Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Daniela

A Biblioteca da Daniela

Vamos a mais uma ronda de novidades de setembro?

 

Primeiro, temos Menina, Nome Feminino!; de Camille Laurens. "Nos anos 60, em Rouen, no Norte de França, Laurence Barraqué cresce, juntamente com a irmã, numa família de classe média. O pai é médico; a mãe, dona de casa. Desde cedo, a menina percebe que o lugar de uma rapariga na vida é considerado inferior ao de um rapaz. O pai, de resto, quando questionado, num recenseamento, se tinha filhos, logo se apressa a responder: «Não. Tenho duas filhas.»

Anos depois, ao tornar-se mãe, Laurence confrontará o significado de ser uma rapariga, de ter uma rapariga, e dos legados que devem ser transmitidos ou desfeitos.

A francesa Camille Laurens, com a habilidade de uma romancista e ensaísta vencedora de prémios, entre os quais o Prix Femina, uma das mais prestigiadas distinções gaulesas na Literatura, explora de forma superior as subtilezas do menosprezo das mulheres na sociedade. Menina é um relato íntimo dos desafios da subestimação feminina e uma obra incontornável na transmissão de valores."

Foi publicado, pela Particular, a 12 de setembro.

 

 

De seguida, temos dois lançamentos de 17 de setembro, como Quando O Verão Terminar, de Tarah Dewitt. "Sage Byrd mora desde sempre na cidade costeira de Spunes, nos Estados Unidos. Rodeada pela família (que inclui três irmãos bombeiros), os (muitos) amigos e os seus (demasiados, talvez?) queridos animais resgatados, adora a vida que tem. Até ao dia em que a sua relação de cinco anos termina, e o ex-namorado fica logo noivo de outra mulher. Sage precisa desesperadamente de uma vitória, algo que a ajude a recuperar a autoestima (e, já agora, a dignidade).

Fisher Lange também adorava a vida que tinha: era um chef de sucesso num restaurante em Nova Iorque, tinha uma estrela Michelin e o futuro garantido. Mas a morte da irmã deixa-o apático e com uma sobrinha adolescente para criar. Quando perde o amor pela cozinha e a estrela Michelin, é-lhe dada uma última oportunidade de os recuperar: só tem de ir para Spunes acompanhar a abertura de um novo restaurante.

Mas o restaurante não agrada aos habitantes da cidade; tal como a atitude cool de Sage não convence ninguém. É então que ambos se unem numa aliança estratégica: Sage ajudará Fisher a ganhar a confiança da população, e Fisher garantirá que Sage se torna a pessoa mais popular do verão.

À medida que o pacto se transforma numa relação escaldante, Sage e Fisher apercebem-se de que o tempo está a passar mais depressa do que gostariam... o que acontecerá quando o verão terminar?"

Foi publicado pela Edições Asa.

 

 

O Burnout, de Sophie Kinsella, foi publicado pela Quinta Essência. "O trabalho? Absorvente.
Os amigos? Em segundo plano.
A vida sexual? Inexistente.

Sasha não aguenta mais. Aos trinta e três anos, tem um bom emprego, mas o trabalho está a consumi-la. Tem ataques de pânico, chegou ao seu limite e está completamente exausta. Até que um dia ela se passa. Incentivada pela mãe, Sasha decide fazer umas férias no hotel à beira-mar onde viveu alguns dos momentos mais felizes da infância. Sim, uns bons dias na praia é exatamente o que ela precisa...

Parte cheia de boas intenções, como beber smoothies de couve, fazer ioga e encontrar-se a si mesma. Mas estamos na época baixa, está um frio de rachar e o hotel já não é o que era. Para piorar a situação, Sasha tem de partilhar a praia com outro hóspede: um tipo rabugento e stressado.

Como é que ela se pode conectar com a natureza se Finn está sentado numa rocha a observá-la? No início, mantêm a distância, mas quando uma série de mensagens misteriosas começam a aparecer na praia, Sasha e Finn veem-se obrigados a conversar sobre tudo. E se eles tiverem mais em comum do que pensam?"

