só das dificuldades da vida, mas também das alegrias. Dança com a sua melhor amiga, Adeline, rodopiando pela sala, cantando, mexendo-se ao ponto de quase encostarem as cabeças. Dança sozinho, em casa, ao som dos discos do pai, descobrindo partes de um homem que nunca conheceu verdadeiramente.
E SE A MÚSICA DESAPARECE?
Quando o pai começa a falar de vergonha e sacrifício, quando Stephen deixa de ver a sua casa como sua, como encontrará ele espaço para si mesmo: um lugar onde possa sentir-se bem, bonito, livre?
Passado ao longo de três verões na vida de Stephen, de Londres ao Gana e de volta a Londres, Pequenos Mundos é um romance emocionante e expansivo sobre os locais e as emoções que construímos para nós mesmos, sobre os mundos em que vivemos, em que dançamos e em que amamos."
Termino, deste modo, a publicação de hoje. Em breve, trarei a segunda parte. O que acham destas primeiras novidades de setembro?