 

 

No dia 18, a Marcador publicou Negócios à Parte, de Carrie Elks. "Ava acaba de regressar de umas férias inesquecíveis na Europa e tudo corre sobre rodas. Tem tem o bronzeado perfeito, está cheia de energia positiva para dedicar ao seu trabalho e tomou uma decisão importante: vai tentar ter um bebé!

Não importa que seja solteira, desenvencilha-se muito bem sozinha. Com trinta e seis anos e uma carreira de sucesso, tem a certeza de que consegue gerir tudo na perfeição. Mas assim que chega ao escritório, carregada de dónutes para celebrar o regresso, descobre, para seu horror, que a secretária do chefe está ocupada por... Myles, o principal inimigo.

O seu colega mais insuportável foi temporariamente destacado para a chefia, enquanto se aguarda a reorganização da empresa. Para Ava, isto é um desastre de proporções épicas: não só Myles continua a importuná-la de forma irritante, como ela receia ter de adiar a gravidez até que a situação no trabalho estabilize. Uma coisa é certa: terá de manter os seus planos em segredo, aconteça o que acontecer.

No entanto, à medida que o tempo passa, Myles começa a mostrar-se diferente daquilo que Ava imaginava. Será que o colega mais detestável de sempre acaba por ser o parceiro ideal?"

 

 

Quanto ao dia 19, temos cinco novidades, sendo a primeira O Dia em que Deixou de Nevar no Alasca, de Alice Kellen. "Heather acha que só sabe fazer três coisas: atrair problemas, fugir e desaparecer. É assim que acaba no Alasca, numa pequena vila perdida, a trabalhar como empregada de mesa enquanto tenta levar uma vida nova e tranquila. O seu único problema é que um dos donos do bar parece odiá-la e ela nunca conheceu ninguém que despertasse tanto a sua curiosidade.

Nilak é reservado, frio e distante, mas Heather consegue ver através de todas as camadas que ele esconde e sabe que, por vezes, há memórias que pesam demasiado; como as dos seus próprios erros, aqueles que ela está a tentar deixar para trás.

No entanto, por vezes, a vida dá-nos uma segunda oportunidade.

Uma história emotiva e completa, que enche o coração do leitor de uma calidez incomum, daquelas que poucos romances têm o poder de despertar em nós."

Foi lançada pela Cultura.

 

 

Pela Minutos de Leitura, temos O Outono da Pequena Gansa, de Elli Woollard. "Conforme o verão vai dando lugar ao outono, a Pequena Gansa começa a pressentir uma mudança no ar. Sente também que há algo que tem de fazer... Mas o que será?

Uma história tocante sobre a alternância das estações e encontrar o nosso lugar no mundo."

 

 

A Porto Editora lançou O Coração do Inverno, de Alessandro Montagnana. "Chip, o pisco, perde-se dos seus irmãos durante uma tempestade de neve, e sente-se muito só, até que encontra uma casa. Aí, vive sozinha a raposa Luna, que o convida a entrar e lhe oferece a sua amizade. Juntos, passam horas de diversão, até que Chip reencontra os seus irmãos e parte com eles, para tristeza de Luna. Será que estes novos amigos vão voltar a reencontrar-se?"

 

 

A Singular publicou O Café da Lua Cheia, de Mai Mochizuki. "O Café da Lua Cheia é diferente de todos os outros: não tem morada fixa nem horário de funcionamento definido e parece surgir de forma aleatória. Tem ainda outra particularidade… é gerido por gatos falantes!
Cada pessoa que visita este estabelecimento sente-se numa encruzilhada – uma argumentista cuja carreira profissional já teve melhores dias, uma realizadora de cinema que amou o homem errado, uma cabeleireira que se prepara para abraçar um novo desafio, um web designer que, ao fim de muitos anos, reencontra o primeiro amor.
Enquanto os clientes se deliciam com sobremesas e bebidas fantásticas, os gatos consultam as estrelas, brindando-os com a sua sabedoria mística e mostrando-lhes onde, algures, perderam o rumo. A todos eles, os felinos do café irão oferecer sábios conselhos, recolocando-os no caminho da felicidade que lhes está destinada."

 

 

E o último lançamento deste dia é O Feitiço do Amor, de Kate Robb, também publicado pela Singular. "Quando o namorado de longa data de Gemma a deixa subitamente, ela reage como qualquer outra jovem sensata de 28 anos: embebeda-se com a irmã, a tia maluca e Dax, o seu melhor amigo. Depois de umas quantas margaritas, decidem lançar um feitiço de purificação do amor, para apagar o ex de Gemma da sua memória. Para garantirem o resultado, seguem rigorosamente todas as instruções, incluindo dar um beijo platónico a Dax.
Na manhã seguinte, ao acordar, Gemma percebe que aquele feitiço disparatado funcionou, e talvez demasiado bem… A sua vida foi virada do avesso, e, na nova realidade, não só nunca namorou com o seu ex como Dax não faz ideia de quem ela é.
Para reverter o feitiço e reaver a sua vida, Gemma terá de convencer o ex-melhor amigo (que agora é um completo estranho) a beijá-la. Mas, à medida que vai pondo o seu plano em prática, dá por si caidinha por Dax…
Será que Gemma vai querer mesmo voltar à sua antiga vida? E se Dax for, na verdade, O Tal?"

 

 

No dia 23, foram lançados dois livros, como o Amanda Black N.º 2 - O Amuleto Perdido, de Juan Gómez-Jurado e Bárbara Montes. Pode conter spoilers sobre o N.º 1. "«O FIM É O TEU PRINCÍPIO»
Lorde Thomas, uma figura importante da cidade, reclama o amuleto da família aos Black, uma pulseira roubada há muito para o bem de todos.

No entanto, o amuleto já não está nas mãos dos Black. E quando a tia Paula confessa à Amanda que a bisavó dela ofereceu a pulseira há anos, as duas inventam um plano mirabolante para recuperar a valiosa joia.

A Amanda e o Eric vão seguir o rasto da pulseira até uma mansão assombrada, enquanto a tia Paula embarca numa perigosa viagem com o Lorde Thomas, para o impedir de descobrir a verdade.

Conseguirá a Amanda salvaguardar a honra da família?"

Foi publicado pela Booksmile.

 

 

Esta chancela também publicou Hooky 1, de Miriam Bonastre Tur. "Quando Dani e Dorian, gémeos e descendentes da prestigiada linhagem de bruxos Wytte, perdem o autocarro para a escola de magia, embarcam sem saber numa incrível aventura!

Pelo caminho, conhecem muitas pessoas especiais: Nico, um arruaceiro travesso; Monica, uma princesa romântica e antiquada; Mark, um rapaz sombrio e reservado; e o Mestre Pendragon, um mentor muito distraído!

Juntos, vão descobrir que aprender magia, afinal, é para todos!"

 

 

A 24, a Relógio d'Água, em lançamento mundial, publicou Intermezzo, de Sally Rooney. "Apesar de serem irmãos, Peter e Ivan Koubek parecem ter pouco em comum. Peter é um advogado de Dublin na casa dos trinta, bem-sucedido, competente e aparentemente imperturbável. Mas após a morte do pai começa a automedicar-se para conseguir dormir e a lutar para gerir os seus relacionamentos com duas mulheres muito diferentes: Sylvia, o seu amor de longa data, e Naomi, uma estudante universitária que encara a vida com ligeireza.

Por sua vez, Ivan, é um jogador de xadrez competitivo de vinte e dois anos. Solitário e socialmente desajeitado, é o oposto do seu irmão mais velho e estruturado. Nas primeiras semanas de luto pelo pai Ivan conhece Margaret, uma mulher mais velha que está a recuperar de um passado turbulento, e as suas vidas entrelaçam-se de forma intensa.

Para os irmãos e as pessoas que amam este é um interlúdio. Um período de desejo, desespero e possibilidade. Uma chance de descobrir quanto uma vida pode conter dentro de si mesma sem se quebrar."

 

 

A IN publicou Entre o Amor e o Rancor, de Olivia Dade, uma das novidades deste mês que mais me deixou contente, pois já li um livro desta autora e gostei muito dele!  "Quando Johnny termina o noivado com Athena Greydon, ela não tem outra escolha senão mudar-se para a Casa de Rancor que tinha comprado ao noivo como presente de casamento. Mas esta mudança traz uma série de problemas: a casa, originalmente construída para irritar os vizinhos, tem apenas três metros de largura; a casa do ex está literalmente colada à dela; e o Dr. Matthew Vine, Terceiro, também conhecido como o idiota tenso e crítico que convenceu o irmão mais novo a deixá-la, vive do outro lado da casa. Já que ela tem de ver Matthew sempre que olha pela janela, mais vale divertir-se com a situação, pondo, por exemplo, a tocar audiolivros eróticos no volume máximo com as janelas abertas. Uma mulher que vive numa Casa de Rancor tem de vingar-se como puder, certo?

Infelizmente, odiar Matthew revela-se mais difícil do que o previsto. Ele ajuda-a a mudar-se. Ouve-a. E é um pouco... atraente? Raios.

Matthew pode não se arrepender de ter terminado o noivado do irmão, mas arrepende-se do que a separação fez a Athena, por isso vai ajudá-la como puder. Ainda assim, ela nunca o perdoaria, mas, mesmo que o fizesse, como poderia ele contar a verdade a Johnny - que quer a mesma mulher que encorajou o irmão a deixar?"

 

 

A Desrotina, como sempre, traz para o nosso mercado livros muito interessantes, como Um Passado Submerso, de Ava Reid. "Effy Sayre sempre acreditou em contos de fadas, não que tivesse muita escolha: desde pequena que é assombrada por visões do Rei das Fadas. A sua única escapatória foi mergulhar na célebre história de Angharad, escrita por Emrys Myrddin, sobre uma jovem humana que se apaixona pelo Rei das Fadas e o destrói — uma história que lhe permite enfrentar o seu primeiro ano no curso de arquitetura na prestigiada universidade de Llyr.

Quando a família de Myrddin anuncia um concurso para remodelar a mansão do autor, Effy não tem dúvida de que nasceu para isso. Mas a Mansão Hiraeth não é para amadores. Antiquada e em ruínas, está a dois passos de desmoronar no tempestuoso mar que a rodeia. Assim que Effy chega ao local, descobre que alguém já lá vive: Preston Héloury, um jovem e rabugento académico de literatura, que está decidido a provar que o autor favorito dela não passa de uma fraude.

Os dois estudantes rivais começam a investigar o legado do solitário escritor, encontrando pistas deixadas em cartas, livros e diários, e descobrem que não é só a estrutura da casa que tem sérios problemas… Forças sombrias, tanto humanas quanto mágicas, conspiram contra eles — e uma verdade desenterrada pode significar o fim do caminho para ambos."

Foi lançado a 26 de setembro.

 

 

No mesmo dia, a mesma chancela publicou A Miúda Nova, de Cassandra Calin. "Lia e a sua família estão à espera de embarcar num voo que atravessa o Atlântico, deixando para trás a família, os amigos e a Roménia — o único lar que Lia alguma vez conheceu. Mas a dor no coração de Lia é ofuscada pelo desconforto da sua primeira menstruação. Como se as coisas já não fossem suficientemente difíceis!

Agora, Lia é empurrada para um mundo onde tudo é diferente: a sua casa, a sua língua e até o seu corpo. Com tantas mudanças a acontecer ao mesmo tempo, Lia debate-se com os trabalhos escolares, tem dificuldade em comunicar com os colegas numa língua diferente e não sabe como gerir os seus desagradáveis períodos.

Será que alguma vez voltará a sentir-se ela própria?"

 

 

 

E, por fim, temos A Menina Folhinha, de Lucy Fleming. "No alto de um velho e forte carvalho, por entre as folhas sussurrantes, vive a Lia, uma pequeníssima menina folhinha. A Lia adora brincar com os seus amigos animais da floresta. Mas, de repente a estação começa a mudar e um ligeiro frio enche o ar. de repente, toda a azáfama habitual da árvore começa a abrandar. Tudo está prestes a mudar, mas a Lia não está preparada para a mudança…"

Foi lançado pela Minutos de Leitura.

 

 

Termino, assim, a publicação de hoje. O que acharam destas novidades?

 

 

Daniela S..png